Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Repto autárquico...

(clique na imagem para ler melhor o texto)



Luís Faustino in Expresso online, 31-8-2009

Efeito Fernanda Câncio...

"O PS saiu da matriz católica de António Guterres, "modernizou-se" e passou a marcar em cima as questões com que Francisco Louçã tem cativado importantes franjas do eleitorado, sobretudo citadino e mais jovem."

Editorial, Diário de Notícias, 31-08-2009, reproduzido no Público online.

sábado, 29 de agosto de 2009

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Fumagedão...


Cartoon de Rodrigo in Expresso online, 28-8-2009

Jaycee Dugard: Sequestrada 18 anos teve dois filhos do raptor...(com vídeo)...

As autoridades norte-americanas anunciaram hoje que a criança, raptada aos 11 anos na Califórnia e mantida em cativeiro durante 18 anos teve dois filhos do sequestrador.


Jaycee Dugard, raptada em 1991 numa paragem de autocarro em South Lake Tahoe, perto do Lago Tahoe na Califórnia, reapareceu quarta-feira, depois de um sequestro de 18 anos.

O sequestrador, Phillip Garrido, detido quarta-feira juntamente com a mulher Nancy, manteve Jaycee Dugard em tendas e barracões no quintal das traseiras de sua casa, precisou Fred Kollar, adjunto do xerife do Condado de El Dorado.

Phillip Garrido, 58 anos, está a ser interrogado por suspeita de rapto, violação violenta, actos obscenos e lascivos com uma menor e penetração sexual.

De acordo com a televisão britânica Sky News, as duas filhas da jovem raptada têm actualmente 11 e 15 anos e nunca foram à escola ou a uma consulta médica.

A Sky refere que o casal se apresentou numa esquadra da polícia com Jaycee Lee - a quem chamam "Allissa" - e as duas meninas.

Garrido tinha sido intimado a apresentar-se às autoridades devido a uma denúncia de que teria sido visto na companhia de duas crianças.

Como pedófilo registado no estado da Califórnia, constando do website Megan's Law, onde estão registados agressores sexuais, Garrido não pode estar na companhia de crianças.

Ouvido pelas autoridades da Califórnia, Phillip Garrido admitiu ter raptado Jaycee Lee Dugard em 1991.






in DN online, 28-8-2009

Bilhete de Identidade: Alerta contra a fraude...

Por uma vez, um aviso a circular na Internet não é produto de uma mente criativa com demasiado tempo livre. Segundo uma fonte oficial da PSP, apesar de não existir um "alerta policial", cruzar uma fotocópia de um Bilhete de Identidade é "uma medida de prevenção que pode ser utilizada pelo comum cidadão". E é absolutamente legal.

Há cópias de BI utilizadas para abrir contas num banco, contrair empréstimos ou adquirir cartões de crédito. O prejuízo é sempre do dono do BI.


Entre as linhas paralelas deve escrever-se "entregue na loja X" ou "entregue no serviço público Y", dependendo da situação.
in Expresso online, 28-8-2009

Foi dito pelo insuspeito João Pereira Coutinho...

"O programa do PSD não é um programa. É, pelas regras habituais da coisa, um antiprograma: descontando as piedades do costume sobre o 'emprego' e o 'crescimento económico' (que não dependem do Estado), a drª Manuela deseja apenas o básico".


João Pereira Coutinho, "Correio da Manhã", 28-08-2009, reproduzido no Público online.

379 políticos têm "mama" vitalícia...

O número de ex-titulares de cargos políticos com pensões mensais vitalícias ascende já a 379 pessoas. E tudo indica que este universo subirá em breve para 385 beneficiários, dado que a Assembleia da República está a organizar os processos de seis antigos eurodeputados. Para já, em 2009, foram dadas reformas para toda a vida a três ex-deputados: Melchior Moreira e Mário Albuquerque, do PSD, e Nelson Baltazar, do PS. As subvenções vitalícias deverão custar este ano, segundo o Orçamento do Estado, 8,35 milhões de euros.



Melchior Moreira, ex-deputado do PSD por Viseu, pediu a subvenção vitalícia com 45 anos

in CM online, 28-8-2009

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A porta secreta de um homem do presidente Cavaco...

(clique na imagem para ler melhor)

Capa do semanário SOL de 28-8-2009

Com deputados a contas com a Justiça? Oh Manuela, não me fodas...

«A presidente do PSD defendeu, esta quinta-feira, durante a apresentação do programa eleitoral do partido para as legislativas, que «Portugal precisa de confiança e esperança assente na verdade», acrescentando que é isso que o PSD se propõe oferecer.»

TSF online, 27-8-2009

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Foi dito por Francisco Moita Flores...

"É preciso ter coragem para enfrentar o cinzentismo fatalista que nos procura transformar em reféns do politicamente correcto e da mediocridade".

Francisco Moita Flores, presidente da Câmara Municipal de Santarém, durante a cerimónia de entrega da medalha de ouro da cidade de Santarém ao primeiro-ministro, José Sócrates, homenageado por ter entregue à autarquia a gestão do Convento de S. Francisco. Diário de Notícias, 26/08/2009, reproduzido no Expresso online.

Foi dito por José Leite Pereira...

"O PSD aposta forte em dizer o menos possível, aposta forte em que valerão mais os erros de Sócrates do que os seus próprios argumentos".

José Leite Pereira, "Jornal de Notícias", 26-08-2009, reproduzido no Público online.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Degustar um Cohiba é bom...

Olhar para o cinzeiro que tenho aqui à minha frente e ver um, cuja degustação interrompi há 3 semanas, é ainda melhor...

Pensamento da Santa Sé: "Casar para quê? Vamos Papando as mulheres dos outros e, para variar, uns putos, aqui e ali"...

«Um padre infectado com sida foi preso no Brasil por abuso sexual de um adolescente numa casa-de-banho de um terminal de autocarros, no Recife. Alegando que tinha "penas beijado o garoto", Josean Dantas Rolim foi preso no início de Agosto, pelos seguranças do terminal.

O padre garante que não forçou o adolescente de 14 anos a nada, lê-se numa notícia avançada pelo jornal brasileiro Globo. Já o rapaz, que tinha vestida uma camisola de um clube de futebol, conta que o religioso o abordou pedindo para tirar uma foto com ele uma vez que eram adeptos da mesma equipa. Depois, segundo a vítima, o padre ordenou-lhe para irem à casa-de-banho, dando a entender que estava armado. A acção foi observada pelos seguranças do terminal, que apanharam o padre a beijar o adolescente. O rapaz diz ainda que o homem lhe mostrou os órgãos genitais.

De acordo com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, exames realizados ao padre revelam que este é portador de HIV, sendo que contaminação deverá ter acontecido antes da sua ordenação, em 1990. O religioso admitiu ser portador da doença, temendo ser abusado sexualmente por outros presos.

Entretanto, Dantas Rolim foi transferido para o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Itamaracá, depois de um especialista lhe ter detectado "distúrbios mentais". Quanto à vítima, tanto ele como a sua família estão a receber apoio psicológico.»

in Expresso online, 25-8-2009

Foi dito por Mário Soares...

“A entrevista de Ferreira Leite roçou o patético”


Mário Soares, Diário de Notícias, 25-8-2009

A República vai nua...



...Viva o Rei!


segunda-feira, 24 de agosto de 2009

domingo, 23 de agosto de 2009

Pensamento de Eça de Queiroz...


Foi dito por Alberto João...Jardim

"Este partido [PS], a única coisa programática que apresentou até agora foi o casamento dos homossexuais"

Alberto João Jardim, líder do PSD/Madeira, acusa o secretário-geral do PS, José Sócrates, de desvirtuar a ideologia socialista. "Lusa", 23/08/2009. Reproduzido no Expresso online.

sábado, 22 de agosto de 2009

Morreu o actor Morais e Castro...


«O actor Morais e Castro faleceu hoje à tarde vítima de cancro, no Instituto Português de Oncologia, em Lisboa, onde se encontrava internado há um mês, depois de um longo internamento na Casa do Artista.

A informação foi avançada à agência Lusa pela actriz Manuela Maria.

Morais e Castro, nascido em Lisboa em 1939, era advogado, foi dirigente do Partido Comunista Português (PCP) e era casado com a também actriz Linda Silva.

O corpo do actor e advogado Morais e Castro estará a partir das 20h00 no Palácio Galveias, no Campo Pequeno, em Lisboa.

O funeral sairá do Palácio Galveias às 15h30 de amanhã para o cemitério do Alto de S. João, informou a actriz Manuela Maria, da Casa do Artista.»

in Expresso online, 22-8-2009



Um silêncio suspeito...

«1. Numa Presidência da República nunca há "fontes". Há factos, comentários ou opiniões, que um Presidente, em certas alturas, quer tornar do domínio público sem se comprometer por via oficial, nem sequer com uma nota. E há colaboradores para executarem a vontade e a estratégia do Presidente. Quando não o fazem, obviamente passam imediatamente a ex-colaboradores.

É por isso que o silêncio de Cavaco Silva pesa sobre a actual suspeita de pseudovigilância ilegal às comunicações dos seus assessores por parte de "alguém" do gabinete de José Sócrates.

Como assinala um analista tão isento quanto António Capucho, cavaquista e conselheiro de Estado, quem cala consente.

Ou seja, podemos concluir que Cavaco Silva acredita, ou tem a certeza - o que seria infinitamente mais grave -, de que "alguém" no gabinete do primeiro-ministro anda a ouvir as conversas dos seus colaboradores. Mais: anda a cometer um crime, como tal punido na lei.

2. Depois desta notícia, ao contrário do que advoga António Capucho invocando "razões de Estado", não é possível o assunto "ficar circunscrito a Belém e S. Bento".

Este não é um qualquer "disparate de Verão", como foi classificado no discreto e surpreendente ligeiro esclarecimento de José Sócrates.

Estamos perante uma acusação gravíssima que vai inquinar a campanha eleitoral e merecer a devida valoração por parte dos eleitores que se preocupam com o País.

Muitos eleitores vão, no mínimo, perguntar-se antes de votarem: será que José Sócrates, o primeiro-ministro, tem na sua estrutura pessoas capazes de tudo, até de ilegalidades, para andarem um passo à frente na gestão da informação?

Até agora, Cavaco Silva demonstrou, com o seu silêncio, que quer que os portugueses ponderem essa possibilidade.

3. Para que não restem dúvidas: é absolutamente condenável a estratégia da Presidência da República nesta questão.

Ou a notícia é falsa e já deveria ter sido desmentida; ou a notícia corresponde ao que o Presidente pensa e só poderia ter duas consequências: queixa na Procuradoria e demissão do Governo.

Em democracia não se pode abusar da suspeita, uma palavra que parece, aliás, ser o eixo central da campanha do PSD. Em democracia, a este nível de órgãos de soberania, as suspeitas calam-se e as certezas exigem coragem e uma comunicação frontal com os cidadãos.

No meio está um pântano para onde acaba de escorregar um dos principais símbolos do Estado português. Cavaco Silva, o presidente de todos os portugueses, está hoje, ele próprio, perante a suspeita de estar a participar activamente na campanha eleitoral. Sem provas, sem dar a cara, está a patrocinar que se atire lama sobre José Sócrates.

4. Pessoalmente, não tenho qualquer dúvida: a relação entre o Presidente da República e o primeiro-ministro já está a um nível que faz mal à democracia.

Chegou-se aqui com muita culpa de José Sócrates (o Estatuto dos Açores foi uma declaração de guerra), mas tudo se agravará se Cavaco Silva sucumbir à estratégia de olho por olho, que neste caso pode começar a ser interpretada como um apoio formal ao PSD e a Manuela Ferreira Leite.


Num quadro de maior fragmentação do espectro partidário, como se prevê que possa sair das próximas eleições, esta agressividade entre os dois homens vai ter impacto.

A vida política portuguesa não está a caminhar no bom sentido - e tudo isto só dá razão a quem continua a engrossar as hostes do abstencionismo ou do voto de protesto.»


por João Marcelino, director do Diário de Notícias, 22-8-2009

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Foi dito pelo maior intrujão da politica portuguesa...

"É uma ferida em aberto nas listas do PSD."


Pacheco Pereira sobre a inclusão de António Preto nas listas de candidatos do partido às legislativas. Diário de Notícias, 21/08/2009, reproduzido no Expresso online.

Foi dito por um palerma que chegou a ministro...

"Agora até me pedem autógrafos"


Manuel Pinho, Notícias TV, 21-08-2009, reproduzido no Público online.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Foi dito pelo ex-patrão dos patrões Pedro Ferraz da Costa...

"Portugal não tem dimensão para se roubar tanto"



Pedro Ferraz da Costa, in Expresso online, 20-8-2009

Francisco Moita Flores: Clareza...

«Uma entrevista que dei a um semanário nacional produziu uma pequena tempestade num copo de água onde o folclore gira em torno do acessório e procura fugir deliberadamente ao essencial. O grande dilema dos medíocres é se voto ou não voto em Sócrates, coisa sem sentido e sem significado, que só os profissionais da ligeireza, mesmo que se arroguem em intelectuais, podem ter como assunto de conversa.

O problema não será em que eu voto. Aquilo que se percebe nesta reacção empedernida, fortemente serventuária e servil, é que isso é relevante. Aliás, confesso que não sei como vou votar. A verdade é que este é o pretexto para, mais uma vez, se fugir a um debate que anda sempre entranhado nas intenções de todos os partidos e que é sempre afastado da mesma forma: ou seja, como é possível dar transparência à nossa vida política e pública e não ser amaldiçoado pela suspeição apenas por ser candidato seja aquilo que for.

Devo dizer, que a maioria dos apressados professores da social-democracia que, indignados, vieram falar de traições, surpresa, desilusão, oportunismo e outros disparates inqualificáveis, ignoram o peso e a força da memória. Alguns deles nunca fizeram, em nome do PSD, mais nada a não ser garantir lugares, tachos e promoções pessoais. Embora com vida política muito curta, entreguei ao PSD uma das mais históricas Câmaras socialistas, numa vitória que muitos dos actuais 'moralistas de pacotilha' perseguiram durante trinta anos e nunca conseguiram. E agora, o PSD, quatro anos depois, pode mostrar uma Santarém alegre e brilhante, que vibra, que se modernizou e da qual o partido que me apoiou, e de cujo apoio me sinto honrado, pode mostrar sem vergonha como exemplo de uma gestão dinâmica, competitiva e séria.

A segunda questão é do foro pessoal. Muitos daqueles cuja pretensa independência não passou da dependência conveniente para se servir do PSD, como outros se servem de outros partidos, jamais aceitaram que ser independente é ter uma voz livre. Será independente se for fiel ao dono, ao chefe de ocasião, á vontade soberana de um líder. Não sou assim. Escrevo há anos defendendo aquilo em que acredito, criticando aquilo em que não acredito. Seja qual for o partido. E julgo, ainda hoje estou convencido, que foi essa atitude de livre pensador que levou o PSD a convidar-me para tentar ganhar a autarquia de Santarém. Ganhámos. E tornaram a convidar-me para voltar a reconquistar para o PSD esta grande cidade, que juntos, militantes do PSD e muitos independentes transformaram quase por milagre numa cidade e num concelho próspero, ainda mais belo e mais atractivo. Aceitei. E é sabido que aceitei honrado este novo desafio. Enfrentá-lo-ei em nome do PSD e com energia suficiente para depois deixar o cargo, quando chegar a hora, com a tranquilidade de quem cumpriu o seu dever. Primeiro com Santarém. Depois com o partido que me apoia.

A terceira questão é o nervosismo histérico que se apossou dos serventuários sem outra utilidade que não seja a intriga e o lamber de botas a qualquer dono, desde que estejam servidos, por afirmar que temos boas relações com o Governo. Os puristas de ocasião queriam uma batalha sem tréguas contra o inimigo da fé. Uma espécie de cruzada redentora. A verdade é que esses trolhas da política nunca perceberam que o compromisso de um autarca é com os seus munícipes. Por Santarém é minha obrigação moral, ética e política procurar as melhores relações que sirvam os munícipes deste concelho. É minha obrigação servi-los. É a única obrigação partidária que tenho: servi-los e servi-los bem. Sem condições. Sem preconceitos. Servir até ao tutano dos ossos. Mas isto é coisa que o pretensos moralistas encartados nunca perceberão. É assim a crença de um homem livre e independente. Primeiro Santarém. É o compromisso que assumi com o PSD e levarei até às ultimas consequências, pesem os dardos envenenados e os insultos de ocasião. E o segundo compromisso é para discutir com seriedade. Ou seja, saber se queremos uma prática política clara, transparente, sem suspeições, ou se queremos continuar a nadar neste pântano de denúncias, de processos mal resolvidos, de anátemas contra a honra de qualquer um. Mas sobre isto não falam os pregadores da pureza. Fogem. A cobardia sempre se escondeu por detrás da retórica. De facto é muito grande este partido que consegue albergar o que de melhor existe na sociedade portuguesa e, ainda, parte dos oportunistas que se repartem pelos restantes partidos.

Calo-me. Não falarei mais para este caixote do lixo. Santarém é grande demais para perder mais tempo com esta tempestade de mesquinhez.»


Francisco Moita Flores, Diário de Notícias online, 20-8-2009

Foi dito por Mário Soares...

"A crise em que nos encontramos representou o toque de finados do neoliberalismo e parece ter retirado do purgatório Karl Marx".

Mário Soares, "Visão", 20-08-2009, reproduzido no Público online.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Envia SMS enquanto conduz? Se sim, este vídeo é para si...

Atenção!

Imagens, eventualmente, chocantes.

Vídeo realizado pela Polícia do País de Gales

Debate político de elevado nível intelectual: o "filho do outro" e o "filho da puta"...

«Discussão entre blogues de apoio ao PS e ao PSD acaba em ofensas. Candidato a deputado envolvido na polémica.

Uma análise política, uma resposta irónica, um insulto. O debate entre os blogues de apoio ao PS e ao PSD para as eleições legislativas entrou este fim-de-semana no campo da ofensa pessoal. "O João Gonçalves é um filho da puta", escreveu o blogger do SIMplex e candidato a deputado independente pelo PS nas listas de Santarém, João Galamba, em reacção a um texto publicado no blogue Jamais. "Foi uma reacção a quente. Mas assumo o insulto, que não foi gratuito: o post do João Gonçalves foi inaceitável e não era debate político", explicou Galamba ao i.

Tudo começou com uma crítica a Manuela Ferreira Leite. Às 12h00 de domingo, o apoiante do PS e blogger do SIMplex, João Constâncio, publicou um texto sobre a reacção da presidente do PSD ao crescimento de 0,3% no PIB português. "Como MFL não disse nada na quinta-feira, concluí que tinha ficado mesmo sem discurso. Só lhe restava a ideia de que Sócrates é um aldrabão", escrevia Constâncio. Três horas depois, no blogue Jamais, de apoio ao PSD, o blogger João Gonçalves ripostava: "Este é filho do outro. Expele exactamente o mesmo estilo de flatulência política do papá", escreveu, numa alusão ao facto de João Constâncio ser filho do governador do Banco de Portugal e antigo secretário-geral do PS, Vítor Constâncio. A resposta no SIMplex surgiu ao final da tarde: "Um pode ser 'filho do outro'. Mas o João Gonçalves é um filho da puta", escreveu Galamba.

No dia seguinte à publicação do insulto, João Galamba assumiu ao i que "não deveria ter escrito aquilo num blogue de apoio ao PS". Mas resiste à ideia de arrependimento. "O post que motivou a minha reacção foi escrito sob a capa do debate político. Mas aquilo era, no fundo, um enxovalho e um insulto a uma pessoa de quem sou amigo", defende.

Embora lamente o incidente, João Galamba não aceita "que se tirem ilações precipitadas" do sucedido. Porque, diz, "o registo do debate entre o SIMplex e o Jamais não tem sido este". E também rejeita a ideia de o seu insulto assumir contornos mais graves devido à sua condição de candidato a deputado. "Quem me conhece sabe que não é um tipo de coisa que faça. Foi uma reacção a quente que não se repetirá", garante, relativizando o impacto do insulto que deixou no SIMplex. "Um blogue não é um jornal e muito menos o Parlamento."

Ideia diferente tem o alvo do insulto, o blogger João Gonçalves. "Parece-me desagradável que um candidato a deputado use este tipo de linguagem carroceira", aponta. Mas sobre as causas do incidente, diz que "não há comentários a fazer: as coisas falam por si". O apoiante do PSD limita-se, por isso, a recusar a ideia de ter sido insultuoso: "Se dissesse que ele era filho de pai incógnito é que era grave. Limitei-me a fazer uma crítica política sem intuito de ofensa, relacionada com uma figura pública como é o Sr. Vítor Constâncio", garante. »


in "i" online, 19-8-2009

Síndrome de KGB...


Cartoon de Rodrigo in Expresso online, 19-8-2009

Uma Justiça de merda...

«Dois agentes da PSP foram agredidos na Amadora. Os dois agressores foram condenados em tribunal, mas como apresentaram atestado de pobreza livraram-se de pagar uma indemnização pelos danos morais e físicos causados aos polícias. Estes, embora nada tenham recebido, foram agora notificados para pagar as custas do processo: 400 euros cada um.»


in DN online, 19-8-2009


Foi dito por Eduardo Dâmaso...

"O regime democrático não pode aceitar tamanha suspeição entre dois pilares da soberania. Este tipo de 'disparates de Verão', como disse Sócrates, é inaceitável".


Eduardo Dâmaso, "Correio da Manhã", 19-08-2009, reproduzido no Público online.

Foi dito por José Sócrates...

"Não posso perder o meu tempo a reagir aos disparates de Verão."


José Sócrates, em causa está a polémica levantada pelos socialistas José Junqueiro e Vitalino Canas quanto à alegada colaboração de assessores do Presidente da República na elaboração do programa eleitoral do PSD e que levantou suspeitas de vigilância apertada por parte do Governo à Presidência da República. Diário Económico, 19/08/2009, reproduzido no Expresso online.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Foi perguntado por João Miguel Tavares...

"Porque raio Ferreira Leite arrisca perder umas eleições por causa de um deputado invisível?"


João Miguel Tavares, "Diário de Notícias", 18-08-2009, reproduzido no Público online.

Foi dito por Vital Moreira...

"É evidente que, para o PCP e o BE, o principal objectivo é derrotar o PS, mesmo à custa da entrega do poder à direita"

in Público online, 18-8-2009

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

"A Conchichina precisa deles"...

Presidente do Movimento Mérito e Sociedade (MMS) pediu aos eleitores para mandarem os principais líderes políticos "para a Conchichina" nas eleições legislativas, apelando à penalização da "política cansada e inoperante".


O MMS lançou hoje, segunda-feira, os primeiros cartazes da campanha para as eleições legislativas, com a frase "A Conchichina precisa deles" e imagens dos líderes dos maiores partidos - Jerónimo de Sousa, Francisco Louçã, José Sócrates, Manuela Ferreira Leite e Paulo Portas.
in JN online, 17-8-2009

Três grandes empatas...


Cartoon de Rodrigo in Expresso online, 17-8-2009

Foi dito por José Luís Judas...

"Como não era acusado de pedofilia ninguém do PS me recebeu."


José Luís Judas, em entrevista sobre o chamado "Caso Judas", processo judicial no qual foi constituído arguido em 2005 por negócios realizados entre 1996 e 2000 no quadro do Plano Especial de Realojamento (PER) do município de Cascais, do qual foi presidente eleito em 1993 até 2001 pelo Partido Socialista. i, 17/08/2009. Reproduzido no Expresso online.

Foi dito por Mário Crespo...

"A insistência do Partido Socialista nos mega-projectos que, antes de começar já assinalam derrapagens indiciadoras de que a componente PPF (Pagamentos a Partidos e Figurões) vai crescer muito, é uma garantia de uma Taxa de Roubo que rivaliza com qualquer democracia africana ou sultanato levantino".


Mário Crespo, "Jornal de Notícias", 17-08-2009, reproduzido no Público online.

A história de Cristina Araújo: Detida 37 vezes a guiar sem carta...

«Já cumpriu pena de prisão por guiar automóvel sem estar habilitada para o fazer. Chegou ir a tribunal ao sábado e à segunda pela mesma infracção. Segunda-feira passada, foi detida pela 37.ª vez...

Cristina Araújo tem 48 anos e anda ao volante, há mais de 20, sem carta de condução. A antiga vendedora ambulante, residente no Bairro da Rosa, em Coimbra, bem tenta tirá-la, mas já reprovou nove vezes no exame de código e o dinheiro escasseia. Na última segunda-feira, foi detida, pela GNR de Cantanhede, por conduzir sem habilitação legal para o efeito... pela 37ª vez. "Sabia que estava errado, mas roubar eu não ia!", conta, ao JN, Cristina Araújo, que esteve presa, entre 2005 e 2008, pela insistência em fazer-se à estrada. Mesmo assim, não perde o sentido de humor: "Cheguei a ser julgada duas vezes por semana: ao sábado e à segunda-feira. Os juízes já estavam fartos de ver a minha cara! O advogado dizia que eu nem ao sábado o deixava dormir". Até 2005, Cristina, divorciada e mãe de três filhos, não desistiu de tirar a carta de condução e canalizou todas as economias para esse fim. Mas, um dia antes de ir novamente a exame - logo quando ela "tinha a certeza" de que ia passar -, voltou a ser detida e o juiz não perdoou. Ordenou pena de prisão.

As abordagens das autoridades deram-se, quase sempre, em trabalho. Inicialmente, Cristina vendia fruta de terra em terra. Depois, improvisou um café numa caravana, que estacionou em frente ao prédio onde mora, para evitar a estrada. Mas até quando ia abastecer-se era apanhada. Se pegava no carro "era pelos filhos". "Não tinha ninguém que me levasse", justifica.

Este ano, a Câmara Municipal pôs fim ao negócio. Segundo o vereador da Habitação, Gouveia Monteiro, a caravana estava estacionada num sítio onde tal não é permitido. "[Cristina Araújo] pode praticar a venda ambulante, mas tem de cumprir regras: não pode vender em qualquer sítio da cidade, nem conduzir sem ter carta", observa.

Cristina conduz desde os 25 anos. Aprendeu, sozinha, "no mato", e gaba-se de nunca ter tido um acidente de viação. "Conduzo melhor do que muita gente que anda para aí!", diz, sorridente. Não que esteja numa fase boa da vida. Sem sustento e a aguardar o desenrolar de mais dois processos por condução ilegal, lamenta que as aparições na comunicação social ainda não lhe tenham rendido ajudas concretas.

Ironicamente, nesta segunda-feira, quando foi apanhada outra vez ao volante, "ia para a escola de condução pedir novo exame de código".»

in JN online, 17-8-2009




Esta mulher conduz há 23 anos e nunca teve um acidente. Só por isso, merecia que o Estado lhe oferecesse a Carta. Afinal, anda por aí tanta gente com "ela" comprada...
Se eu mandasse invertia a atribuição das Cartas de Condução: Todos os cidadãos que solicitassem tinham direito (por via administrativa) à Carta. Esta seria retirada no primeiro acidente com culpa.
Vocês haviam de ver as estatísticas de acidentes a cair abruptamente...

É muita porrada para uma mulher só. Mesmo sendo Ferreira...

Na semana passada assistimos a um desfile de "pancadaria" em Manuela Ferreira Leite, cujas consequências veremos lá para os finais de Setembro. Os distribuidores de "mimos" foram tantos e tão publicitados que nem vale a pena enumera-los. Estava a senhora ainda a recompor-se da "porrada" mais recente, do Moita Flores, quando, disfarçado de cordeiro, aparece o lobo da Madeira, e...pimba! Dá-lhe aquilo que eu acho ser "a estocada final":

«Alberto João Jardim apoia "coragem" de Ferreira Leite ao fazer "limpeza" no PSD »

in Público online, 16-8-2009

domingo, 16 de agosto de 2009

José Cid: "Pedi 500 mil euros à Playboy para posar nu"...

in JN online, 16-8-2009

José Cid sempre teve uma certa tendência para o vazio, mas...desde que caiu de um cavalo na sua quinta em Mogofores (Anadia, Aveiro), e bateu com a cabeça numa pedra, ficou completamente apanhado por uma espécie de doença chamada "diarreia cerebral" que costuma atacar gajos na andropausa.

Grandes "empatas"...

Nacional 1 - Sporting 1
Paços Ferreira 1 - FC Porto 1
Benfica 1 - Marítimo 1

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Foi dito por Ferro Rodrigues ao Expresso...

(clique sobre a imagem para ler melhor)

Primeira página do Expresso de 15-8-2009

Francisco Moita Flores (PSD): "Não voto em Manuela Ferreira Leite"...

Moita Flores, candidato pelo PSD à Câmara de Santarém, está "desolado" com o processo de constituição das listas de deputados. O autarca de Santarém admite que "talvez" vote PS a 27 de Setembro.


in entrevista no Expresso online, 14-8-2009

Caicedo cai cedo...

«Caicedo falha estreia na Liga.

O avançado internacional equatoriano, Felipe Caicedo, ficou de fora dos convocados de Paulo Bento, devido a lesão, falhando a estreia na Liga portuguesa de futebol, frente ao Nacional, pela equipa do Sporting.»


in CM online, 14-8-2009

No melhor pano cai a nódoa...

O actor Michael Douglas confessou à People, segundo a BBC, que se encontra "arrasado" pelo facto do seu filho e da sua nora terem sido presos em Julho, acusados de tráfico de droga.


in DN online, 14-8-2009

Foi dito por Fernanda Câncio...


"O CDS/PP quer vender a alma ao diabo sem ninguém reparar. E o incrível é que acredita que isso é possível"





Fernanda Câncio, "Diário de Notícias", 14-08-2009, reproduzido no Público online.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Carta aberta a Ferreira Leite: "a esperança morreu na primeira curva"...

«"Manuela Ferreira Leite fala de renovação e usa o seu poder e as suas prerrogativas para impor arguidos nas listas. É inaceitável." É desta forma que Luís Filipe Lobo Fernandes justifica a decisão de se ter desfiliado do PSD ao fim de 20 anos de militância.

Devolveu o cartão à líder do PSD, na passada semana, juntamente com uma carta-aberta em que invoca a sua qualidade de professor catedrático de Ciência Política na Universidade do Minho para dizer a Ferreira Leite que "alguma esperança que [ela] aparentava protagonizar morreu na primeira curva". "Ficámos a saber que dois cidadãos militantes do PSD, Helena Lopes da Costa e António Preto, presentemente arguidos em processo judiciais, foram escolhidos e impostos por V. Exa. para integrar a lista de deputados. Ora, isto são golpes terríveis na democracia", acusa.

Manifestando um "profundo desalento", Lobo Fernandes, que é também pró-reitor da Universidade do Minho, disse ao PÚBLICO não compreender como é que, mesmo depois da controvérsia que se instalou em torno dessas escolhas, a líder do PSD "continua a defender o indefensável", referindo-se concretamente ao facto de Ferreira Leite ter saído em defesa de António Preto, anteontem, em declarações aos jornalistas, argumentando "não ter o direito de se antecipar à justiça". Para Lobo Fernandes, "pior ainda é defender pessoas arguidas. Tudo isto é um desastre para a democracia", ajuíza. »

in Público online, 13-8-2009

Medina Carreira disse aquilo que toda a gente sabe, mas finge não saber...

"É para empregar os primos, os tios, para fazer negócios de auto-estradas e outras coisas no género. Portugal hoje é um grande BPN."


Medina Carreira, entrevistado no programa Negócios da Semana, da SIC Notícias, o antigo ministro das Finanças criticou a classe política portuguesa e lamentou a falta de uma aposta séria na captação de investimento estrangeiro. TSF, 13/08/2009, reproduzido no Expresso online.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Foi dito por Domingos Amaral, director da GQ...

"Os portugueses gostavam que Portugal fosse mais quente, como o Brasil, mas o nosso vento não deixa".


Domingos Amaral, director da GQ, "Correio da Manhã", 12-08-2009, reproduzido no Público online.

Diz o roto ao nu...

"Quem não o conhecer que o compre."

Paulo Portas, reagindo com sarcasmo ao extenso artigo de opinião de José Sócrates, intitulado "Uma escola decisiva", publicado esta terça-feira no Jornal de Notícias, onde o secretário-geral socialista fala da atitude na governação, do investimento público, das políticas sociais e da oposição. Jornal de Negócios, 12/08/2009, reproduzido no Expresso online.

"Manuela Ferreira Leite não tem estatura para ser líder"...

Azevedo Soares, ex- secretário-geral do PSD, Expresso online, 12-8-2009

A evolução das espécies...

(clique na imagem para ler melhor o texto)




Luís Faustino in Expresso online, 12-8-2009

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Foi dito por D. Duarte Pio João Miguel Gabriel Rafael de Bragança...

"Estou muito satisfeito."


D. Duarte, sobre a investida de quatro elementos do blogue 31 da Armada, que durante a madrugada de hoje, escalaram a varanda da Câmara Municipal de Lisboa e substituíram a bandeira municipal pela bandeira da monarquia. A iniciativa da denominada "ala monárquica" do 31 da Armada foi registada num vídeo, onde um dos participantes surge com a máscara do Darth Vader, personagem da "Guerra das Estrelas", um dos símbolos das iniciativas do 31 da Armada. Os participantes incorrem em pelo menos três crimes: furto, entrada em local vedado ao público e ultraje de símbolo nacional. Diário de Notícias, 11/08/2009, reproduzido no Expresso online.

Cavaco Silva: Desonestidade intelectual ou Alzheimer?

«Cavaco foi quem mais legislou em época de eleições.

Memória traiu Cavaco Silva, que liderou o envio de diplomas para Belém enquanto primeiro-ministro. O 'jipe do Presidente' não bate o de Mário Soares.

O Presidente da República queixou-se dos muitos diplomas que tem para analisar durante as férias, mas enquanto primeiro-ministro deu ainda mais trabalho a Belém. Mário Soares não se lamentou então, mas na recta final dos três mandatos que cumpriu à frente do Governo, Cavaco Silva enviou-lhe nada mais do que 283 documentos para promulgação.

Através de uma consulta à edição electrónica do "Diário da República" constata-se que o então primeiro-ministro, Aníbal Cavaco Silva, submeteu à apreciação de Mário Soares 93 diplomas só nos dois meses finais do X Governo Constitucional (1985-1987), 119 em igual período do Executivo seguinte (1987-1991), já com maioria absoluta, e ainda 71 no posterior (1991-1995).

"Não me recordo de tantos diplomas. Penso que quase enchem um bom jipe", afirmou o chefe de Estado durante um momento da sua visita ao Redondo, a 2 de Agosto.»


in Expresso online, 11-8-2009

As noites loucas do sofá...


Luís Faustino in Expresso online, 11-8-2009

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Foi dito por Francisco Moita Flores...

"Raul Solnado é o exemplo de que só homens bondosos e solidários podem ser grandes nas suas profissões".

Francisco Moita Flores, professor universitário, "Correio da Manhã", 09-08-2009, reproduzido no Público online.

Foi dito por Maria José Nogueira Pinto...

"Sócrates também fez coisas positivas"


Maria José Nogueira Pinto, candidata a deputada pelo PSD, ex-democrata cristã, em entrevista. "Diário de Notícias", 09/08/2009. Reproduzido no Expresso online.

domingo, 9 de agosto de 2009

Vem aí o Partido Nulo...

Promotores do movimento defendem o voto nulo como o mais seguro e mais eficaz para combater a crise de "representatividade" no actual sistema político português. Ideia inicial partiu do escritor Rui Zink.



Em Setembro, antes da abertura da campanha para as legislativas, um novo partido vais ser apresentado aos portugueses. Chama-se Partido Nulo, mas não se trata, afinal, de um partido: é um movimento que pretende "pôr as pessoas a pensar sobre a falta de representatividade democrática" e combater a abstenção.

E qual é a arma deste movimento para conseguir os seus objectivos? É o voto nulo, um acto de protesto "mais forte e mais seguro que o voto branco", refere Manuel João Ramos, um dos promotores do movimento. E a abstenção, que chega a ultrapassar os 40% em certos actos eleitorais, é a "mais fraca voz de protesto": não altera em nada a proporcionalidade.

Manuel João Ramos, até há dois meses vereador na Câmara de Lisboa, eleito no Movimento Cidadãos por Lisboa, lembra que, por exemplo o presidente da autarquia lisboeta, António Costa, foi eleito em 2007 "por um cada dez eleitores". Ou seja, a abstenção, mesmo quando é elevada, não é capaz de regenerar os partidos. Já o voto nulo, que o seu movimento defende, é uma forma de os"responsabilizar".

A ideia de Partido Nulo, como forma criativa por uma nova prática política, partiu do escritor Rui Zink. Segundo o manifesto que o movimento já divulgou, "ao votar nulo, pedimos coerência e renovação; pedimos o fim da bastardização da democracia; pedimos que se considere a possibilidade de encarar novos caminhos políticos".

O Partido Nulo já existe noutros países. No Canadá, por exemplo, o partido apresenta os seus candidatos às eleições, mas, se forem eleitos, "não ocupam os lugares", diz Manuel João Ramos. Em Portugal, "para já não é um partido oficial, é um movimento para pretende pôr as pessoas a reflectir" sobre a saúde da nossa democracia.

Com o voto nulo, lê-se no manifesto do movimento, "é possível ser-se minimalista (basta estender uma perna da cruz para fora de um quadrado), figurativo, poético, e também insultuoso, surrealista". E esse voto será a expressão "do nosso contributo para a recriação da vida política".



Texto in DN online, 9-8-2009

Caciques do PS à pancada no Porto...

«Socos, cadeiras pelo ar e ameaças de morte. Foi assim que acabou, ontem à tarde, a eleição para o secretariado do PS da Sé do Porto, na sede da secção. As duas facções em luta pela candidatura à presidência da Junta de Freguesia envolveram-se em cenas de pancadaria.»

in CM online, 9-8-2009


Pior, só na Guiné-Bissau...

Rui Pereira, MAI, sabe fazer melhor...

«PSP DESARMA GUARDAS-NOCTURNOS»

Manchete do Correio da Manhã, 8-8-2009

Nota:
Conheço o ministro Rui Pereira, e tenho por ele grande estima e consideração. Tive com ele algumas reuniões de trabalho quando este era Secretário de Estado da Administração Interna do governo de António Guterres, e eu, apenas, um humilde servidor da Justiça. É um homem de grande visão humanista, empenhadíssimo em servir a "coisa pública". Por isso, recuso-me a acreditar que esta medida da PSP tenha a sua concordância. Quando assistimos a um aumento da criminalidade violenta, retirar aos guardas-nocturnos as armas da PSP/GNR, sem primeiro resolver o imbróglio do uso e porte de arma destes profissionais, é brincar com a vida das pessoas...

sábado, 8 de agosto de 2009

Morreu Raul Solnado, "uma fábrica de rir"...


«O actor Raul Solnado morreu hoje, sábado, às 10:50, na sequência da evolução de um quadro clinico Cardio-Vascular grave. O humorista tinha 79 anos.»

in JN online, 8-8-2009













Marta recebeu o transplante de medula...


Marta, a menina de cinco anos a quem foi diagnosticada leucemia em Janeiro, recebeu anteontem, quinta-feira, ao final do dia, o transplante de medula óssea. A transfusão "correu bem, dentro da normalidade", garantiu ao JN a tia da criança.

Marta irá agora iniciar a recuperação, no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa - onde fez a transfusão - podendo ficar internada entre "três semanas a três meses". Sendo os próximos dias "muito importantes para se perceber" se a Marta "aceita bem ou rejeita" a medula, explicou Maria João Drey.

Marta encontrava-se internada no IPO desde a semana passada - teve de ser sujeita a um tratamento de quimioterapia que se prolongou por vários dias para preparar o organismo para receber a transfusão. "O seu organismo tinha que estar a zeros" para o transplante, acrescentou, mencionado que os médicos lhe confirmavam os níveis de manhã, à tarde e à noite.

O tipo de leucemia diagnosticado a Marta é um dos mais graves e o transplante de medula era essencial. Durante três meses a família da menina fez apelos à doação de medula, nomeadamente na Internet. O caso foi divulgado pela Imprensa. A onda de solidariedade levou mais de 13 mil pessoas a inscreverem-se como dadoras. Dois dadores estrangeiros foram detectados - um norte-americano, outro espanhol; mas foi um português o escolhido para o transplante.

Marta vai recuperar numa zona de isolamento total, esterilizada, e a família terá de se desinfectar "como se fosse para uma cirurgia" para a poder ver.

A campanha para obter dadores compatíveis com Marta desenrolou-se no Facebook, tendo acolhido milhares de mensagens de apoio ao longo dos meses que durou o processo, depois de, em Fevereiro passado, ter sido feito o diagnóstico de leucemia.




Texto in JN online, 8-8-2009

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

José Veiga: "O Benfica está a estourar"...

«José Veiga antecipa que Luís Filipe Vieira ficará na história como o dirigente que, depois de Pinto da Costa, mais contribuiu para os êxitos do FC Porto. Afiança que tem os impostos em dia e que todos os processos da Superfute estão extintos.»

in Expresso online, 6-8-2009

Marcelo Rebelo de Sousa diz que listas de candidatos a deputados do PSD são "inesperada desilusão"...

«O comentador político Marcelo Rebelo de Sousa classifica as listas de candidatos a deputados do PSD como uma "inesperada desilusão", sem a "abertura interna de Sá Carneiro, Cavaco ou Barroso", no blogue que escreve para o semanário Sol.»

Lusa, última hora, 6-8-2009

Foi dito por José Gil...

"Virá o momento de repensar o sistema democrático, que no actual modelo parece cada vez mais incapaz de responder aos desafios contemporâneos".


José Gil, "Visão", 06-08-2009, reproduzido no Público online.

Anódina? Pífia? Vou mas é saborear o melhor cozido à portuguesa que se faz no Ribatejo...

"Temos uma Autoridade que é muito anódina, é digamos pífia."


António Costa e Silva, o professor no Instituto Superior Técnico e presidente da Partex, a petrolífera controlada pela Fundação Gulbenkian, entende que a Autoridade da Concorrência está a transformar-se num "grupo de estudos" em vez de actuar no "mercado concentracionário" da venda de combustíveis em Portugal. TSF, 06/08/2009, reproduzido no Expresso online.

Por este andar, ainda chego a inteligente...

Há dois dias que não fumo. O acordar é outro.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Milagre diplomático de São Bill...


Cartoon de Rodrigo in Expresso online, 5-8-2009

Deusdado disse...

"É mais fácil um camelo passar por uma agulha do que um rico entrar no Céu. Foi para ajudar a resolver este problema que se criou o IRS".

Daniel Deusdado, "Diário Económico", 05-08-2009, reproduzido no Público online.

"Ser presidente do PSD não é ser dono"...

Pedro Passos Coelho in Expresso online, 5-8-2009

Foi dito por Pedro Passos Coelho...

"Venho para ver as vistas."


Pedro Passos Coelho, à entrada do Conselho Nacional do PSD, recusou comentar a sua exclusão da lista de deputados às legislativas de Setembro. Correio da Manhã, 05/08/2009, reproduzido no Expresso online.

Louçã irreconhecível...

«Francisco Louçã: Defende Isaltino

O líder do BE, Francisco Louçã, defendeu que até “à decisão de trânsito em julgado” Isaltino Morais tem condições para manter a candidatura às autárquicas.»

in CM online, 5-8-2009


Mas que grande "troca-tintas" este Louçã me saiu...

terça-feira, 4 de agosto de 2009

A vingança que Manuela serviu fria...

«Manuela Ferreira Leite invocou hoje “razões pessoais” para excluir Pedro Passos Coelho das listas do PSD às eleições legislativas de 27 de Setembro, soube o DN. Na reunião com a distrital de Vila Real, que tinha indicado o adversário interno da actual líder nas últimas directas, foi dado como certo que aquele nome não seria mesmo aceite como cabeça-de-lista por aquele círculo. No seu lugar irá entrar António Montalvão, actual vice-presidente da bancada parlamentar do PSD.»

«Manuela afasta Miguel Relvas e impõe Pacheco Pereira

Manuela Ferreira Leite decidiu afastar também o braço-direito de Pedro Passos Coelho: Miguel Relvas. Este deputado havia sido indicado pela distrital de Santarém, liderada por Vasco Cunha, para ser o cabeça-de-lista, mas a presidente do PSD quer impor o nome de José Pacheco Pereira.»

in DN online, 4-8-2009


Maria José Nogueira Pinto e a arte de bem piscar o olho...

«Maria José Nogueira Pinto é um dos nomes que Manuela Ferreira Leite quer impor nas listas de candidatos a deputados pelo círculo de Lisboa. O DN sabe que a presidente do PSD sugeriu a antiga líder parlamentar do CDS para segundo lugar na lista, seguida de Luís Marques Guedes, actual secretário-geral do PSD, e de José Matos Correia, deputado e antigo chefe de gabinete de Durão Barroso.»

in DN online, 04-8-2009



Quando a víamos a olhar serenamente para o CDS, já Maria José piscava, com arte e engenho, um dos olhos, ao PSD.
Chama-se a isto: a arte de bem piscar o olho...

O grande sucesso de Sócrates...

«Lucros dos cinco maiores bancos ultrapassam mil milhões.

Os lucros dos cinco maiores bancos portugueses, BES, BCP, BPI, CGD e Santander Totta aumentaram 24% para €1067 milhões no primeiro semestre.»

in Expresso online, 04-8-2009



Foi dito pelo ilusionista Isaltino...

"Sou candidato."

Isaltino Morais, anunciou, esta segunda-feira, dia em que foi condenado a sete anos de prisão , ao pagamento de uma indemnização de 463 mil euros ao Fisco e perda de mandato, por fraude fiscal, abuso de poder e corrupção passiva para acto ilícito e branqueamento de capitais, que é candidato à Câmara Municipal de Oeiras, rematou, considerando que "à politica o que é politica e à justiça o que é da justiça". TSF, 04/08/2009, reproduzido no Expresso online.

Porque é que todos querem a Joana menos o Bloco?

«Ela foi a notícia que deu cor à silly season. O Bloco colocou-a em segundo plano. O PS, informalmente, através do secretário de Estado Paulo Campos Costa, piscou-lhe o olho. E recuou. Joana merece o risco?


Primeiro, foi mandatária de Mário Soares na campanha presidencial de 2006, desalinhada com o seu partido. Foi notícia. Depois, foi excluída da mesa nacional do Bloco de Esquerda. Voltou a ser notícia. Agora, está no centro da azeda troca de palavras entre José Sócrates e Francisco Louçã, depois de ter sido seduzida politicamente pelo secretário de Estado socialista Paulo Campos. Fez manchetes.
Joana Amaral Dias foi deputada apenas sete meses, de Janeiro a Julho de 2003. Mas o seu valor mediático e político parece estar muito acima disso: "Tem uma grande personalidade e vai ser um grande valor político da esquerda democrática no futuro", vaticina Medeiros Ferreira ao i. Na opinião do histórico socialista, com quem Joana Amaral Dias partilha o blogue "Bicho Carpinteiro", o não da bloquista "incomodou muita gente dentro e fora do PS" porque, diz, "quase ninguém quer personalidades políticas diferentes". Em Coimbra, o não foi bem vindo: "Seria um erro estratégico e não teria qualquer efeito positivo nas listas do PS. Não lhe é conhecida actividade relevante embora tenha mostrado coragem ao aceitar ser mandatária de Mário Soares", diz um dirigente socialista.
"Nula", é a palavra que João Pereira Coutinho escolhe para catalogar a relevância política de Joana Amaral Dias. Na opinião do comentador, "a história do convite" não teria tido qualquer importância em condições normais. E justifica porquê: "As direcções partidárias continuarão a convidar quem quiserem, onde quiserem, como quiserem, naquela lógica que preside às donas de casa quando vão fazer as compras aos supermercado com a lista de conveniências na mão".
Mesmo excluída das listas para deputados e dos órgãos dirigentes do Bloco, Joana Amaral Dias já multiplicou declarações de fidelidade política ao seu campo. De Mário Soares a Paulo Campos, foram já muitas as operações de charme dos socialistas. Joana não cedeu. Porquê? "Quando se vê e ouve a Joana é uma cara e uma voz do BE", diz o deputado bloquista João Semedo, elogiando a "capacidade de análise e de comunicação, cultura política e inteligência" da militante. "Foi, é, e julgo que continuará a ser do Bloco de Esquerda", diz.
"Salvem a Joana", é o título de uma petição que vai sobrevivendo na internet. Objectivo: pedir aos dirigentes do Bloco que mantenham a antiga deputada nas bancadas do parlamento. Não parece ter sensibilizado os destinatários, e João Semedo explica porquê: "Não se mete a carne toda no assador. Há vários militantes e quadros qualificados para assumir os lugares. E o facto de a Joana não ser candidata pelo Bloco não significa que esteja a concurso dos outros partidos. Isso é inaceitável".
Psicóloga bem sucedida, Joana Amaral Dias tirou o curso na Universidade de Coimbra. E como revela ao i, "era uma aluna bastante aplicada, mais do que a maioria". A orientação profissional veio por vocação e por influência familiar: neta e filha de psicólogos e psicanalistas, trabalha hoje no consultório fundado pelo pai, Carlos Amaral Dias. Para além disso, dá aulas no Instituto Superior de Psicologia Aplicada e faz investigação na área da exclusão social. "É uma pessoa que tem uma uma vida profissional muito agitada, uma capacidade de trabalho e de se dispersar fora do comum", diz fonte próxima da conimbricense de 34 anos. Educada numa família "liberal nos costumes", Joana revela que a política esteve sempre presente "tanto em casa como na vida académica". Um passado que influenciou o seu "envolvimento na intervenção social e uma cidadania activa que vai muito para lá dos partidos".
Foi precisamente pela porta de um partido, o Bloco, que Joana entrou no Parlamento no início de 2003 para substituir Ana Drago. Lá esteve durante sete meses. O suficiente para se fazer notar na oposição à guerra do Iraque e na denuncia do caso dos nitrofuranos que abalou o ministério da Agricultura tutelado por Sevinate Pinto. "Notava-se que a adrenalina disparava quando ela chegava ao Parlamento. Era um furacãozinho", revela a mesma fonte recordando os posters e cachecóis do Futebol Clube do Porto no gabinete da deputada.
Mas foi o discurso que fez no 25 de Abril que mais a marcou no Parlamento: "Uma cerimónia formalista mas que não deixou de ser um momento importante para quem, como eu, já nasceu em democracia". Hoje, Joana tem um sentimento misto quando se fala do passado Parlamento.
Saudades? "Sim e não. Como estreante, foi um período de aprendizagem e de formação política e isso foi muito positivo. Nesse sentido deixa saudades. Mas também acredito que a actividade política está cristalizada e todos poderíamos entrar e sair com maior facilidade na política", assegura. Por isto, São Bento não lhe deixa boas recordações, Mas o espaço para voltar, esse, "não está vazio". »
.
Texto e foto in "i" online, 04-8-2009
.
.
Nota:
Bloco e PCP têm muitas coisas em comum, sendo que uma delas é: não querem nas suas fileiras homens e mulheres livres. Joana teve o atrevimento de apoiar Mário Soares nas presidenciais, à revelia do Bloco. Louçã não lhe perdoou a ousadia.

Esta senhora quer ser primeira-ministra de Portugal...

«A presidente do PSD mostrou-se hoje disponível para apoiar iniciativas de "maior transparência da vida política", mas "não em véspera de eleições", referindo-se à possibilidade de cidadãos acusados, pronunciados ou condenados serem impedidos de se candidatar.»

in DN online, 03-8-2009



«Manuela Ferreira Leite impõe dois deputados arguidos nas listas do PSD por Lisboa.

A distrital de Lisboa e a direcção de Manuela Ferreira Leite entraram em ruptura. Tudo por causa das listas de deputados e da proposta da líder de incluir António Preto e Helena Lopes da Costa, deputados e arguidos em processos, na lista de Lisboa.»

in Público online, 04-8-2009

Não há má publicidade, sobretudo para Isaltino...

(clique na imagem para ler melhor o texto)

Luís Faustino in Expresso online, 04-8-2009

Presidente da TAP duplica salário...

«O presidente do conselho de administração da TAP, segundo a declaração de rendimentos apresentada ontem no Tribunal Constitucional (TC), recebeu mais de 816 mil euros em 2008. Quase o dobro do estipulado pelo estatuto remuneratório, que fixou o salário de Fernando Pinto para o mandato de 2006/2008 nos 30 mil euros mensais, acrescidos de regalias. O que deveria dar um total anual de 420 mil euros.»

in CM online, 04-8-2009


Só neste país...


segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A voz da Venezuela...


Cartoon de Rodrigo in Expresso online, 03-8-2009

"Agosto não começou bem mas está a compor-se"...

in Expresso online, 03-8-2009


Agosto compõe-se, e elas descompõem-se...

Foi dito pelo ex-presidente do PSD Luís Marques Mendes...

“Os candidatos acusados são uma vergonha”

in CM online, 03-8-2009

Pensava que o Rei de Espanha era mais inteligente...

"Há que dar-lhes na cabeça até acabar com eles."


Rei Juan Carlos, à chegada ao Palácio de Marivent, em Maiorca, onde vai passar as férias de Verão com a família, quando questionado por um jornalista sobre os recentes atentados da ETA naquela ilha balear. Diário de Notícias, 03/08/2009, reproduzido no Expresso online.

O novo tabu de Cavaco Silva?

(clique na imagem para a ver maior)

Luís Faustino in Expresso online, 03-8-2009

Sobre a ERC, foi dito por António Ribeiro Ferreira...

"A Entidade Reguladora da Comunicação Social é um órgão bizarro que a maioria dos indígenas deste sítio manhoso, pobre, deprimido, cheio de larápios e cada vez mais mal frequentado desconhece".

António Ribeiro Ferreira, jornalista, "Correio da Manhã", 03-08-2009, reproduzido no Público online.

O meu problema sexual...

Desde miúdo, raramente tenho...



...para me levantar cedo.

Há dias, a minha médica: "Você não pense fumar e beber!"...

Sigo, religiosamente, o seu conselho. Fumo e bebo, sem pensar...

Diplomas para analisar nas férias «quase enchem um bom jipe», diz Cavaco...

in SOL online, 02-8-2009


Ou seja: Areia de Sócrates é demais para o jipe de Cavaco...

domingo, 2 de agosto de 2009

Vaticano quer dar direitos a amantes e filhos de padres...

«La Stampa, jornal diário italiano, refere hoje que estão a ser estudadas uma série de medidas para evitar processos judiciais e o pagamento de mais indemnizações milionárias no futuro»

in DN online, 02-8-2009


Haverá no mundo instituição mais hipócrita que a Santa Sé ?




Conversas com as criaturas: dona nuvem...

(clique sobre a imagem se a quiser ver maior)



Luís Faustino in Expresso online, 02-8-2009

Foi dito por Zélia Afonso...

"Zeca Afonso foi sempre mal-amado"


Zélia Afonso, "Diário de Notícias", 2-8-2009, reproduzido no Público online.

Manuel Alegre diz que o PS vai "mutilado" às legislativas...

«Histórico socialista critica ausência dos seus apoiantes nas listas às eleições de Setembro e afirma que esta situação é uma "retaliação política" do PS. José Lello responde que "não há retaliação nenhuma" e que ninguém tem prerrogativas específicas face às regras definidas no estatuto do partido.»

in DN online, 02-8-2009


Quem se auto-excluiu das listas do PS (para agradar ao BE e PCP tendo em mira as presidenciais), tem alguma legitimidade para falar em "mutilações"?

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.