Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (AJoão)

terça-feira, 20 de março de 2018

Hoje começa a Primavera 2018 em Portugal


Hoje, terça-feira, 20 de março de 2018, pelas 16 horas, tem início a Primavera em Portugal e em todo o hemisfério norte.





Equinócio da Primavera

Entende-se por equinócio da primavera o momento em que o Sol cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre que é projetada na esfera celeste). Quando este acontecimento decorre em março, ele recebe o nome de equinócio da primavera no hemisfério norte. Já no hemisfério sul o equinócio da primavera tem lugar em setembro.

Mudança de hora na Primavera

A hora muda na primavera, no último domingo de março. Nesse dia, deve-se adiantar o relógio uma hora para se entrar no horário de verão.

Fim da Primavera

A primavera em 2018 desabrocha a 20 de março no hemisfério norte e termina a 21 de junho, dando lugar à estação seguinte: o verão, a estação do calor. O solstício de junho marca o fim da primavera.
Em 2018 a primavera dá o seu último suspiro às 10h59 do dia 21 de junho.










Imagens do Google

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em auto-construção há 60 anos.