quarta-feira, 8 de maio de 2024

Hoje é o Dia Internacional do Burro




No dia 8 de Maio celebramos o Dia Internacional do Burro, uma iniciativa que pretende promover a dignificação de todos os burros. 



A data tem como principal objetivo chamar a atenção para o respeito e conservação do bem-estar do animal, que tradicionalmente é carregador de cargas, entre o dócil e o teimoso, mas que também foi tendo outros papéis: companheiro ou, até, um grande “guia" e estrela do turismo.



 Sendo o burro um animal dócil e resiliente, estóico e sociável, tem assumido, ao longo dos anos, os mais diversos papéis na convivência com os seres humanos, desde a sua domesticação há 7.000 anos.


De animal de companhia a parceiro de trabalho, terapeuta e até professor, são muitas as valências deste animal que, ao contrário da conotação que muitas vezes é dada ao seu nome, é de facto muito inteligente.



"Ser burro" é uma expressão do conhecimento geral, mas que não dignifica o animal de quatro patas que acompanha o ser humano há milhares de anos e que de burro, diga-se, não tem nada.



Esta data tem como objetivo sensibilizar e dar a conhecer a verdadeira importância deste animal que ainda assume, em muitos locais ao redor do globo, funções verdadeiramente essenciais na vida quotidiana.



Nos dias que correm é um animal pouco valorizado, mas vale a pena lembrar que ao longo da História assumiu sempre um papel de relevo no desenvolvimento das comunidades por ter sido, por exemplo, essencial para o transporte de pessoas e bens essenciais e para o trabalho dos campos agrícolas.



Para assinalar este dia, deixo aqui uma pequena homenagem ao Piruças, o Burro da minha neta Margarida, um mirandês Lanudo que me faz companhia há 17 anos, conhecido por aqui como 'Burro do Alberto'.

 Sim, quando o Burro zurra aqui, ali na vila que fica a cerca de 500 metros, as pessoas dizem:

"Olha, lá está o Burro do Alberto a zurrar!?" 





Sem comentários:

Enviar um comentário