Vídeo in YouTube
sábado, 30 de novembro de 2013
sexta-feira, 29 de novembro de 2013
'New York Times' compara portugueses ao burro mirandês
A peça é sobre o burro mirandês, mas o jornalista não resiste a traçar o paralelismo entre o "destino do animal" e o do "seu correspondente humano nas zonas do interior da Europa: ameaçado pelo declínio populacional e dependente para sobreviver dos subsídios da União Europeia".
Assinado por Raphael Minder, o artigo do New York Times sublinha como "não é fácil ser burro hoje em dia". E refere que, sobretudo numa era de austeridade, os animais dependem cada vez mais dos subsídios europeus.
A reportagem, com direito a fotografia de capa (de um burro mirandês) na edição europeia do International New York Times, foi ainda ouvir os donos e criadores dos animais, bem como veterinários e até o autarca de Paradela, a aldeia em foco no artigo.
Fonte: DN online, 29-11-2013
"A minha liberdade termina onde começa a tua"
Li esta frase, cujo autor desconheço, em manuais sobre Democracia na altura do PREC (Processo Revolucionário em Curso - de 25 de Abril de 1974 a 25 de Novembro de 1975).
Vem ela a propósito da Greve iniciada ontem à noite nos CTT.
O direito de NÃO fazer Greve é tão legitimo como o direito de a fazer.
Parece que Arménio Carlos (líder da CGTP), e os deputados Bruno Dias (PCP) e Pedro Filipe Soares (Bloco de Esquerda) não pensam assim.
Bom dia!
quinta-feira, 28 de novembro de 2013
quarta-feira, 27 de novembro de 2013
Foi dito por Mário Soares, se PS fosse "mais ativo, tinha 90 por cento" dos votos
«Ex-Presidente da República diz que o PS "se fosse um bocadinho mais ativo, tinha 90 por cento (dos votos), dado o mal-estar social em Portugal. E em Belém, afirma Soares, está um Cavaco "atemorizado"
O antigo presidente da República, Mário Soares, considerou hoje que o PS, "se fosse um bocadinho mais ativo, tinha 90 por cento (dos votos), dado o mal-estar social em Portugal.
O socialista fundador percecionou ainda um chefe de Estado, Cavaco Silva, "atemorizado" no Palácio de Belém, adiantando que a prova está no recente pedido de fiscalização preventiva junto do Tribunal Constitucional do diploma que estabelece a convergência das pensões da função pública com o regime geral da segurança social.
"Se o PS fosse um bocadinho mais ativo, tinha 90 por cento com certeza", declarou Soares, na apresentação de um livro que reúne múltiplas crónicas da sua autoria, publicadas em meios de Comunicação Social entre setembro de 2012 e julho de 2013, no Centro Cultural de Belém, Lisboa.
Para o estadista, "chega a uma certa altura em que as pessoas não pagam e os banqueiros vão sentir isso".
"É uma coisa socialmente impossível. A própria 'troika', quando quer à força que o PS entre, é para evitar, para que haja alguém responsável que modere as coisas", analisou o antigo primeiro-ministro.
Segundo Mário Soares, "é evidente" que "todo o país está a odiar o Governo e, diga-se de passagem, o Presidente da República".
"Eu penso que ele (Cavaco Silva) está agora atemorizado e isso foi uma boa coisa porque veio com aquela história, logo a seguir à Aula Magna. Pensou duas vezes e disse 'vamos lá fazer essa coisa, a ver se pega'. E realmente, os sindicatos ficaram satisfeitos. Vamos lá ver agora o que vem a seguir, se continua ou se desiste", disse, referindo-se ao envio para o TC por parte do Presidente do diploma que regula a convergência das pensões.»
Fonte: DN online, 27-11-2013
terça-feira, 26 de novembro de 2013
segunda-feira, 25 de novembro de 2013
domingo, 24 de novembro de 2013
sábado, 23 de novembro de 2013
Vasco Lourenço: 'O poder foi assaltado por um bando de mentirosos, corruptos. Ou saem a tempo ou vão ser corridos à paulada'
«O "capitão de Abril" Vasco Lourenço avisou hoje os governantes de que, "ou saem a tempo, ou vão ser corridos à paulada", à entrada para a conferência promovida pelo antigo Presidente da República Mário Soares, em Lisboa.
"É preciso acabar com esta situação miserável que o país está a viver. Já há bastante tempo que venho dizendo que o poder foi assaltado por um bando de mentirosos, corruptos. É preciso acabar com isso. Eles ou saem enquanto têm tempo ou qualquer dia, como dizia há uns dias em Alcaçovas, vão ser corridos à paulada, se não for pior", afirmou o antigo militar.
À entrada para a Aula Magna da reitoria da Universidade de Lisboa, onde vai decorrer a conferência "Em defesa da Constituição, da Democracia e do Estado social", Vasco Lourenço frisou que tem vindo a repetir este alerta "há mais de três anos".
"Também não quero a violência de maneira nenhuma. Agora, não me parece possível que o país, que o povo português, continue a aguentar o que está a aguentar por muito mais tempo", declarou.»
Fonte: SOL online, 21-11-2013
sexta-feira, 22 de novembro de 2013
Foi dito por Mário Soares: "Senhor Presidente da República demita-se e não desgrace mais Portugal"
«O ex-chefe de Estado Mário Soares defendeu, esta quinta-feira, a demissão do Presidente da República e do Governo, dizendo que o devem fazer enquanto é tempo de "irem para suas casas pelo seu pé" e evitarem "uma onda de violência".
A afirmação do ex-Presidente da República, pedindo a demissão de Cavaco Silva e do executivo PSD/CDS-PP na abertura da conferência "Em defesa da Constituição, da Democracia e do Estado social", levantou as plateias da Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, sendo aplaudida entusiasticamente.
Mário Soares fez duras acusações a Cavaco Silva, dizendo que "o senhor Presidente da República, que jurou cumprir e fazer cumprir a Constituição, não a está a respeitar, o que é inaceitável, só protegendo o seu próprio partido [o PSD] e o seu aliado de circunstância [o CDS-PP]".
"Está longe de ser o Presidente de todos os portugueses, sendo odiado e vaiado pela grande maioria dos portugueses, que estão a viver terrivelmente. Por isso, tem medo de sair à rua e medo de falar", vincou.
De acordo com Mário Soares, "é preciso ter a consciência de que a violência está à porta" e "é isso que é necessário evitar".
"Com um Governo completamente paralisado e sem rumo, que não dialoga com o povo, e um Presidente da República que só pensa em manter o seu partido, estamos todos dias a criar o desespero e a violência. É por isso que digo que o Presidente e o Governo devem demitir-se", declarou o fundador do PS, com a plateia a gritar "demissão, demissão".
Mário Soares disse que é tempo de se demitirem "enquanto ainda podem ir para as suas casas pelo seu pé, caso contrário serão os responsáveis pela onda de violência que aí virá e que necessariamente os atingirá".
"Ninguém aceita hoje a austeridade, que está na origem de todos os males. A 'troika' é quem manda em Portugal. Que vergonha para um Estado que descobriu o mundo e que tem as suas fronteiras há mais de nove séculos", disse, recebendo nova prolongada ovação.
Neste contexto, Mário Soares reforçou o seu apelo a Cavaco Silva: "Senhor Presidente demita-se, uma vez que não cumpre a Constituição".
"Por partidarismo, este Presidente não é capaz de demitir este Governo incompetente, que está a destruir todos os dias este país. Não desgrace mais Portugal senhor Presidente da República", acrescentou.»
Fonte: JN online, 21-11-2013
quinta-feira, 21 de novembro de 2013
Mário Soares pede demissão de Cavaco Silva e Passos Coelho
Ex-Presidente da República, em entrevista à TVI, afirma que Cavaco Silva "devia demitir-se porque está numa situação impossível".
Ex-Presidente da República, em entrevista à TVI pelo jornalista Paulo Magalhães, deixou um aviso a Cavaco Silva e Pedro Passos Coelho:"Demitam-se (...) enquanto é tempo: Presidente e Governo. Antes que lhes aconteça o pior". E alertou para "violência que aí vem" retomando as ideias escritas no seu último artigo no DN (ler artigo relacionado, ponto 2 "Portugal cada vez pior").
Mário Soares afirma que Cavaco Silva "devia demitir-se porque está numa situação impossível". Traduzindo: "só ouve um partido" - que sobrevive pela "protecção anticonstitucional do Presidente Cavaco Silva" - e ignora que a "Constituição manda que o Presidente aceite a Constiuição, respeite a Constituição e faça o que deve. Ora, não é o que está a acontecer".
Mário Soares no artigo publicado no DN acusou a maioria de estar "a caminhar para uma espécie de nova ditadura".
Fonte: DN online, 20-11-2013
quarta-feira, 20 de novembro de 2013
Que Justiça é esta que absolve ladrões homicidas e quer mandar para a cadeia um militar da GNR que matou por negligência (?) o filho de um ladrão?
«Os três suspeitos do roubo a uma ourivesaria na Charneca do Lumiar, em Lisboa, que culminou com a morte do ourives em dezembro de 2011, foram absolvidos, esta quarta-feira, por "ausência de prova".»
Fonte: CRIME E JUSTIÇA, 20-11-2013
Título do post by Zorate
Perivaldo, ex-internacional do Brasil é sem-abrigo em Portugal (com vídeo)
Perivaldo jogou na seleção brasileira ao lado de Zico e de Sócrates. Hoje vive na rua, em Lisboa, e vende roupa velha para sobreviver.
No meio do chão, uns poucos objetos: um casaco de senhora, uma mala e uns sapatos usados recolhidos na rua. O vendedor, alto e magro, não se destaca da maioria dos muitos vendedores ambulantes da Feira da Ladra, em Lisboa. Óculos escuros, boina, cabelo com tranças e barba por fazer. Veste de forma modesta - calças justas e botas altas. É simpático e todos o conhecem. Vive na rua, algures no Bairro Alto. Poucos sabem que Perivaldo Lúcio Dantas foi um dos melhores jogadores brasileiros dos anos 70 e 80 do século passado. Conhecido como Peri de Pituba, integrou como lateral-direito a seleção brasileira de 1982 liderada por Telê Santana ao lado de craques como Falcão, Zico e Sócrates.
Fonte: DN online, 20-11-2013
Vídeo in YouTube
Caro Ibrahimovic, presunção e água benta, cada um toma a que quer
"Um Mundial sem mim, é uma coisa que não vale a pena ver."
Ibrahimovic. No rescaldo do Portugal-Suécia, o avançado sueco disse que ambas as equipas mereciam estar no torneio do próximo Verão. TSF online, 20/11/2013.
Notas do Zorate:
Caro Ibrahimovic, por cá, no cantinho mais ocidental da Europa, diz o povo: "presunção e água benta, cada um toma a que quer".
Pepsi? Não, obrigado!
Imagens de um boneco com as cores nacionais trespassado por agulhas e amarrado a uma linha de comboio geram polémica.
As imagens que ontem começaram a circular na internet, em que um boneco com o equipamento da selecção portuguesa e o número sete na camisola é atacado com técnicas de vodu, latas de pepsi Max e mesmo atravessado numa linha do comboio geraram a indignação dos adeptos da Selecção Nacional (que joga hoje com a Suécia).
As fotografias que remetem para Cristiano Ronaldo começaram por ser colocadas na página de Fecebook aberta ao público da Pepsi Max sueca, marca que tem Messi (eterno rival de Ronaldo) como um dos seus rostos publicitários.
Até agora ainda não foi possível obter uma reacção da marca em Portugal, mas as imagens foram entretanto retiradas do mural da Pepsi.
Fonte: Diário Económico, 19-11-2013
Título do post by Zorate
A sede que se deseja
Imagem in Facebook
Título do post baseado no slogan dos anos 60 do poeta José Carlos Ary dos Santos: "Cerveja Sagres, a sede que se deseja".
terça-feira, 19 de novembro de 2013
Qatar vai ter estádio em forma de... vagina
Foi apresentado no Qatar um projeto de estádio de futebol que parece... uma vagina.
A imagem e o vídeo de apresentação já correm pela Internet.
A Internet não falou de outra coisa este fim de semana: foi apresentado o projeto de um estádio para o Mundial de Futebol 2022, no Qatar, com uma muito peculiar. Segundo os internautas (e alguns jornais), o estádio parece...uma vagina.
O design da arena de Al Wakrah foi, diz a empresa responsável Aecom, inspirado numa embarcação à vela típica daquela região, mas nem as raízes tradicionais salvaram o estádio de comparações. Os internautas, assim que viram a forma do estádio, acorreram às redes sociais para partilhar as suas opinões e, para a generalidade, não há grandes dúvidas: o estádio parece um órgão genital feminino.
Entre apoiantes do design e inúmeras piadas, muitos socorreram-se das redes sociais para salientar a ironia de tal desenho num país onde leis restritivas quanto ao vestuário limitam o dia a dia das suas mulheres. A imagem do estádio, bem como os GIF que a acompanhava, têm corrido por todo o lado. O vídeo de apresentação, por sua vez, tem mais de 100 mil visualizações e, imagina-se, estaria pejado de comentários se a empresa responsável pelo mesmo não os tivesse desativado.
A brincadeira chegou ao site "Buzz Feed", um dos mais frequentados pelos internautas atualmente, que brincou com a semelhança e fez questão de questionar se a semelhança e inspiração não serão partilhadas com todos os outros estádios do planeta.
O projeto do estádio Al Wakrah, realizado pelas empresas Aecom e Zaha Hadid, tem capacidade para 20 mil pessoas, sendo que, durante o mundial de futebol de 2022, a capacidade seria aumentada temporariamente, de forma a caberem no estádio 45 mil adeptos. A organização do evento futebolístico já prometeu que este será o campeonato mais tecnológico e luxuoso dos últimos tempos.
Curioso/a para ver o estádio? Veja o vídeo e tire as suas próprias ilações:
Fonte: JN online, 18-11-2013
segunda-feira, 18 de novembro de 2013
domingo, 17 de novembro de 2013
sábado, 16 de novembro de 2013
"Livre" vai ser o novo partido "no meio da esquerda"
«Rui Tavares reuniu cerca de 150 pessoas para debater um "espaço de liberdade" que visa agregar os que "não se sentem representados". Ideia do eurodeputado passa por conseguir "convergências à esquerda" e a recolha de assinaturas para formalizar a nova força partidária junto do Tribunal Constitucional já começou.
"Um espaço de liberdade". É desta forma que Rui Tavares vê aquele que será o novo partido que está a ser criado em Portugal. Este sábado, o eurodeputado juntou cerca de centena e meia de pessoas no Teatro São Luiz, em Lisboa, para debater aquilo que, para já, define como "uma vontade de partido", mas para o qual já foi aprovado um nome - "Livre - Liberdade, Esquerda, Europa e Ecologia" - e até um símbolo: uma papoila vermelha.
O independente, eleito para o Parlamento Europeu em 2009 na lista do BE, vincou aos jornalistas e durante a reunião preparatória que a ideia não assenta em criar "mais um novo partido" mas, antes, "um partido do tipo novo", recusando "taticismos", "política por convite" e "decisões nos corredores ou em mesas de restaurantes".
Quanto ao posicionamento da força, Rui Tavares defende que seja "no meio da esquerda", isto é, entre o PS, de um lado, e o PCP e o BE, do outro, ocupando um "lugar onde está muita gente descontente, impaciente e independentes com muitíssimo valor".
"É uma retaguarda de eleitores de esquerda, que saem à rua tantas vezes, uma de pessoas que já votaram no PCP, que já votaram no BE, que já votaram no PS", mas que neste momento sentem que não têm representação", afirmou, mostrando desde logo disponibilidade para "alcançar convergências" com esses partidos.
A declaração de princípios, o nome ["Livre"] e o símbolo [papoila vermelha, que ilustrava a paz durante I Guerra Mundial e também a liberdade] foram aprovados na reunião preparatória por "larga maioria" e Rui Tavares adiantou que ainda este sábado à noite ou no domingo de manhã a declaração de princípios estará disponível em www.livrept.net.
O eurodeputado diz agora que ficou decidido "prosseguir caminho a partir destes pontos", no arranque de um partido que, segundo as suas palavras, "tem quatro grandes pilares: liberdade, esquerda, Europa e ecologia".
"Não sendo uma apresentação oficial, nem ainda uma assembleia constitutiva do partido - que deverá ocorrer no início de dezembro -, demonstrou a vontade destas pessoas em prosseguir caminho", sublinhou.
Ao abrigo da lei, a "inscrição de um partido político tem de ser requerida por, pelo menos, 7500 cidadãos eleitores" junto do Tribunal Constitucional.»
Fonte de texto e foto de Rui Tavares in DN online, 16-11-2013
Logótipo de LIVRE in LIVRE online
Vem aí "espaço de liberdade", o partido que falta "no meio da esquerda"
«Ocupar um lugar "no meio da esquerda" e ser uma retaguarda dos eleitores que sentem não ter representação será um dos propósitos do novo "espaço de liberdade" que está, este sábado, a ser discutido por iniciativa do eurodeputado Rui Tavares.»
- Movimento para criação de novo partido é iniciativa do eurodeputado Rui Tavares -
sexta-feira, 15 de novembro de 2013
Baby Bath Spa
Dois bebés gémeos acabaram de nascer, e continuam abraçados como se ainda estivessem na barriga da mãe.
Uma enfermeira especializada dá banho aos recém-nascidos e faz com que eles se conheçam. Este procedimento chama-se "Baby Bath Spa" e foi desenvolvido pela assistente social francesa Sonia Rochel. O banho pode durar até quinze minutos e permite uma conexão ímpar entre os bebés.
Uma enfermeira especializada dá banho aos recém-nascidos e faz com que eles se conheçam. Este procedimento chama-se "Baby Bath Spa" e foi desenvolvido pela assistente social francesa Sonia Rochel. O banho pode durar até quinze minutos e permite uma conexão ímpar entre os bebés.
Vídeo in YouTube
quinta-feira, 14 de novembro de 2013
Vídeo mostra como era Marte há 4 mil milhões de anos
Há cerca de 4 mil milhões de anos, Marte era um local agradável para os seres humanos - se eles existissem... Isto, pelo menos, é o que se depreende deste vídeo que a agência espacial norte-americana NASA divulgou esta quarta-feira:
Em pouco mais de um minuto a animação mostra a evolução do Planeta Vermelho do tempo em que tinha rios de água à superfície e uma atmosfera densa, até aos dias de hoje - um terreno desértico, clima ultra-seco e atmosfera rarefeita.
Como explica a Nasa na sua página do Goddard Space Flight Center, a animação é concebida a partir das mais recentes teorias do que terá sido a transformação do planeta ao longo dos milénios.
Nos últimos anos, várias sondas, tanto em órbita como na superfície, têm revelado provas de ter existido, no passado, água líquida em grande quantidade em Marte. No entanto, não existe qualquer evidência empírica de que alguma vez tenha existido vida no planeta - por isso, na simulação, não existe qualquer vestígio de fauna ou vegetação.
Fonte: DN online, 14-11-2013
quarta-feira, 13 de novembro de 2013
Ditador angolano José Eduardo dos Santos no poder há 34 anos... Salazar esteve 40
"Eu acho que é muito tempo, até demasiado, mas também temos de ver as razões de natureza conjuntural que nos levaram a esta situação."
José Eduardo dos Santos. Em entrevista a um canal brasileiro, o Presidente angolano reconheceu que está há "demasiado" tempo no poder, mas ressalvou terem existido "razões conjunturais", como a guerra no país, que justificam esta situação. Público, 13/11/2013, reproduzido no Expresso online
Alguém entende este aldrabão?
Primeiro disse que tínhamos crise porque gastámos acima das nossas possibilidades.
Depois diz que temos crise mais forte porque não gastámos acima das nossas possibilidades.
Alguém entende este aldrabão?
Imagem Google
terça-feira, 12 de novembro de 2013
"Se o Presidente Cavaco Silva continuar a só ver Passos Coelho, Paulo Portas e os seus assessores, ignorando o País real, mais cedo ou mais tarde irromperá subitamente a violência neste país."
Mário Soares. No artigo intitulado 'A última oportunidade' que assina hoje no Diário de Notícias, o antigo chefe de Estado insiste na ideia de que "o País está num impasse" comandado por um Governo "subordinado à troika" e "protegido pelo Presidente da República". Diário de Notícias online, 12/11/2013, reproduzido no Expresso online
Imagem Google
segunda-feira, 11 de novembro de 2013
domingo, 10 de novembro de 2013
Pintor russo crava os testículos na Praça Vermelha
Completamente nu e com suas partes íntimas presa entre as pedras, Pavlenski ficou mais de uma hora a olhar os testículos...
Ação descrita pelo autor como "metáfora da apatia, da indiferença política e do fatalismo da atual sociedade russa"
Segundo o artista, o Kremlin está a "converter as pessoas em estátuas que esperam resignadas o seu destino"
Noventa minutos depois do início do protesto, Pavlenski foi levado para um hospital na capital russa
As forças de segurança adiantaram que após receber tratamento será detido
Fonte: JN online, 10-11-2013
Cavaco "está a fechar os olhos à realidade" sobre a dívida
«Paul de Grauwe acredita que Portugal não deverá fugir à reestruturação da dívida e "masoquismo" é punir-se com mais austeridade. Para o economista belga foi criado o "mito" da necessidade de reformas estruturais.»
Fonte: Expresso online, 10-11-2013
Imagem Google
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Localizador, desde 2010:
Acerca de mim
- Alberto João
- "Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.