Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Massacre na África do Sul [com vídeo]





A polícia sul-africana matou um número indeterminado de mineiros em greve a cerca de 100 quilómetros de Joanesburgo. As imagens do tiroteio foram registadas pelas câmaras de televisão.

Pelo menos 12 trabalhadores morreram quando avançavam com paus e catanas contra os agentes da polícia, que dispararam armas automáticas contra os mineiros. A desproporção dos meios empregues pela autoridades e os efeitos trágicos da acção ficaram registados pelas câmaras de uma equipa da Reuters que acompanhava o conflito laboral. Agentes da polícia sul-africana alegam ter respondido a disparos dos trabalhadores.

Há mais de uma semana que os trabalhos se encontram parados na mina de platina de Marikana, propriedade da Lonmin, devido a uma disputa salarial exacerbada pela rivalidade entre sindicatos. Um número indeterminado de trabalhadores, agentes da autoridade e responsáveis da empresa morreram desde o início da crise.

A violência desta quinta-feira é considerada a mais grave na África do Sul desde o fim do Apartheid, e surge numa altura em que o país volta a enfrentar um ambiente de tensão política, social e racial, com uma contestação crescente à governação do ANC de Jacob Zuma.

 

Texto in SOL online, 16-8-2012
Vídeo in YouTube no canal Horta do Zorate

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.