Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Holocaustos




Bom dia! 
Na minha adolescência dei comigo a admirar e a respeitar o povo Judeu.
Desde logo pelo conhecimento que fui tendo sobre o holocausto levado a cabo por ordens de Hitler, e mais tarde por um filme que marcou indelevelmente a minha memória: 'A Lista de Schindler'.
Com o passar dos anos, outras realidades e outros conhecimentos me chegaram.
O nosso Prémio Nobel José Saramago foi dos primeiros a alertar para o "Holocausto Palestino" cometido precisamente por Israel, nação formada pelo povo que sofreu o "Holocausto Judeu".
Nestes últimos dias, outras personalidades do mundo inteiro vieram a terreiro reafirmar que Israel está a cometer um autêntico genocídio na faixa de Gaza.
Sei que o assunto é complexo e sinto-me emocionalmente dividido.
Hoje, a propósito deste conflito, veio-me à memória a minha avó materna.
Quando eu era miúdo e fazia as minhas incursões "terroristas", a minha avó Eugénia, já descontrolada, gritava-me: "Ah, Judeu d'um cabrão!!!".
Porquê, avó?



Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.