Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Opinião contra a corrente da minha Esquerda






Faz hoje dois anos que o meu Amigo António Costa decidiu disputar a liderança do PS ao então Secretário-Geral, também meu Amigo, António José Seguro.
O pretexto apresentado foi que Seguro tinha vencido as Autárquicas de 2013 e Europeias de 2014 por "poucochinho".
O desígnio apontado por Costa foi este: "A minha ambição é que a derrota histórica da direi
ta corresponda a uma vitória histórica do PS".
Eu alinhei neste pretexto e desígnio, e no dia 28 de setembro de 2014, votei em António Costa para ser o candidato do PS a primeiro-ministro.
Ora, nas Legislativas de 2015, realizadas no dia 4 de Outubro, António Costa, candidato do PS a primeiro-ministro, foi derrotado - e não foi por “poucochinho” - nas urnas pelo povo português.
Quando o país esperava por uma atitude de Humildade Democrática e conforme à Ética Republicana, e tendo em conta também o pretexto que utilizou para afastar o seu antecessor na liderança do PS e o grande falhanço no objetivo traçado (mencionados em cima), eis que Costa numa habilidade nunca antes vista em Portugal conseguiu que os partidos à sua esquerda garantissem a sua sobrevivência política.
Se o PS tivesse ganho as Legislativas de 2014 sem maioria absoluta, eu seria o primeiro a apoiar a solução encontrada, que defendo há mais de 40 anos.
Ora, acontece que António Costa e o PS foram os grandes derrotados pelos portugueses nas urnas.
Para mim, os meios não justificam os fins. Mal desde país e da humanidade, se fossemos por aí.
Até ver, há festança e foguetes no ar, veremos como esta festa vai acabar.
Boa noite! :)





 Alberto João (Catujaleno), Ribatejo, 25 de Maio de 2016
Imagem do Google

Faz hoje 36 anos que fui Pai pela segunda e última vez







Parabéns, Sofia!
Obrigado, Donzília!








domingo, 22 de maio de 2016

Obrigado, Sporting de Braga!






Depois da sesta acordar
eu nem queria acreditar
na notícia que a TSF estava a dar.
O meu Braga acabara de ganhar
enquanto eu estive a sonhar

a Taça, após o Porto derrotar.
Por isso vou festejar
e um litro de água vou saborear.

(Alberto João Catujaleno)






Alberto com o cachecol do Sporting de Braga, Ribatejo, 19 de Dezembro de 2014.
Auto-retrato by Alberto João Catujaleno

sábado, 21 de maio de 2016

CAVACO, JESUS E BRUNO DE CARVALHO




Já com algum distanciamento temporal dos factos, vieram-me hoje à memória estes três ilustres personagens que, a meu ver, fizeram comunicações desastrosas que tiveram o efeito contrário daquilo que pretendiam.
A saber:
Cavaco Silva - Após as Eleições Legislativas de 2015, o então Presidente da República procurou, num discurso a roçar um certo estilo raivoso, condicionar a solução governativa apenas a um entendimento entre PSD/CDS e PS, coloc
ando o PCP e o Bloco de Esquerda à margem da solução, ignorando com isso a Constituição da República Portuguesa, que jurou cumprir e fazer cumprir. O resultado desta comunicação desastrosa foi aquilo que sabemos: O PS que ainda estava dividido entre Costistas e Seguristas, colocou as divergências de lado e uniu-se em torno de António Costa, e este, de candidato a primeiro-ministro fortemente derrotado nas urnas, foi levado em ombros e foi consagrado como o grande vencedor do ano. O PCP e o Bloco de Esquerda furiosos por terem sido excluídos por Cavaco, fizeram aquilo que NUNCA tinham feito em mais de 40 anos: de inimigos figadais do PS, passaram a amigos e grandes defensores de um Governo Socialista. Até quando não sabemos. Mas, depois de o PCP e o Bloco de Esquerda se terem aliado à Direita para derrubar o segundo Governo de Sócrates, quem diria que este "casamento" era possível? :)
Jorge Jesus e Bruno de Carvalho - A época passada começou bem para o meu Sporting. Eu diria, mesmo muito bem. O Sporting liderava a I Liga com alguns pontos de avanço sobre os dois clubes rivais Benfica e FC Porto, e tudo fazia acreditar que o clube de Alvalade seria Campeão na época 2015/2016. Ora quando, Jorge Jesus e Bruno de Carvalho começaram a "cantar de galo" e a "comprar" guerras desnecessárias com a Arbitragem; com a Comunicação Social; com os Clubes Rivais, deixando para trás o mais importante e essencial: O Sporting Clube de Portugal. O resultado foi aquele que se viu. Terão, Jesus e Bruno de Carvalho, aprendido a lição? :)
Boa noite! :)








Imagens in Google

sábado, 14 de maio de 2016

Golpe Político VS Democracia Representativa e Constitucional; no Brasil e em Portugal



Na generalidade, as pessoas que em Portugal consideram que o Governo de António Costa é Constitucionalmente legítimo, uma vez que é suportado pela maioria dos Representantes do Povo (Deputados da Assembleia da República) são as mesmas que dizem ter acontecido um Golpe Político no Brasil, em relação a uma decisão tomada pela mesma Democracia Representativa, ou seja, Câmara de Deputados e Senado.
A saber:
Em Portugal, nas Legislativas de 2015, o meu amigo António Costa, candidato a primeiro-ministro (sim, nas eleições internas do PS, eu votei em António Costa, como candidato do PS a primeiro-ministro), foi inquestionavelmente derrotado pelo povo português nas urnas. Ainda assim, conseguiu garantir uma maioria de deputados na Assembleia da República que constitucionalmente lhe tem garantido apoio parlamentar.
Ou seja, António Costa, através de um Golpe, conseguiu que PS, PCP e Bloco de Esquerda garantissem a sua sobrevivência politica através da legitimidade da Democracia Representativa e Constitucional.
No Brasil, no dia 5 de outubro de 2014, Dilma Rousseff foi eleita Presidenta da República com o apoio de cerca de 55 milhões de brasileiros. Porém, decorrido cerca de um ano e meio, a maioria dos representantes que constituem a Democracia Representativa e Constitucional deliberou, na Câmara de Deputados e no Senado, suspender o seu mandato, com o argumenro de que a Presidenta cometeu falhas graves, que constitucionalmente poderão levar à perda de mandato.
Chegado aqui, parece-me que, para alguns portugueses, a Democracia Representativa e Constitucional que funcionou em Portugal, no Brasil é um Golpe Político contra a Democracia e Constituição.
Ora, "Não bate a bota com a perdigota".
Sábado Feliz para Todos Nós! :)


sábado, 7 de maio de 2016

Olhos de Água - Nascente do Rio Alviela






Vídeo feito por Alberto João (Catujaleno), no dia 5 de Maio de 2016, Quinta-feira da Ascensão/Dia da Espiga, dia da inauguração das obras de requalificação da praia fluvial dos Olhos de Água.

Pode ver este vídeo em 'Horta do Zorate TV' no canal 23 84 18 do MEO


domingo, 1 de maio de 2016

Dia 1 de Maio de 1974, um dia inesquecível para mim



Faz hoje 42 anos que eu estava no meio desta multidão (foto em baixo), no Estádio 1º de Maio (da FNAT - Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho, agora INATEL - Instituto Nacional de Apoio aos Tempos Livres, actualmente dirigido pelo meu amigo Francisco Madelino, também Presidente da Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos), na maior manifestação realizada em Portugal.
Dia 1 de Maio de 1974, um dia inesquecível para mim.
Viva o 1º de Maio!
Viva o Dia do Trabalhador!





Foto do arquivo do Diário de Notícias.

Obrigado, Mãe!






Pode ver e/ou ouvir este vídeo em 'Horta do Zorate TV' no canal 23 84 18 do MEO


Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.