Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Democracia Representativa VS Vontade Expressa Diretamente nas Urnas


Hoje no Brasil, como recentemente em Portugal, a democracia representativa venceu a vontade expressa diretamente pelos eleitores nas urnas.
Dilma Rousseff eleita Presidente da República há cerca de dois anos por mais de 54 milhões de brasileiros foi afastada definitivamentedo do cargo pela democracia representativa (Parlamento e Senado).
Pedro Passos Coelho foi o candidato a primeiro-ministro escolhido pelos
portugueses nas Legislativas de 2015, porém, a Democracia Representativa colocou António Costa no cargo.
Sendo certo que em Portugal as Legislativas servem para eleger Deputados da AR, ninguém pode ignorar o FACTO que desde Abril de 1974 os líderes do PS e PSD são, em boa verdade, candidatos ao cargo de primeiro-ministro.
Saliento dois factos que comprovam aquilo que escrevo:
1 - Na disputa interna pela liderança do PS, eu votei expressamente em António Costa como "Candidato do PS a primeiro-ministro".
2 - António Costa foi candidato a Deputado pelo círculo de Lisboa, no entanto fez espalhar por todo o país cartazes com a sua foto.
Ou seja, se houve Golpe no Brasil, houve Golpe em Portugal.
Boa tarde! :)



sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Francisco Seixas da Costa e a imunidade diplomática dos agressores de Ponte de Sor




O Senhor embaixador Francisco Seixas da Costa, que conheço pessoalmente e pelo qual tenho grande estima e consideração, veio a terreiro explicar, detalhadamente, do ponto de vista diplomático, o caso dos gémeos iraquianos, de 17 anos de idade, que espancaram quase até à morte um jovem português de 15 anos, em Ponte de Sor, e que segundo parece também utilizaram na tareia um carro da embaixada onde o pai é o representante diplomático do Iraque em Portugal.
Escreveu o Senhor embaixador:
«Esta situação tem laivos de injustiça objetiva e é natural que seja sentida como tal pela opinião pública. Mas ela é o "preço" a pagar pela salvaguarda da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, um acordo internacional datado de 1961 e que regula a vida diplomática à escala do planeta, sendo considerado quase unanimemente como uma excelente Convenção.
...
Se considerar que se confirmam os indícios de que aqueles cidadãos praticaram atos que configuram abusos da imunidade diplomática que lhes havia sido concedida, o governo português tem a possibilidade de considerar esses titulares de imunidade "personae non grata" e obrigar à sua saída do país num dado prazo.»
Ou seja, os agressores não podem ser julgados em Portugal.
Mas os três - pai e os dois filhos delinquentes - podem ser recambiados.
A meu ver, devem sê-lo quanto antes.
A não ser que o governo português queira que seja um familiar ou amigo do agredido a resolver o assunto.
Bom dia! :)

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Congresso do MPLA e o meu OBRIGADO ao Bloco de Esquerda





Pensei em escrever neste meu blogue pessoal um artigo sobre aquilo que penso dos partidos políticos portugueses que estão desde ontem em Luanda a apoiar um partido político angolano que sustenta um Governo de corruptos que enriquecem desalmadamente, enquanto o povo angolano morre à fome e devido a doenças que seriam curadas com vacinas cujo preço ronda €1 (um euro).
Mas como teria que usar palavras duras e, consequentemente, correr o risco de ferir a sensibilidade de amigos meus e amigas minhas apoiantes desses partidos, deixo aqui, APENAS, o meu reconhecimento e OBRIGADO ao Bloco de Esquerda.
Bom dia! :)



terça-feira, 9 de agosto de 2016

Incêndios, fatalidade ou indústria de interesses obscuros?




Os incêndios são uma fatalidade ou uma indústria de interesses obscuros?
Há muitos anos que oiço dizer que os incêndios se combatem no inverno, através da prevenção.
Porém, os anos passam e os Governos, todos eles, não realizam a devida prevenção na época baixa.
O Estado não limpa convinientemente as suas matas e, consequentemente, não tem autoridade moral para impor a limpeza de propriedades privadas.
Com milhares de militares em tempo de paz; milhares de reclusos; e milhare
s de desempregados, porque razão não são estes homens e mulheres mobilizados para a prevenção de incêndios?
Só encontro uma explicação: os incêndios foram transformados numa poderosa indústria cujos interesses são protegidos pela classe política que tem exercido o poder em Portugal.
Esta obscura indústria pode estar a alimentar grandes interesses económicos como Madeireiros e empresas fornecedoras de meios aéreos de combate a incêndios, entre outros.
Bom dia!

sábado, 6 de agosto de 2016

«Presidente (Marcelo) quer explicações quando voltar do Brasil»







IRONIAS DA POLÍTICA PORTUGUESA


O Presidente da República, representante máximo do Estado português, tido como um homem de Direita, viajou para o Euro2016 e quis pagar do seu bolso as despesas de deslocação.
Três Secretários de Estado de um Governo Socialista, supostamente homens de Esquerda, viajaram para o mesmo Euro2016 à custa de uma empresa que deve ao Estado português 130 milhões de euros.
Quem é que acredita em almoços grátis? :)
Bom dia! :)

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

FAZ HOJE 7 ANOS!



Foi no dia 4 de Agosto de 2009 que tomei a decisão de deixar de fumar, sem ter sido pressionado por qualquer problema de saúde.
Foi talvez a decisão mais inteligente da minha vida.
Confesso que degustar um charuto após cada refeição foi para mim, durante muitos anos, um "prazer dos deuses".

Acontece que esse prazer deu lugar a Adição e quando deixei de fumar passavam pela minha boca diariamente cerca de 10 charutos.
Ora, seguindo a sabedoria popular "Para grandes males, grandes remédios" decidi, em boa hora, pôr fim aquela estúpida Adição.
Entretanto, o facto de sempre ter tido em casa os melhores charutos do mundo (Cohiba, Montecristo e Romeo y Julieta) devidamente instalados em humidificadores (que mantêm os charutos com a temperatura entre os 18°C e os 21ºC e humidade a cerca de 70%) para oferecer aos amigos que me visitam, e não sentir nenhum apelo para os fumar, é para mim um prazer incomensuravelmente superior àquele que tinha quando os fumava.
 
Votos de um dia Feliz para Todos Vós! :)







Imagem do Google

Afinal, os políticos são Todos iguais. Apenas mudam de posição no Poder ou na Oposição


Se um Secretário de Estado do Governo anterior (da Direita que NUNCA teve os meus votos) tivesse viajado durante o Euro2016, a convite de uma empresa que tem um conflito fiscal de mais de 100 milhões de euros com o Estado português, o que diriam PS, PCP e Bloco de Esquerda?
Como quem viajou nestas condições foi um Secretário de Estado do atual Governo, assistimos a um silêncio assustador por parte dos Partidos que apoiam o Governo de António Costa.
Afinal, quer-me parecer que os políticos são Todos iguais e que apenas mudam a sua posição consoante estão na Oposição ou no Poder ou ainda quando opoiam quem está.
Bom dia! :)


- Secretário de Estado Fernando Rocha Andrade em foto do Google -


segunda-feira, 1 de agosto de 2016

NÃO HÁ VIDAS PERFEITAS, CADA UM DE NÓS CARREGA UMA CRUZ



Quando nos surge uma contrariedade, temos tendência a desabafar que não temos sorte e que tudo o que é mau nos acontece.
Por vezes, não resistimos à tentação de fazer comparações com a vida dos outros e dizemos mesmo: “Aquele fulano tem uma sorte do caraças. Nada de mau lhe acontece”.
Ora, é um erro esta nossa apressada apreciação.
A meu ver, que em 58 anos já tive múltiplas atividades profissionais, já conheci pessoas
de todos os estratos sociais e viajei pelo mundo fora, cada um de nós tem uma Cruz para carregar.
A saber:
Ou temos um casamento falhado e consequentemente somos privados da felicidade de acompanhar os nossos filhos diariamente e, em contraponto, somos “obrigados” a criar filhos alheios; ou temos um filho ou filha cujo casamento deu para o torto e consequentemente vemos os nossos netos entregues a padrastos e madrastas que nem sempre podem tratá-los bem; ou temos problemas sérios de falta de dinheiro que nos impedem de ter uma vida condigna; ou temos uma doença grave que nos pode retirar a esperança do futuro; ou temos um filho ou filha toxicodependente; ou temos um filho ou filha deficiente; ou vivemos e/ou temos um filho ou filha que vive à custa de Adições impeditivas de uma vida feliz; ou Deus não nos deu a possibilidade de ter filhos e/ou netos; ou temos filhos desempregados; ou amamos alguém que não nos ama; etc.
A minha Cruz está devidamente identificada e procuro levá-la ao Calvário, o melhor que sei e posso.
Votos de uma segunda-feira Feliz para Todos Nós! :)





Imagem do Google

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.