quarta-feira, 12 de maio de 2021
63 anos de vida. Um hino. Um desígnio.
CONVENTO DE JERICÓ – SÃO BACO
O SEU A SEU DONO
terça-feira, 11 de maio de 2021
SPORTING CAMPEÃO - 19 ou 23 TÍTULOS?
MEMÓRIAS - VIVER E MORRER EM NOME DAS FP-25
segunda-feira, 10 de maio de 2021
António Barreto: 'A justiça do antigo regime era mais séria que a de agora'
Percurso
político de António Barreto:
Foi militante do Partido Comunista Português entre 1963 e 1970, aderindo, após o 25 de abril de 1974, mais precisamente em dezembro desse ano, ao Partido Socialista.
Eleito deputado à Assembleia Constituinte, no ano seguinte, em 1975, seria membro do VI Governo Provisório (Pinheiro de Azevedo), como Secretário de Estado do Comércio Externo, e do I Governo Constitucional (Mário Soares), como Ministro do Comércio e Turismo, primeiro, e da Agricultura e Pescas, depois.
Fruto da sua passagem governativa como Ministro da Agricultura ficaria com o seu nome associado à alteração legislativa preparada no seu gabinete — a «Lei Barreto». Essa alteração pretendia redefinir o caminho da Reforma Agrária, procurando contrariar o modelo de expropriação e concentração que vinha sendo seguido pela extrema-esquerda e pelo PCP, desde o 25 de abril.
Afastou-se do PS para apoiar o projeto da Aliança Democrática, liderado por Francisco Sá Carneiro, com o efémero Movimento dos Reformadores, criado com José Medeiros Ferreira e Francisco Sousa Tavares, em 1978.
Na legislatura de 1987 a 1991, foi de novo deputado à Assembleia da República, pelo PS, estrutura da qual se afastou definitivamente na década de 1990.
Curiosidades curiosamente curiosas
Localizador, desde 2010:
Acerca de mim
- Alberto João
- "Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.