Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quarta-feira, 12 de maio de 2021

CONVENTO DE JERICÓ – SÃO BACO

Esta tarde visitei o Convento de Jericó.



O Convento de Jenicó ou Jericó, como é conhecido o Convento de Nossa Senhora da Piedade de Salvaterra de Magos era masculino, e pertencia à Ordem dos Frades Menores da Província da Arrábida e situa-se nas imediações da vila de Benavente e Salvaterra de Magos, Portugal.
Este era construído no sopé de uma pequena elevação, onde em 1626 foi construído um novo edifício de que hoje apenas restam algumas ruínas. Desta segunda construção, ainda podemos ver os seus muros exteriores, o arranque de arcarias e uma pequena capela, dedicada a São Baco.



O Convento de Frades Arrábidos, era construído segundo os preceitos da Ordem Religiosa a que pertenciam. A construção obedeceu a critérios de pobreza e não tinha quaisquer elementos de ostentação; possuía um só dormitório no piso superior, oficinas e uma capela. No piso inferior, tinha a casa de habitação do Infante e um pequeno claustro, cujos lados eram formados por dois arcos que assentavam numa coluna de jaspe. Nesta construção, existiam painéis de azulejos, que foram retirados e aproveitados para revestir as paredes da actual Igreja da Misericórdia de Benavente.



 

Destruído pelo terramoto de 1858, são ainda visíveis as ruínas do antigo convento quinhentista. Este Convento de Frades Arrábidos foi criado pelo Infante D. Luís em 1542, grande devoto de S. Baco, do qual há uma escultura na capela privativa do Infante.
Esta capela, dedicada a São Baco, é dos poucos pormenores que ainda restam, e pode ser visitada todas as quartas-feiras, das 8 às 17 horas.
Localização:
Este convento situa-se a quase 4 quilómetros a norte de Benavente e a cerca de 1800 metros a sudoeste de Salvaterra de Magos.

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.