Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Tourada no Largo do Rato

 
 
 
 
 
Cartoon com marca d'água, recebido por e-mail

O escurinho do FMI

 
 



Excelente artigo de Daniel Oliveira in Expresso online, 30-01-2013
 
 
 

Mau Teatro no Largo do Rato fez-me lembrar Miguel Relvas

 
 
'António Costa é candidato a secretário-geral do Partido Socialista', garantia ontem à tarde o jornal dirigido pelo seu irmão Ricardo. Quem conhece o bom e próximo relacionamento destes dois irmãos (como é o meu caso), percebeu que a notícia avançada pelo Expresso, só podia ser verdadeira.
 
É com esta certeza que António José Seguro faz a sua intervenção inicial no Conselho Nacional de ontem à noite. Foi 'forte e feia' diz quem ouviu. Costa 'levou nas orelhas' antes de abrir a boca.
 
Quando Costa usou da palavra, anunciou aos seus colegas conselheiros a sua total disponibilidade para se recandidatar à Câmara de Lisboa e deixou uma advertência: se António José Seguro não conseguir unir o partido, então aí, ele, Costa, avançará como candidato a líder do PS.
 
Após a intervenção de Costa os 'ventos acalmaram' no Largo do Rato. Televisões e jornais dizem ao mundo que, afinal, António Costa, recuou na intenção de assumir em pleno Conselho Nacional a sua candidatura a secretário-geral do Partido.
 
Estávamos nisto, quando a agência Lusa, baseada em fontes próximas de Costa, difunde uma "bomba".  Após a advertência de António Costa, conselheiros afectos a Seguro meteram 'lenha na fogueira' e o actual presidente da Câmara de Lisboa, concluiu que era "impossível" a Seguro unir o partido e assim fez saber que avançava com a candidatura a secretário-geral, por achar que era o socialista melhor colocado para unir o Partido Socialista.
 
«Ao fim de seis horas de reunião da Comissão Política, tudo acabou como começou: António José Seguro é o secretário-geral do PS, recandidato ao cargo no próximo congresso eletivo, "a ter lugar o mais depressa possível"; António Costa mostrou-se disponível para ser o candidato por Lisboa à autarquia, mas não avançou para disputar o lugar do atual líder, ao contrário de notícias insistentes ao longo da tarde e noite, alimentadas por fontes próximas do autarca.» (DN online, 30-01-2013).
 
 
Quem gosta de teatro, gosta de teatro. Praticado por profissionais ou amadores (já estive ligado a ambos), é teatro. Na minha vida ligada ao teatro já vi profissionais 'amadores' e amadores 'profissionais'. Ontem no número 2 do Largo do Rato, em Lisboa, aconteceu mau teatro. No fim, não aplaudi nem atirei tomates (até porque sou amigo dos dois Antónios), mas, lembrei-me de Miguel Relvas.
 
 




A deputada Glória Araújo detida com o "carburador encharcado" deixou a Comissão de Ética da Assembleia da República









Segundo fontes indignas de crédito, Carlos Zorrinho, líder parlamentar do PS, vai propor a criação da Comissão Etílica, onde a deputada Glória Araújo representará os socialistas.
 
 
 
Imagem in Google
Título e texto de Zorate

Afinal, António Costa candidata-se a secretário-geral para "unir o PS"



«O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, vai ser candidato a secretário-geral do PS "para unir o partido", disse hoje à agência Lusa fonte próxima do autarca da capital.

A decisão foi tomada depois de ter feito uma intervenção na comissão política nacional do PS em que também anunciou a sua disponibilidade para ser recandidato à câmara de Lisboa nas próximas eleições autárquicas.

No seu discurso, perante a Comissão Política do PS, António Costa começou por advertir que avançaria com uma candidatura à liderança do PS se o actual secretário-geral, António José Seguro, não conseguisse unir o partido.

De acordo com dirigentes próximos do presidente da Câmara de Lisboa, António Costa fez um ultimato ao líder socialista.

"António Costa disse que, ou António José Seguro consegue unir o partido, ou então candidata-se à liderança do PS, porque está em melhores condições para o fazer", disseram à agência Lusa os mesmos dirigentes.

Costa dirigiu a Seguro e fez-lhe perguntas: "Considera que é capaz de unir o partido, ou vai fazer um congresso a falar de deslealdade, sem assumir a História do partido e sem se preocupar com a unidade do PS? Quer dividir ou quer unir o PS?", questionou.

Na sequência da sua intervenção, vários membros da Comissão Política Nacional pediram esclarecimentos a Costa, mas as suas perguntas, segundo dirigentes ligados ao presidente da Câmara da capital, não obtiveram qualquer resposta da parte do líder.»




in i online, 30-01-2013

António Costa pariu um Rato, Largo

 

«Num clima tenso, a noite desta terça-feira, no Largo do Rato, não foi tão clarificadora como estava previsto: António Costa apenas assumiu que será candidato à Câmara de Lisboa, independentemente do resultado das eleições internas no partido.


Quanto à disputa da liderança, prevista para março, o autarca manteve o tabu e deixou um ultimato a Seguro - ou consegue unir o partido "para fazer oposição ao Governo, sem andar a reboque do BE e do PCP", ou ele avança.»



in JN online, 29-01-2013
Título do post de Zorate

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

António Costa é candidato a líder do PS e recandidato à presidência da Câmara Municipal de Lisboa

 
 
 
 



in Expresso online, 29-01-2013
 
 
 

E o Relvas?


Mini-remodelação do Governo em curso


Depois da demissão de Paulo Júlio, estão agora de saída os secretários de Estado da Economia, Almeida Henriques, e o secretário de Estado das Florestas, Daniel Campelo, avança a TVI. Pedro Silva Martins, Carlos Oliveira e Paulo Núncio também terão sido convidados a sair.
 
Almeida Henriques sairá para se candidatar à Câmara de Viseu e Daniel Campelo terá motivos de saúde para abandonar o cargo.
 
O Governo aproveitou também, segundo a TVI, para substituir os secretários de Estado do Emprego, Pedro Silva Martins, e da Inovação, Carlos Oliveira. Paulo Núncio, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais (CDS-PP) também poderá estar de saída por «incompatibilização» com o ministro Vítor Gaspar.

 
 
in SOL online, 29-01-2013
Título do post de Zorate

Afinal, no PS também há racistas. Soares, o outro, é um deles

 
"O etíope é mesmo escurinho. E dizê-lo, como o disse Arménio Carlos (sou insuspeito) não é, nem de perto nem de longe, racismo."




 
 
João Soares. Na sua página do Facebook, o deputado socialista saiu em defesa do líder da CGTP, depois de durante a manifestação de professores no sábado, Arménio Carlos, ter comparado os elementos da delegação da troika aos reis magos, referindo-se ao etíope Abebe Selassié como o "mais escurinho". A frase deu grande polémica, com o líder da CGTP a ser acusado à esquerda e à direita de ter feito uma declaração racista. Público online, 29/01/2013, reproduzido in Expresso online, 29-01-2013.
 
 
 
Título do Post de Zorate
Imagem in Google

"O que é bom para o PSD não é bom para Seara e o que é bom para Seara é mau para o PSD"



 
Marcelo Rebelo de Sousa. No seu comentário semanal na TVI, o comentador observou que a permanência de António José Seguro como líder do PSD, significa que Fernando Seara terá de enfrentar nas eleições autárquicas em Lisboa, o adversário António Costa.
 
 
 
in Expresso online, 28-01-2013
 
 

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Arménio Carlos, um comunista racista



"Daqui a pouco vêm aí outra vez os três reis magos, um do Banco Central Europeu, outro da Comissão Europeia e o mais escurinho, o do FMI, e já se fala em mais medidas de austeridade"
 



 
 
Foi dito por Arménio Carlos, militante do PCP e líder da CGTP,  no sábado, no palco montado no Rossio, no fim da manifestação que reuniu 40 mil professores em protesto em Lisboa.
 
 
 
 
Fonte: DN online, 28-01-2013

domingo, 27 de janeiro de 2013

Há imagens que dispensam palavras

 
 
 
 
 
Imagem recebida por e-mail

Ladrões analfabetos

 
 
 
 
 
 
 
Esta foto foi captada pelo editor deste blogue, ontem (26-01-2013), cerca das 18 horas, algures no Ribatejo.
Esta humilde casa de habitação, desabitada, e um armazém anexo, foram alvo de tentativa de furto, praticado por cinco ladrões (4 adultos e 1 menor), todos de etnia cigana.
O roubo só não foi consumado graças à rápida e eficaz intervenção de vários militares da GNR.
Quando perguntado aos 'amigos do alheio' se não tinham lido o apelo do dono das instalações, a resposta foi dada quase em coro: "A gente não sabe o que está ali escrito".

sábado, 26 de janeiro de 2013

Qual é a pressa?


 
Hoje acordei, olhei para o relógio e perguntei-me cinco vezes:
 
Qual é a pressa?
 
Qual é a pressa?
 
Qual é a pressa?
 
Qual é a pressa?
 
Qual é a pressa?
 
Ainda inSeguro levantei-me a correr e fui apressadamente marcar duas reuniões:
 
Uma para a próxima terça-feira com um grupo restrito de amigos.
 
Outra para 10 de Fevereiro de âmbito mais alargado.
 
Marcadas as reuniões e porque hoje é Sábado, voltei ao quarto disposto a dormir o resto, quando dei com o meu vulto no grande espelho do roupeiro e voltei, olhos nos olhos, a perguntar-me:
 
Qual é a pressa?
 
 
 

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

É impressão minha ou...

 
 
... uma parte significativa do PS não quer jogar pelo Seguro?
 
 

Vai estudar (para Paris), Relvas


 
"Gostava de ter ido mais longe e mais depressa na RTP."


Miguel Relvas. O ministro com a tutela da comunicação social lamenta o adiamento da privatização da RTP. Diário Económico, 25/01/2013, reproduzido no Expresso online
 
 
 
 
 
Título do post de Zorate

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Estou a ficar farto de Portugal






 Um dia destes peço um empréstimo e vou viver como estudante para Paris.
 
A minha filosofia é simples: viver 'à grande e à francesa'.
 


 

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Ouvi dizer que...

 
 



 
Imagem recebida por e-mail

"Qual é a pressa?", pergunta Seguro sobre a data do próximo congresso do PS



«O secretário-geral socialista, António José Seguro, questionou hoje "qual é a pressa" em travar-se já a discussão sobre quando se realizará o próximo congresso do PS, se antes ou depois das eleições autárquicas.»
 
 Lusa, 23-01-2013
 
 
 
 

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Soares há dois: o grande Homem e o outro


 
«Marcelo Rebelo de Sousa falou mesmo ao telefone, no domingo, com Mário Soares. João Soares desmentiu o telefonema - revelado por Marcelo domingo à noite na TVI - mas entretanto reconheceu ao Expresso que existiu.»


in DN online, 21-01-2013
 
 
 

"A História far-lhe-á justiça."

 
 
 
 
 
Nuno Severiano Teixeira, em entrevista, respondendo à questão "Acha justa a reputação com que José Sócrates ficou? Hoje serve como uma espécie de símbolo para os problemas de endividamento e défice?"Jornal de Negócios, 21/01/2013, reproduzido no Expresso online.
 
 
 

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Novo slogan do BES

 


"Quem sabe, sabe e o avôzinho Ricardo é que sabe"

 
 
 
 
 
 
«Ricardo Salgado esqueceu-se de declarar 8,5 milhões de euros ao fisco»
 
 
 Texto in i online, 17-01-2013
 
 
 
 
Imagem in Google
Título do post e subtítulo de Zorate, baseado no slogan do BES:
"Quem sabe, sabe e a avózinha é que sabe"

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

PS inSeguro sobre extinção ou continuidade da ADSE


 
Quem fala em nome do PS?
 
O líder parlamentar Carlos Zorrinho ou...
 
Álvaro Beleza, secretário nacional e coordenador do partido para a área da Saúde?
 
 
 
 
Veja as posições contraditórias AQUI


BE acusa Miguel Relvas de "estudar em cima do joelho"...




... futuro da RTP-Porto.
 
(Lusa, 14-01-2013)
 
 
Notas do Zorate:
Vai estudar, Relvas.


 
 

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Comunista Ana Teresa Vicente reforma-se aos 48 anos

 
 
 
«Presidente da Câmara de Palmela reforma-se aos 48 anos»
 
in JN online, 11-01-2013
 
 
 
Notas do Zorate:
 
Imoral  da história: quando toca a mamar, os comunistas também são gente. Ah pois!
 
 
 

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

«Pobre é como pneu: quanto mais trabalha mais liso fica»



 
Li no Twitter.
 
 

Bruno de Carvalho faz ultimato à mesa da Assembleia Geral do Sporting



Bruno de Carvalho fez um ultimato à mesa da Assembleia Geral do Sporting. Em exclusivo à SIC, o candidato derrotado nas últimas eleições garantiu que se até quinta-feira não for convocada uma Assembleia Geral que paga uma do seu bolso.







in SIC Notícias online, 08-01-2013

Alguém conhece um bom electricista?

 


É que a cadeira de treinador do Sporting não está a aquecer.
 
 

Deputada do PS Glória Araújo detida por conduzir com 2,41 g/l de álcool



Detalhes in TVI24, 08-01-2013
 



 
 
Notas do Zorate:
 
Já tinha ouvido dizer que a malta do PS carregava na bebida.
 
Talvez seja a única forma de fugirem ao remorso pós-Sócrates.
 
Parece que a deputada que foi apanhada a conduzir bêbada tem sobriedade parlamentar.

Glória Araújo pertence à Comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação da Assembleia da República.

Ele há cada ironia...


 
 
 
Foto de Glória Araújo in Google

Falso médico durante 20 anos merece o diploma. Aposto que Relvas e Passos concordam comigo



 
«Falso médico exerceu profissão durante 20 anos»
 
 
in JN Online, 08-01-2013
 
 
 
 
Notas do Zorate:
Presumo que este senhor, que não conheço, durante os 20 anos que exerceu a profissão de médico, não praticou qualquer crime contra a vida dos pacientes.
Se o tivesse feito, estaria, penso eu, a ser julgado por esses crimes.
Ora, ele está acusado de dois crimes: usurpação de funções e falsificação de documentos.
Por isso, na minha modesta opinião, quem exerce medicina durante 20 anos sem ser descoberto só pode ser alguém com uma grande vocação para essa profissão.
Se eu mandasse, dava-lhe o diploma de Médico.
Aposto que Miguel Relvas e Passos Coelho concordam comigo.

Ámen, Godinho Lopes

 
 
 
Paz às suas... contas bancárias.
 
 
 
 
 
Imagem recebida por e-mail
Título e texto de Zorate

Vejamos a crise pelo lado positivo:



Muitas pessoas passaram a conhecer a palavra "duodécimos".
 

Fui convidado para Secretário de Estado da Cultura da Mordóvia


 
 Adeus!
 

 

"Esta direção arrisca-se a levar o Sporting para o abismo."



Daniel Sampaio, o vice-presidente da Assembleia Geral do Sporting Clube Portugal (SCP) diz que a atual situação do clube é insustentável e que a direção tem de refletir e demitir-se. TSF, 08/01/2013, reproduzido no Expresso online
 
 

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Mário Soares com uma lucidez impressionante:

 
 
"Estados têm de ser senhores dos mercados"
 
 
 
 

O esquecimento é um dom divinamente socialista



 
Diria Miguel de Cervantes neste caso:
 
 
 
 
 
 
 
Título do post baseado na frase de Miguel de Cervantes:
"O esquecimento é um dom divino."
 

Cavaco com dois pesos e duas medidas, diz Marcelo



"No ano passado, não se chocou quando aquilo que foi cortado foi muito mais. Como é que há um ano não era inconstitucional cortar dois subsídios e agora é inconstitucional cortar um?"



Marcelo Rebelo de Sousa. O comentador político e conselheiro de Estado entende que o Presidente da República foi incongruente no pedido de fiscalização sucessiva ao Orçamento de Estado que enviou para o Tribunal Constitucional. TSF, 07/01/2013, reproduzido in Expresso online
 
 
 

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Sócrates e socráticos conspiram contra Seguro no Solar dos Presuntos



Está confirmado! Na próxima sexta-feira, dia 4 de janeiro de 2013, pelas 20h30, Sócrates janta com um grupo de amigos próximos, no Solar dos Presuntos, na Rua das Portas de Stº Antão, 150 (junto ao Elevador do Lavra), em Lisboa.
 
 
Segundo a minha fonte que marcará presença no repasto, este encontro visa analisar (pela calada) o rumo do PS e o desempenho do seu secretário-geral, António José Seguro, que por esquecimento não foi convidado para a coisa.
 

Ó Tó Zé, põe-te a pau, pá!


Em cima da mesa pode estar o avanço de António Costa.


Calem-se dedos!

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Sócrates e amigos querem tramar Seguro



«Edite Estrela usou a sua conta no Twitter para enviar uma mensagem directa a alguém mas acabou por publicá-la no seu mural, tornando-a pública. Em causa estava um convite para um jantar, onde também estaria presente José Sócrates.

As mensagens foram publicadas hoje e pouco depois foram apagadas. No entanto, o assunto tornou-se polémico nas redes e um utilizador conseguiu fazer um retweet das mensagens.

À TVI 24, Edite Estrela disse tratar-se de uma “mera falha técnica”.»


in i online, 02-01-2013
 
 
 
Notas do Zorate:
"Mera falha técnica" diz Edite Estrela.
Quem acredita?
Sócrates e os seus mais próximos amigos, onde se inclui Edite Estrela, querem deliberadamente tramar António José Seguro, por este não assumir um papel mais agressivo com Cavaco Silva.
Claro que com o evento anunciado os portugueses vão voltar a perguntar: Quem iniciou a marcha para este túnel escuro?
A resposta é óbvia: o PS.
E consequentemente António José Seguro sairá prejudicado com o evento.
Por isso, eu acho que Sócrates e amigos querem tramar Seguro.

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.