Imagem Google
quarta-feira, 31 de julho de 2013
terça-feira, 30 de julho de 2013
Maria Luís Albuquerque conhecia "em profundidade" a questão
Afirmou o ex-ministro das Finanças Vítor Gaspar hoje na comissão parlamentar de inquérito à celebração de contratos de Gestão de Risco Financeiro por Empresas do Sector Público (swap).
"A senhora secretária de Estado (Maria Luís Albuquerque) como profissional experiente estava de longa data informada da existência deste tipo de operações"
Vítor Gaspar hoje na comissão parlamentar de inquérito à celebração de contratos de
Gestão de Risco Financeiro por Empresas do Sector Público (swap).
"Maria Luís Albuquerque colocou-se numa situação insustentável"
Miguel Sousa Tavares, Jornal da Noite da SIC, 29-7-2013
domingo, 28 de julho de 2013
Paulo Portas comportou-se como "um submarino" na crise política, diz Alberto João Jardim
«O presidente do PSD/Madeira, Alberto João Jardim, disse hoje que Paulo Portas se comportou como um "autêntico submarino" na crise política que abriu quando se demitiu do cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros.»
Lusa, 28-7-2013
Cartoon com marca d'água, in Google
Porto Alegre (Brasil) tem a rua mais bonita do mundo: Rua Gonçalo de Carvalho
Na cidade brasileira de Porto Alegre, a Rua Gonçalo de Carvalho consiste numa avenida arborizada com 500 metros de comprimento que poderia muito bem entrar para o ranking de rua mais bonita do mundo. As árvores tipuanas ocupam ambos os lados da estrada, criando um arco verde que se assemelha a uma floresta no meio da cidade.
As árvores ao longo da rua foram plantadas na década de 1930 e têm tomado a forma de uma cobertura que proporciona sombra aos transeuntes ao longo dos últimos 70 anos, informa o Inhabitat. Visto de cima, parece que uma floresta penetrou por entre todos os espaços vazios entre os prédios urbanos.
Em 2005, as árvores correram o risco de abate devido à ameaça de construção de um centro comercial na área. Os moradores protestaram e conseguiram mesmo levar à declaração da área como património cultural, paisagístico e ambiental a ser preservado.
As tipuanas são nativas da América do Sul e podem atingir mais de 30,5 metros de altura. As suas extensas raízes são conhecidas por danificarem ruas, passeios e casas próximas, mas a construção de valas especiais pode evitar tudo isso.
Ao desabrocharem, as árvores revelam belíssimas flores amarelas.
Fonte: Green Savers, 28-7-2013
Ciclistas com mais direitos nas novas regras do Código da Estrada
Estão na moda e ganharam esta semana bênção oficial com as novas regras do Código da Estrada. Antes, eram equiparadas a carroças. Agora, um carro deve garantir, na ultrapassagem, distância de 1,5 metros sobre a bicicleta.
Os utilizadores de bicicleta viram as suas principais reivindicações aceites pelos deputados, que votaram favoravelmente, em plenário, a introdução das novas normas, cuja tónica comum se resume à introdução de direitos. Até aqui não os tinham por pura omissão.
A Mubi, Associação para a Mobilidade Urbana da Bicicleta, chama "histórica" a "atualização do sistema jurídico rodoviário. Durante anos, vigorou um arcaico Código da Estrada (CE) que não protegia nem dignificava peões e utilizadores de bicicleta", quando "estes são os modos de transporte com maiores benefícios para a saúde, para a sustentabilidade ambiental e urbana".
A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta enaltece o passo para o reconhecimento da bicicleta na via pública e destaca o fim da obrigatoriedade de ter de transitar colado à berma. "Deve circular à direita, como qualquer automóvel, mas fica a reserva da margem de segurança", diz o presidente José Caetano. No Porto, comemorou-se. Ricardo Cruz, autor do blog "Biclanoporto", "postou" fotos da reunião de ciclistas, após a aprovação da legislação.
"Acabou-se com a regra da cedência de passagem. Diante desta lei, se a bicicleta está pela direita, à semelhança de qualquer veículo, tem prioridade", explica Ana Pereira, da Mubi. Para quem tem filhos e gosta de os transportar em atrelados, a nova lei, a caminho de promulgação presidencial, garante a possibilidade e em qualquer estrada ou rua, não se limitando às ciclovias, uma das discussõesmais vivas alimentadas por bloguistas, dividindo ciclistas e automobilistas.
O Automóvel Clube de Portugal, através do presidente, faz uma leitura pouco colorida acerca do efeito das novidades: "Vão fazer com que se abalroem ciclistas", diz, frontalmente, Carlos Barbosa. "Surgirão mais acidentes com ciclistas, vão ficar em risco. O que está em causa não é respeito do ciclista, mas a questão da segurança rodoviária". Sugere ao Governo uma adequada publicitação das normas, de modo a evitar falhas de adaptação.
Num dos pontos chave, o texto da lei revela em lapso. O novo normativo permite a circulação a par às bicicletas, mas o artigo 90 não apagou o item anterior , no qual define exatamente o contrário.
O que o Código de Estrada altera
Acaba com a discriminação dos velocípedes na regra geral da cedência de passagem: tem prioridade quem se apresenta pela direita num cruzamento não sinalizado, seja um veículo a motor ou um velocípede;
Fim da obrigatoriedade de circular o mais à direita possível. Pode reservar uma distância de segurança face à berma;
Obriga o condutor a assegurar uma distância mínima lateral de 1,5 m relativamente ao ciclista e a abrandar a velocidade durante a sua ultrapassagem;
Elimina a obrigatoriedade de os velocípedes circularem nas ciclovias, permitindo ao utilizador da bicicleta optar por circular juntamente com o restante trânsito, quando não considere a alternativa em ciclovia vantajosa em termos de segurança, conforto ou competitividade;
Introduz a permissão de dois velocípedes circularem lado a lado numa via;
Permite a circulação de velocípedes em corredores BUS, quando tal for autorizado pelas câmaras municipais;
Equipara as passagens para velocípedes às passagens para peões, tendo agora os condutores dos outros veículos que ceder passagem aos condutores de velocípedes, nos atravessamentos em ciclovia;
Permite (não obriga) a circulação no passeio por condutores de velocípedes até aos 10 anos de idade.
Texto in JN online, 28-7-2013
Imagens Google
sexta-feira, 26 de julho de 2013
Passos e Portas "Estão com umas bocas que parecem uns cucos"
Foi dito por Pacheco Pereira ontem no programa 'Quadratura do Círculo' da SIC Notícias, sobre Passos Coelho e Paulo Portas.
quinta-feira, 25 de julho de 2013
Maria Luís Albuquerque mentiu desavergonhadamente
«Emails confirmam que Maria Luís soube dos swaps em Junho de 2011»
Texto in Económico online, 25-7-2013
Imagem Google
Título do post de Zorate
Senhor Rui Machete, diz o povo que "quem não deve, não teme"
Se o facto de V. Exª. ter sido presidente do conselho superior do grupo BPN/SLN não teve nada a ver com a Mega-Fraude ali praticada, porque razão a sua biografia, enviada pelo gabinete do primeiro-ministro aos órgãos de comunicação social, é omissa quanto àquele cargo?
Há aqui qualquer coisa que não bate certo.
Imagem Google
segunda-feira, 22 de julho de 2013
quinta-feira, 18 de julho de 2013
Elite económica defende acordo. Mau sinal para a maioria dos portugueses
«Manifesto apela a entendimento dos partidos»
quarta-feira, 17 de julho de 2013
terça-feira, 16 de julho de 2013
Manuel Pinho (ministro dos corninhos) anda a leste (e oeste) de Portugal
"Tratam-me muito bem nos Estados Unidos e na China. Não acompanho, nem quero acompanhar diariamente a política portuguesa."
Manuel Pinho, antigo ministro da Economia no Governo de José Sócrates respondendo à questão "Nos últimos anos, tem passado mais tempo no estrangeiro do que em Portugal. Que ecos lhe chegam da crise e dos últimos episódios?" Diário de Notícias, 16/07/2013, reproduzido no Expresso online.
Imagem Google
Portugueses aguentam estes banqueiros?
«Banqueiros portugueses entre os 10 mais bem pagos da União Europeia»
in JN online, 16-7-2013
Título do post de Zorate
domingo, 14 de julho de 2013
A triste desonestidade de Alegre
"O objetivo de Cavaco é entalar o PS"
Manuel Alegre in DN online, 14-7-2013
Notas do Zorate:
Se Manuel Alegre fosse um homem intelectualmente honesto, teria dito: O objetivo de Cavaco é entalar TODOS os partidos.
Digo eu, que já era anti-cavaquista antes de Cavaco nascer (a primeira vez).
Cartoon com marca d'água in Google
sábado, 13 de julho de 2013
sexta-feira, 12 de julho de 2013
quinta-feira, 11 de julho de 2013
Pela primeira vez, senti Cavaco Silva presidente de TODOS os portugueses
«Saio do meu exílio do direito de expressão de opinião política para escrever 3 coisas breves:
1) O Presidente deixou claros os argumentos porque não promove - de imediato - a dissolução da Assembleia da República (ter um OE 2014 pronto antes do final do ano de 2013; assegurar, com um ano de antecedência, os 14 000 milhões de pagamentos de dívida assumida e pagáveis em 2014; concluir o Plano de Ajustamento Estrutural com a Troika, em Julho de 2014).
2) São todos argumentos racionais, até plausíveis e que se sobrepõem à lógica partidária, pois apontam para a imperiosa necessidade de se tentar um derradeiro consenso dos subscritores do memorando de entendimento com a Troika (que coincidem com o arco da governação, PS/PSD/CDS) antes de se devolver a palavra aos eleitores.
3) Todas as possibilidades ficam em aberto, caso estes partidos do arco da governação não se entendam "rapidamente" numa solução tripartida.
Não tenho dúvidas que foi a decisão mais importante quer tomou desde que é Presidente da República e que (de modo positivo ou negativo) a história se encarregará de o julgar por isso, independentemente de todas as opiniões e de todo o ruído que se gerou, e vai gerar ainda, em torno da questão.
Não sou Cavaquista e confesso que me surpreendeu favoravelmente pois, de Belém, não estávamos a habituados a que fossem tomadas decisões visíveis e que têm a ver, de forma profunda, com o regular funcionamento das instituições democráticas (art.º 120.º da Constituição).
Ou será que alguém tem dúvidas que é disso mesmo que se trata: do regular funcionamento de instituições que não têm sido, nem regulares (leia-se normais), nem funcionais?»
1) O Presidente deixou claros os argumentos porque não promove - de imediato - a dissolução da Assembleia da República (ter um OE 2014 pronto antes do final do ano de 2013; assegurar, com um ano de antecedência, os 14 000 milhões de pagamentos de dívida assumida e pagáveis em 2014; concluir o Plano de Ajustamento Estrutural com a Troika, em Julho de 2014).
2) São todos argumentos racionais, até plausíveis e que se sobrepõem à lógica partidária, pois apontam para a imperiosa necessidade de se tentar um derradeiro consenso dos subscritores do memorando de entendimento com a Troika (que coincidem com o arco da governação, PS/PSD/CDS) antes de se devolver a palavra aos eleitores.
3) Todas as possibilidades ficam em aberto, caso estes partidos do arco da governação não se entendam "rapidamente" numa solução tripartida.
Não tenho dúvidas que foi a decisão mais importante quer tomou desde que é Presidente da República e que (de modo positivo ou negativo) a história se encarregará de o julgar por isso, independentemente de todas as opiniões e de todo o ruído que se gerou, e vai gerar ainda, em torno da questão.
Não sou Cavaquista e confesso que me surpreendeu favoravelmente pois, de Belém, não estávamos a habituados a que fossem tomadas decisões visíveis e que têm a ver, de forma profunda, com o regular funcionamento das instituições democráticas (art.º 120.º da Constituição).
Ou será que alguém tem dúvidas que é disso mesmo que se trata: do regular funcionamento de instituições que não têm sido, nem regulares (leia-se normais), nem funcionais?»
Texto do meu amigo Joao Gonçalo Bianchi Villar
Título do post de Zorate
terça-feira, 9 de julho de 2013
Quanto mais depressa o PS voltar ao Governo...
... Mais depressa o Bloco de Esquerda e o PCP se voltam a juntar à Direita para o derrubar.
Digo eu, que tenho a mania de ter razão antes do tempo.
segunda-feira, 8 de julho de 2013
Paulo Portas é “um salta-pocinhas”
"Portas, que é um salta-pocinhas, disse que saía e que se demitia e que era irrevogável a sua decisão. Eu ouvi aquele discurso e até acreditei naquilo"
Mário Soares em declarações à TSF, 08-7-2013
Imagem in Facebook da SIC Notícias, 08-7-2013
domingo, 7 de julho de 2013
sábado, 6 de julho de 2013
sexta-feira, 5 de julho de 2013
Membro da Comissão Política Nacional do PS deixa prisão preventiva e fica em prisão domiciliária com pulseira eletrónica
- Luís Carito com António José Seguro, em Abril passado, na apresentação da candidatura de Isilda Gomes à Câmara de Portimão -
«Vice-presidente da Câmara de Portimão suspenso de funções em prisão domiciliária»
Detalhes in Destak online, 05-7-2013
Imagem Google
Título do post de Zorate
Foi dito por Manuela Ferreira Leite
"Tenho receio que estejamos numa situação muito pior do que aquela que nos é dada a saber."
A antiga líder do PSD questiona se a saída de Vítor Gaspar e o pedido de demissão de ministro Paulo Portas não estão relacionados com a possibilidade de um segundo resgate financeiro. Jornal de Negócios online, 05/07/2013, reproduzido no Expresso online.
quinta-feira, 4 de julho de 2013
quarta-feira, 3 de julho de 2013
terça-feira, 2 de julho de 2013
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Localizador, desde 2010:
Acerca de mim
- Alberto João
- "Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.