«Os centros de saúde vão ter de atender no próprio dia todos os doentes urgentes que peçam uma consulta. Estas unidades vão ter de acabar com os limites de vagas, uma das razões que levava muitos utentes a ir para os centros de saúde horas antes de abrirem - e até de madrugada - para conseguirem ser atendidos. Os médicos duvidam da medida, porque há falta de recursos humanos, e acreditam que tudo vai ficar na mesma, mas quem não cumprir arrisca multas até 45 mil euros.
As medidas têm de ser cumpridas imediatamente e surgem numa deliberação da Entidade Reguladora da Saúde (ERS), na sequência de um inquérito nos cuidados primários. Nele foi detetada desigualdade, incumprimento da legislação, utentes à porta na maioria das unidades e mecanismos que contornam o cumprimento dos tempos de espera.»
Fonte: Diário de Notícias online, 20 de junho de 2014
Notas de Zorate:
Mais uma vez, veio-me à memória esta afirmação de António Arnaut, militante histórico do Partido Socialista, e conhecido por "pai" do Serviço Nacional de Saúde: "Com o PS na oposição o SNS está mais bem defendido. Porque o PS na oposição é de esquerda."
Sem comentários:
Enviar um comentário