Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

segunda-feira, 29 de julho de 2024

D. Pedro V (1837 - 1861)



 

Com 16 anos de idade, sucedeu a sua mãe, Rainha D. Maria II, ao trono.
7 anos mais tarde, aos 23 anos de idade, O Rei D. Pedro V, que muitos consideram ter sido o melhor rei de Portugal de todos os tempos, elevou Setúbal a cidade, no dia 19 de Abril de 1860.
O jovem Rei autorizou, aprovou e assinou todos os documentos, abrindo o caminho para que Setúbal fosse o que é hoje.
Nesse mesmo ano, iniciou-se as construções dos caminhos de ferro e Setúbal tornou-se famosa pelas suas laranjas e o Moscatel.
Abriu-se também as primeiras fábricas de conservas de sardinhas em azeite e iniciou-se a construção da Avenida Luisa Todi.
O "Esperançoso" justificou mais uma vez os seus outros cognomes do "bem amado" e "muito amado," quando foi calorosamente recebido pelo povo Setubalense durante a sua memorável visita em 1860, recebendo uma imensidão de carinho pela multidão que orgulhosamente o esperava.
O Rei que passava a maior parte do seu tempo visitando doentes em hospitais, oferecendo conforto, acabaria por falecer um ano mais tarde, com apenas 24 anos, vítima de cólera.

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.