Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quinta-feira, 25 de julho de 2024

O dia 25 de Julho marca dois dos maiores eventos da Portugalidade



 

O dia 25 de Julho marca dois dos maiores eventos da Portugalidade.
Em 1109 nasce D. Afonso Henriques, pai da pátria Portugal, Homem de caráter, de espírito de liberdade e ímpar na forma como defendeu aquilo em que acreditava, puxando para ele um país que haveria de ser imortalizado na epopeia dos descobrimentos, tornando-se Portugal a primeira potência mundial e o país que criou a economia global.
Também neste dia, em 1139, pela mão do também D. Afonso Henriques, Portugal derrota, nos campos de Ourique, o invasor árabe e assegura a independência de Portugal.
É neste dia que o seu exército o levanta em braços como na tradição Goda, com o apoio do povo português, aquele era o primeiro Rei de Portugal e aquela tarde era a primeira tarde do primeiro dia de Portugal.
Que jamais se deixe esquecer quem somos e de onde viemos, milhões morreram pela Nossa independência e liberdade, para que hoje possamos ser donos do nosso destino.
Viva Portugal!
Foto: Estátua de D. Afonso Henriques,
Guimarães, PORTUGAL


Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.