Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

domingo, 17 de novembro de 2024

Dornes




Dornes é uma vila portuguesa do município de Ferreira do Zêzere que foi sede da extinta Freguesia de Dornes, freguesia que tinha 594 habitantes em 2011.
A Freguesia de Dornes foi extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, para, em conjunto com a Freguesia de Paio Mendes, formar uma nova freguesia denominada Nossa Senhora do Pranto com sede em Frazoeira.
A Vila de Dornes situa-se numa pequena península à beira-Zêzere, no extremo norte do distrito de Santarém.
Dornes faz fronteira, através do rio Zêzere (Albufeira de Castelo do Bode), com a freguesia de Cernache do Bonjardim, município da Sertã e distrito de Castelo Branco.
No município de Ferreira do Zêzere faz fronteira com Águas Belas, Beco e Paio Mendes.
Eclesiasticamente pertence ao Bispado de Coimbra e turisticamente está integrada na Região de Turismo dos Templários.
Foi sede de concelho entre 1513 e 1836.
Este era constituído pelas freguesias de Beco, Dornes e Paio Mendes.
Em 1801 tinha 2 287 habitantes e 43 km².
A Freguesia de Dornes, para além da vila de Dornes, sede histórica e religiosa da freguesia, englobava os lugares de Barrada, Cagida, Carril, Casal Ascenso Antunes, Casal da Mata, Frazoeira, Joaninho, Junqueira, Lameirancha, Macieira da Rocha, Peralfaia, Quinta da Benta, Quintas, Ribeiro da Coroa, Rio Cimeiro, Rio Fundeiro, Salão de Baixo, Salão de Cima e Vale Serrão.




Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.