Marcus Vinícius da Cruz de Mello Moraes (Rio de Janeiro, 19 de outubro de 1913 – Rio de Janeiro, 9 de julho de 1980), mais conhecido como Vinícius de Moraes, foi um poeta, dramaturgo, jornalista, diplomata, cantor e compositor brasileiro.
Conhecido como um boémio inveterado, fumador e apreciador do uísque, era também conhecido por ser um grande conquistador.
O Poetinha casou-se por nove vezes ao longo de sua vida e suas esposas foram, respetivamente: Beatriz Azevedo de Melo (mais conhecida como Tati de Moraes), Regina Pederneiras, Lila Bôscoli, Maria Lúcia Proença, Nelita de Abreu, Cristina Gurjão, Gessy Gesse, Marta Rodrigues Santamaria (a Martita) e Gilda de Queirós Mattoso.
A sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música.
Ainda assim, sempre considerou que a poesia foi sua primeira e maior vocação, e que toda sua atividade artística deriva do fato de ser poeta.
No campo musical, o Poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.
PELA LUZ DOS OLHOS TEUS
Quando a luz dos olhos meusE a luz dos olhos teusResolvem se encontrar,Ai que bom que isso é meu Deus,Que frio que me dá o encontro desse olhar.Mas se a luz dos olhos teusResiste aos olhos meus só pra me provocar,Meu amor, juro por Deus me sinto incendiar.Meu amor, juro por Deus,Que a luz dos olhos meus já não pode esperar,Quero a luz dos olhos meusNa luz dos olhos teus sem mais lará-lará.Pela luz dos olhos teusEu acho, meu amor, que só se pode acharQue a luz dos olhos meus precisa se casar.
Sem comentários:
Enviar um comentário