Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sábado, 20 de julho de 2024

SALAZAR NA REVISTA TIME



 

Em Julho de 1946, catorze anos após a ascensão de Salazar ao poder como Presidente do Conselho, a prestigiada revista Time dedica a sua capa a Portugal e Salazar. Nessa mesma capa, intitulada "Portugal de Salazar: O Decano dos Ditadores", a imagem de Salazar é colocada ao lado da imagem de uma maçã podre. Abaixo, encontram-se extratos do artigo.
“Na semana passada, Portugal não produziu grandes notícias; algo que não acontece há 20 anos; talvez não aconteça por mais 20 anos se Deus, que ele tanto se esforçou para servir, poupasse António de Oliveira Salazar. Pois Salazar desconfiava das notícias. Suprimiu-as e distorceu-as para o bem dos portugueses que, segundo ele, eram inadequados para os factos. Após 20 anos de Salazar, o reitor dos ditadores da Europa, Portugal era uma terra melancólica de pessoas empobrecidas, confusas e assustadas.”
“Final infeliz. Por trás deste exterior brilhante de sucesso, a decadência corrói Portugal. O Mago Financeiro Salazar não equilibrou os orçamentos das famílias portuguesas. Os preços dos alimentos quase duplicaram desde 1939. Uma família típica com um rendimento mensal de 1.200 escudos pagou em Maio 1.663 escudos em renda, alimentação, vestuário, água e luz. Os salários estritamente controlados ficam muito atrás. Os funcionários públicos, especialmente importantes para uma ditadura, obtiveram um aumento de 25% em 1944 para fazer face a um aumento de 112% no índice de preços de retalho. Obviamente, os portugueses comuns não compram produtos de luxo nas lojas. A incidência de tuberculose, doenças venéreas e insanidade é elevada e há uma escassez aguda de médicos e enfermeiros. Num mês do ano passado, foram notificados 5.800 novos casos mentais que necessitaram de tratamento hospitalar, dos quais apenas 1.118 foram tratados.”
“A poucos quarteirões do grandioso e imaculado Rossio, o equivalente lisboeta da Times Square, os bairros de lata da cidade velha não têm electricidade, água canalizada ou esgotos”
“A taxa de alfabetização de Portugal é de 50%, uma das mais baixas dos países ocidentais – oficialmente. Mas como aqueles que mal conseguem assinar os seus nomes são considerados alfabetizados, o número real é muito menor. Apesar das repetidas promessas, Salazar, ele próprio professor, conseguiu pouca ou nenhuma melhoria na educação portuguesa.”
“Os portugueses são mantidos na ignorância de algumas das notícias mundiais mais importantes. Salazar não permitirá que nenhum jornal publique notícias sobre a Rússia ou sobre a actividade comunista em qualquer lugar. Nenhum jornal português mencionou a recente onda de greves nos EUA nem qualquer outro conflito laboral. As Nações Unidas quase não são mencionadas, porque Portugal não é membro.”
Em consequência do artigo, as edições da revista foram confiscadas, a venda da revista Time foi proibida em Portugal por seis anos e o jornalista Piero Saporiti foi expulso do país.

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.