sábado, 31 de outubro de 2009
Se eu participasse na nova campanha da ZON...
Bin Laden e Paulo Bento cúmplices na desgraça do Sporting...
A elite de lixo...
"Uma parte da elite portuguesa tem tudo a ver com o lixo de Ovar. Viciou-se no negócio. Não consegue conceber a vida para além do dinheiro e do poder, do conforto mais hedonista e da traficância de influência. Não se lhe fale em felicidade, em cidadania ou em projectos sociais, esses conceitos desnecessários, infantis, próprios de quem não sabe nada da vida."
João Marcelino, director do Diário de Notícias, in DN online, 31/10/2009
Última Hora: Armando Vara que (supostamente) recebeu as notas, ficou em liberdade...
«Aveiro, 30 Out (Lusa) - O empresário Manuel Godinho, detido quarta-feira passada no âmbito da operação "Face Oculta", ficou hoje à noite em prisão preventiva, por decisão do juiz de Instrução Criminal, disse à Lusa fonte policial.
Manuel José Godinho deixou às 22:13 as instalações do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Aveiro, depois de ter sido ouvido durante várias horas, desde manhã, com intervalos para o almoço e o jantar.
Manuel José Godinho foi ouvido pelo juiz de Instrução Criminal da Comarca do Baixo Vouga.»
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Ex-ministro Mário Lino brinda-nos com mais um "Jamé! Jamé!"...
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Ora aqui está aquilo que José Saramago queria com aqueles "miminhos" a Deus...
Taylor Mitchell: Cantora foi atacada por coiotes e morreu
Taylor Mitchell foi atacada a 27 de Outubro e transportada para o hospital de Halifax. Faleceu no dia seguinte.
A directora do parque, Helene Robichard, diz tratar-se de um acontecimento raro porque os coiotes não costumam atacar pessoas.
A cantora vivia em Toronto e estava em digressão por várias províncias do país. Com um único álbum, 'For Your Consideration', Taylor Mitchell foi nomeada para a categoria de Revelação do Ano nos prémios de Música Folk do Canadá.
in DN online, 29-10-2009
Socialista? Onde? Como? António de Santa Comba, volta! Tás perdoado...
Antigo ministro (militante socialista) investigado pela PJ por suspeita de ter pedido 10 mil euros em notas como compensação de "diligências" junto de empresas públicas para favorecer empresário de Ovar.»
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
YikeBike: Vem aí a ciclo-coisa...
Um inventor da Nova Zelândia criou um veículo que se tornou viral. Após o lançamento oficial da “bicicleta” imagens e vídeos YikeBike depressa correram mundo.
A YikeBike é uma concorrente directa da Segway, o veículo eléctrico mais popular. A nova “ciclo-coisa” é uma espécie de bicicleta eléctrica que se monta e desmonta em segundos e atinge uma velocidade de 20 km/hora. Nos vídeos de apresentação, o veículo pode ser visto a andar sobre gravilha, relva e outros materiais.
A YikeBike pode ser encomendada noutros países para além da Austrália com uma pré-reserva de 100 euros. Não é conhecida qual será a autonomia do aparelho, apenas que as baterias de lítio podem ser carregadas em 30 minutos. A marca ainda não sabe qual será o preço final do veículo, que deve oscilar entre 3500 e 3900 euros.
in "i" online, 28-10-2009
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Teixeira dos Santos sempre me pareceu um grande "filho da mãe"...Eis a confirmação:
Presidente do BES, Ricardo Salgado, elogia capacidades governativas de Fernando Teixeira dos Santos, reconduzido como ministro das Finanças. Lusa, 27-10-2009
Não há "nunca", nem há "sempre"...
Porque será que os julgamentos de poderosos são sempre suspensos, adiados ou coisa e tal?
Uma rapidinha antes de dormir...
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Facto mais relevante da tomada de posse do XVIII Governo Constitucional:
Sobre o padre Fernando Guerra, detido em Boticas, foi dito...
Foi dito por João César das Neves...
domingo, 25 de outubro de 2009
Foi dito por D. José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa...
D. José Policarpo sobre o casamento de homossexuais. DN 24/10/09, reproduzido no Expresso online.
PSP: Oficial ladrão tem 100 anos de perdão...
Consideram a situação "bastante grave", salientando que "as suspeitas foram dadas como provadas pela Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI), que propôs a demissão ou aposentação compulsiva" daquele oficial.
Segundo explicaram os mesmos responsáveis da PSP - que solicitaram ao DN para não revelar as suas identidades -, "o caso relativo a denúncias de desvios de dinheiro na sede dos Serviços Sociais (SS) da PSP, em Lisboa, foi investigado entre 2005 e 2006 pelo inspector João Palma, da IGAI".
"A IGAI andou vários meses a recolher dados na sede dos SS, onde, na prática, quem gere e decide tudo é o secretário-geral daqueles serviços, cargo desempenhado nessa altura pelo superintendente Leopoldo Almeida do Amaral. Esteve nessas funções durante mais de 20 anos, desde os anos 80", esclareceram.
Em Maio de 2006, o próprio superintendente sob suspeita confirmou que em 2003 foi detido por elementos da Polícia Judiciária para interrogatório, tendo sido ouvido durante cerca de quatro horas.
Ainda em 2006, "após ter concluído a investigação e dados como provados os crimes de peculato, peculato de uso, abuso de poder e favorecimentos pessoais (ver caixas), o inspector João Palma propôs ao ministro da Administração Interna que o secretário-geral dos SS fosse punido com demissão ou aposentação compulsiva", disseram ao DN as mesmas fontes da PSP.
Salientaram que "a acusação da IGAI é composta por 320 páginas" e esclarecem que "o crime de peculato dá uma pena entre um a oito anos de prisão, enquanto o de peculato de uso dá entre um e cinco anos de prisão".
Porém, "o ministro não decidiu nada e acabou por remeter para a Direcção Nacional da PSP a reapreciação do processo", relataram, adiantando que, entretanto, o superintendente sob suspeita "pediu a aposentação e desde Junho de 2009 passou a essa situação".
"O Conselho de Deontologia e Disciplina da PSP reuniu e determinou a pena a aplicar, que depois foi comunicada ao Ministério da Administração Interna", explicaram as mesma fontes policiais. Sublinham que essa reunião "realizou-se de forma ilegal, porque não foram convocados os representantes dos sindicatos para estarem presentes, segundo determina a lei".
O documento justifica esta pena porque "no processo disciplinar NUP 2006IAI00059DIS se provou que cometeu irregularidades na gestão dos Serviços Sociais da PSP. Violou os deveres de isenção, zelo, obediência, lealdade e aprumo".
"Como a pena é suspensa por um ano, significa que, se nesse período o superintendente não cometer mais nenhuma irregularidade, nem sequer a multa de 18 dias de pensão lhe será aplicada. Portanto, comete uma série de crimes e ilegalidades, apropria-se de bens e valores, essas suspeitas são dadas como provadas e a sua punição é igual a zero", referem ao DN os mesmos elementos da PSP.
E perguntam: "Haverá duas leis 7/90 do Regulamento Disciplinar da PSP? Uma para oficiais e outra para guardas e subchefes? Perante isto, o mínimo que se pode exigir é a demissão do director do Conselho de Deontologia e Disciplina."
O DN questionou o Ministério da Administração Interna e a Direcção Nacional da PSP sobre estas situações, mas já passou mais de uma semana e nenhuma das duas entidades deu qualquer resposta.»
Hora de Inverno: Ponteiros dos relógios recuam uma hora...
Hoje será o dia mais longo do ano, com 25 horas, uma vez que a hora legal foi atrasada em 60 minutos às 02:00 em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, passando para a 01:00.
Na Região Autónoma dos Açores, a mudança será feita à 01:00 da madrugada de domingo, passando para a meia-noite, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa.
sábado, 24 de outubro de 2009
"É bom beijar um homem e eu não sabia."
Viva a crise! Viva José Sócrates! Viva Portugal!
A banda irlandesa marcou um segundo concerto para três de Outubro de 2010 no Estádio Cidade de Coimbra dada a grande procura de bilhetes para o primeiro concerto, agendado para dois de Outubro de 2010.
Esta será a primeira vez que a banda irlandesa vai dar dois concertos seguidos em Portugal. No passado, os U2 tocaram em Vilar de Mouros e Lisboa.»
Se Deus existe, não deve ser filho de boa gente...
José Saramago diz que Deus é um filho da puta. (sic)
Ora, se Deus existe, porque carga d'água permite ao José da Azinhaga, que este chame aquele nome tão feio á sua mãezinha?
Se Deus existe, porque deixa o sacana do José da Azinhaga chegar aos 87 anos (próximo dia 16 de Novembro), e com uma vida repleta de sucessos?
Deus se calhar até existe mesmo. Mas...não deve ser filho de boa gente.
Digo eu, que sou tonto.
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Foi dito por Alberto João Jardim
Alberto João Jardim, sobre que a escolha do ex-ministro dos Assuntos Parlamentares para dirigir a pasta da Defesa no novo Executivo. TSF, 23/10/2009, reproduzido no Expresso online.
Foi dito por João Pereira Coutinho...
"O governo é novo e também não é governo. É um 'bunker' onde o primeiro-ministro reúne com os seus generais, preparando-se para uma guerra que ele não pode causar nem perder"
João Pereira Coutinho, in Correio da Manhã online, 23-10-2009
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Fernando Pinto, presidente da TAP, defende a criação da TAPAB ou TABAP...
Fernando Pinto, presidente da TAP, acrescentando que esta hipótese traria vantagens para as companhias portuguesa, TAP e para a brasileira, TAM, mas também para a TAAG, visto que para a companhia angolana, que durante um ano esteve proibida de sobrevoar os céus europeus, a fusão significaria ter acesso directo ao mercado europeu para onde voa agora com acesso condicionado apenas para Lisboa. Diário Económico, 21/10/2009, reproduzido no Expresso online.
Que é como quem diz: Marcelo é o grande admirador do seu próprio umbigo...
Carlos Abreu Amorim, jurista, in Correio da Manhã online, 21-10-2009
Álcool e um broche na origem da expulsão de Magistrado...
Ler o acórdão disciplinar tanto pode causar indignação como dar alguma vontade de rir. Mas como a justiça é um assunto sério, o Conselho Superior da Magistratura aplicou a pena mais severa a um antigo juiz que se recusou a obedecer à polícia e lhe dirigiu "um palavreado grotesco que envergonharia qualquer cidadão comum". Depois de punido criminalmente, foi demitido. Curioso é que continua ligado aos tribunais, já que está inscrito e activo como advogado.
Em Dezembro de 2003, o Tribunal da Relação de Lisboa condenava-o a pagar uma multa de 1500 euros e a cinco meses de proibição de conduzir. Recorreu para o Supremo e para o Tribunal Constitucional, mas foi-lhe negado provimento. Nessa altura já o Conselho Superior da Magistratura tinha decidido abrir um inquérito.
Hermínio da Piedade Antunes, incidente número dois. Em Outubro de 2002, seguia como passageiro num carro que desrespeitou um sinal de trânsito. Envolve-se com um cabo da Brigada de Trânsito ("Você não é um homem, não é agente da autoridade e nem órgão da polícia criminal"), que lhe imputa um crime de injúria agravada. Em Abril de 2006, já no decurso do julgamento, pediu desculpa. A queixa foi retirada.
Da sua folha disciplinar constava já uma pena de dez dias de multa, aplicada em 1990, por ter "violado com grave negligência os seus deveres profissionais e de correcção".
Em 2004, no espaço de poucos meses o juiz pede para ser jubilado e depois aposentado. É nesse mesmo ano que reinicia a actividade de advogado, depois de uma longa suspensão da inscrição na Ordem. O i confirmou, ontem, que se mantém em actividade, com escritório em Tomar. Foi feita uma tentativa telefónica para obter esclarecimentos, mas o advogado, com o nome profissional Hermínio Antunes, reagiu insultando o jornalista.
Para justificar a pena grave aplicada ao ex-juiz - que não pode voltar a pedir a jubilação e perde o estatuto de magistrado e correspondentes direitos -, o Conselho Superior da Magistratura salienta o "grau elevadíssimo" de culpa. E lembra que os juízes não podem ter, na vida privada, comportamentos que afectem "a imagem de dignidade associada à magistratura judicial". O risco é de "generalização a todos os juízes" e "descrença no aparelho de justiça".
A vingança dos inúteis mais bem pagos deste país
Miguel Sousa Tavares diz que o e-mail anda a circular há cerca de um ano e que já conseguiu identificar um dos professores responsáveis, tendo colocado um processo por usurpação de direitos de autor.
Na mensagem de correio electrónico a que o Expresso teve acesso, os ficheiros são acompanhados pelo seguinte texto:
Com os professores ninguém brinca olé
Vou partilhar um presentinho que recebi de uma Professora...Claro!!!!
A vingança...
Uma vez que há leitores assíduos de Miguel Sousa Tavares *(M S T)*... aqui vai o "Rio das Flores", " Não te deixarei morrer" e o "Equador" ... ou seja a ultima publicação do Senhor que disse: "Os professores são os inúteis mais bem pagos deste país"
Ora como "os inúteis mais bem pagos deste país" já lhe deram alguns milhares de euros a ganhar, resolveram agora e mais uma vez fazer uso da sua inutilidade e dar este *presentinho* a todos os que o queiram ler...
*Aqui o têm, não comprem...* e ofereçam-no aos vossos amigos e conhecidos, sejam magnânimos, ofereçam ao maior número possível de pessoas.
Os livros em questão estão sujeitos a direitos de autor, pelo que a sua distribuição livre é ilegal.
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Quanto mais conheço os animais, mais gosto de algumas pessoas...
As imagens do vídeo, filmado numa reserva em África, falam por si: Christian, um leão com 2 anos, corre ao encontro de dois jovens australianos, reconhecendo e saudando os companheiros, após um ano de separação os rapazes tinham-no comprado e criado em Londres. Para arrepiar ainda mais, ouve-se, em fundo, a voz de Whitney Houston, a cantar I Will Always Love You. É ver e, quase por certo, chorar no YouTube. O vídeo que foi lançado na net em finais de 2007 e visto por mais de 60 milhões de pessoas, em centenas de sites, motivou convites de Hollywood e de programas de TV aos dois amigos. Christian já não é vivo. Mas continua a ser uma celebridade.
As imagens retratam momentos de uma rara e salutar convivência entre um animal selvagem e seres humanos.
Captadas para um documentário, em 1971, no Quénia, um ano após a referida separação, explodiram, de repente, na web, para surpresa dos próprios protagonistas.
"Apenas sabemos que o 'clip' foi inserido no blogue de uma rapariga americana, que o tinha localizado num site japonês", conta à VISÃO John Rendall, um dos dois autores do livro Um Leão Chamado Christian, agora reeditado e actualizado (Editora Presença, 164 págs., €13,60). John Rendall e Anthony Bourke (Ace, de diminutivo), amigos e colegas de faculdade, hoje sexagenários, responderam, com a reedição do livro, já traduzido em mais de 15 países, ao apelo dos fãs.
HISTÓRIA ETERNA
"Era aí que tudo se passava na cena artística, não podíamos perder isso", recorda Rendall. Em pleno auge do movimento hippie, era normal encontrar uma cria de leão à venda, nos armazéns londrinos Harrods. "Estava longe dos nossos planos comprá-lo, mas, ao vê-lo ali, numa jaula tão pequena, não resistimos a fazê-lo", relata John.
Com quatro meses, Christian transferiu-se para um ambiente novo, em que o exercício diário, no jardim, passou a fazer parte da rotina. Em dois dias, apenas, adaptou-se ao apartamento de John e Ace e à loja de mobiliário antigo, no mesmo prédio, onde um dos jovens trabalhava, atraindo as atenções da clientela e dos residentes na zona, ao ponto de criar situações caricatas. Como aquela em que automobilistas batiam nos carros da frente, ao verem o animal a exibir-se, na montra da loja. "Depressa aprendemos que a única forma segura de viver com um leão era pensar sempre à frente", lembra John.
Mas, com sete meses e 65 quilos, a criação de Christian tornou-se complicada de gerir. Até que John e Ace foram apresentados a George Adamson, dono de uma fundação com o seu nome, no Norte do Quénia, que ficou encantado com a possibilidade de reabilitar o leão. Obtida a autorização do Governo queniano, foi o fim da vida urbana para Christian e a despedida, após meses irrepetíveis, recheados de recordações.
A experiência foi decisiva para os dois australianos: John, jornalista e relações públicas, dedica-se a projectos de conservação da vida selvagem, à semelhança de Ace, especialista em arte aborígene, no seu país natal. E Christian? "O facto de não termos sabido mais nada dele", diz Rendall, "foi um sinal de que tudo correu pelo melhor."
O espinhoso mau perder de um cacique
O PS de Espinho apresentou na passada sexta feira, 16 de Outubro, um recurso ao Tribunal Constitucional (TC), pedindo a nulidade das Eleições Autárquicas neste concelho.
Urnas que viajaram nas viaturas pessoais dos presidentes de mesa e votos considerados válidos apesar de apresentarem escritos como "o IMI está muito alto" e "mandem o Mota para o Brasil" são alguns dos exemplos referidos na queixa dos socialistas, a que a Lusa teve acesso hoje, terça-feira.
José Mota, o ainda presidente da Câmara que a 11 de Outubro perdeu a reeleição, remete as explicações do caso para Liliana Ferreira, eleita pelo PS para a Assembleia Municipal e para a Assembleia de Freguesia de Espinho.
Como alguns exemplos Liliana Ferreira sustenta que "na mesa de voto 4, havia 467 votantes assinalados nos cadernos como tendo comparecido para votar, mas, nas urnas, estavam 637 boletins".
Acrescenta ainda que "a PSP só deve levar os boletins nulos e brancos, e não pode levar os que ficaram por utilizar. Mas houve mesas de votos em que levou tudo".
"Também houve presidentes de mesa que andaram com os votos nos seus carros particulares e tiveram oportunidade de preencher como entenderam esses boletins que estavam por utilizar", frisa a advogada.
Segundo Liliana Ferreira "isso pode justificar a discrepância de resultados".
"As contas finais deram a Junta de Silvalde ao PSD por apenas um voto de diferença, mas o PS reclama que há um boletim de voto a favor dos socialistas que foi considerado nulo e não devia", sustenta.
"Nesse caso", explica Liliana Ferreira, "o resultado seria um empate e teria que repetir-se o acto eleitoral".
O TC notificou, segunda-feira, todos os partidos que participaram no acto eleitoral de Espinho para se pronunciarem sobre o caso.
Depois de serem ouvidos, o TC tem 48 horas para se pronunciar.
"Gaivota" de Alexandre O'Neill nas vozes de Amália Rodrigues, Carlos do Carmo e Sónia Tavares
Se uma gaivota viesse
trazer-me o céu de Lisboa
no desenho que fizesse,
nesse céu onde o olhar
é uma asa que não voa,
esmorece e cai no mar.
Que perfeito coração
no meu peito bateria,
meu amor na tua mão,
nessa mão onde cabia
perfeito o meu coração.
Se um português marinheiro,
dos sete mares andarilho,
fosse quem sabe o primeiro
a contar-me o que inventasse,
se um olhar de novo brilho
no meu olhar se enlaçasse.
Que perfeito coração
no meu peito bateria,
meu amor na tua mão,
nessa mão onde cabia
perfeito o meu coração.
Se ao dizer adeus à vida
as aves todas do céu,
me dessem na despedida
o teu olhar derradeiro,
esse olhar que era só teu,
amor que foste o primeiro.
Que perfeito coração
no meu peito morreria,
meu amor na tua mão,
nessa mão onde perfeito
bateu o meu coração.
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Foi dito por Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa, qualificou como lamentável o comportamento de João de Deus Pinheiro que foi cabeça de lista do PSD pelo distrito de Braga, e que abdicou do mandato na primeira sessão da nova Assembleia da República. TSF, 19/10/2009, reproduzido no Expresso online.
Se esses militantes fossem pessoas íntegras, não seria preciso...
domingo, 18 de outubro de 2009
"a Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana"...
Foi dito por Ângelo Correia
Ângelo Correia, in Diário de Notícias online, 18-10-2009
Aconteceu na minha terra: Cadela condutora mordeu a perna do polícia...
«Um condutor alcoolizado interceptado no sábado pela PSP junto ao Tribunal de Loures reagiu violentamente à detenção, tendo mordido na perna um dos agentes captores a ponto de este ter de ser socorrido no hospital.
Perto da meia-noite de sábado, uma patrulha da PSP mandou parar uma viatura com três pessoas manifestamente embriagadas, junto ao Tribunal de Loures, disse à Lusa uma testemunha ocular.
Ao promover a detenção do condutor, este reagiu violentamente e mordeu a perna de um dos agentes com tal tenacidade que este teve de ser assistido no hospital.
Um dos passageiros pôs-se em fuga e a PSP efectuou duas detenções.
Um dos detidos já tinha diversos pedidos de paradeiros por anteriores episódios idênticos de agressão a autoridades.»
sábado, 17 de outubro de 2009
Foi dito por João Pereira Coutinho...
"Para efeitos práticos, é indiferente eleger Deus Pinheiro ou a minha mulher-a-dias. E é indiferente substituí-los, embora eu desconfie de que a minha Fátima, tão sensata e pontual, seria uma vantagem para o hemiciclo. Se precisarem do contacto, por favor, não hesitem".
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
"Marcelo Rebelo de Sousa está um bocado gasto!"...
Ângelo Correia, sobre a hipótese de Marcelo Rebelo de Sousa como alternativa a Manuela Ferreira Leite na liderança do PSD. Diário Económico, 16/10/2009, reproduzido no Expresso online.
Foi dito por António Vitorino
António Vitorino, Diário de Notícias online, 16-10-2009
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Ainda o caso Maitê Proença: somos um povo sem causas, e com demasiado vagar...
Digo eu, que sou tonto.
Por favor, não deixem o PSD em lista de espera...
Paula Teixeira da Cruz, in Correio da Manhã online, 15-10-2009
Eis um exemplo da tão apregoada "verdade" de Manuela Ferreira Leite...
Maitê Proença pede desculpas aos portugueses que se sentiram ofendidos...
Faço daqui o seguinte apelo: vamos seguir o bom exemplo de Maitê Proença e, humildemente, pedir desculpas aos alentejanos, a Samora Machel, aos pretos, aos marrecos, aos coxos, às gordas, às feias, e a todas as outras "vitimas" das nossas piadas e graçolas...
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
No papel de advogado da diaba Maitê Proença...
Um povo que elegeu para o Parlamento Europeu um deputado (ver post anterior), que acha estúpidas as escolhas desse mesmo povo, não é um povo carneiramente estúpido?
Um povo em que os homens para se sentirem machos e bonitos vão ao Brasil casar com mulheres 50 anos mais novas, não é um povo frustradamente estúpido?
Como escreveu Brecht em "Perguntas de um Operário Letrado": "Tantas histórias...Quantas perguntas"
Não é só a Maitê Proença que acha o povo português estúpido...
Vasco Graça Moura, "Diário de Notícias", 14-10-2009, reproduzido no Público online.
terça-feira, 13 de outubro de 2009
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Caro David Dinis, aqui (também) não há Bloco
Fora a lança em Salvaterra, não há sombra de Bloco no poder local. Faz agora quatro anos, Sá Fernandes era mostrado como um exemplo. Mas até esse trunfo, feito uma estratégia que não excluía o poder, foi deitado fora. Agora, está provado, nada sobra. A volatilidade dos votos no partido de Francisco Louçã não pode surpreender. A estratégia de crescimento do partido nunca passou pelas pequenas estruturas, mas antes pelos maiores microfones do País. É uma luta de grandes frases, de grandiosos ideais, de combates ideológicos. Serve para conquistar almas, na hora de escolher uma forte oposição a um Governo que criou descontentamento, mas não para cativar almas para pequenas construções, para as coisas terrenas. A partir de agora tudo fica claro: para as câmaras e para as freguesias, o Bloco de Louçã não conta. E não conta porque, como prova o que aconteceu em Lisboa, o Bloco simplesmente abdicou de influenciar o poder por dentro. Agora, e depois destes resultados, Francisco Louçã vai mesmo ter de decidir para que serve o seu partido. Já não é uma opção - é um debate que será forçado a fazer.»
Foi dito por Fátima Felgueiras...
Fátima Felgueiras, a líder do movimento independente "Sempre Presente - Fátima Felgueiras a presidente" perdeu as eleições de domingo para Inácio Ribeiro, da coligação PSD/CDS-PP. A ex-autarca foi eleita presidente da Câmara Municipal em 1997 e reeleita com uma larga maioria em 2001, nos dois casos como candidata do PS. Em 2005, candidatou-se como independente, voltando a vencer. TSF, 12/10/2009, reproduzido no Expresso online.
José António Ribeiro Santos foi assassinado pela PIDE há 37 anos...
A sua morte pesou enormemente no movimento estudantil e revolucionário de então, mobilizou um grande número de pessoas até então não despertas para a luta política e o seu funeral transformou-se numa grande batalha contra o fascismo e contra a guerra colonial.
O exemplo político e o exemplo do carácter pessoal de Ribeiro Santos perduraram durante décadas e, apesar das actuais tentativas para os diluir ou mistificar, continuam bem fundas no coração dos revolucionários e antifascistas portugueses."
Vararam-te no corpo e não na força
e não importa o nome de quem eras
naquela tarde foste apenas corça
indefesa morrendo às mãos das feras.
Mas feras é demais. Apenas hienas
tão pútridas tão fétidas tão cães
que na sombra farejam as algemas
do nome agora morto que tu tens.
Morreste às mãos da tarde mas foi cedo.
Morreste porque não às mãos do medo
que a todos pôs calados e cativos.
Por essa tarde havemos de vingar-te
por essa morte havemos de cantar-te:
Para nós não há mortos. Só há vivos.
(José Carlos Ary dos Santos)
domingo, 11 de outubro de 2009
Medicamento indicado para aliviar a dor de Pedro Santana Lopes...
Cavaco Silva reintroduziu ódio na política portuguesa
De acordo com fonte policial do Comando da GNR de Vila Real, o homem tinha 57 anos e foi morto por "questões políticas".
O candidato socialista à Câmara de Mondim de Basto disse à agência Lusa que o candidato do PS à freguesia de Ermelo, António Cunha, "agiu em legítima defesa".
"O homicida agiu em legítima defesa e ficou inclusivamente ferido. A vítima esperou-o mesmo antes de abrirem as urnas, pelas 07:35, e disparou e o outro [candidato do PS] reagiu", afirmou o candidato socialista à autarquia de Mondim de Basto, Humberto Cerqueira.
De acordo com a fonte, a vítima terá passado "toda a noite a ameaçar a população de Ermelo de agressões caso votasse no PS".
Corpo do homem assassinado continua na assembleia
O corpo do homem hoje assassinado em Ermelo, Mondim de Basto, continua no interior da assembleia de voto, onde foi abatido pelo candidato do PS à junta de freguesia local, observou uma jornalista da Lusa.
O corpo permanece no interior da assembleia de voto, onde se encontram vários populares e se vive um clima de "grande consternação", adiantou.
Manuel António, que integra a mesa de voto, contou à Lusa que ele e a vítima estavam dentro da assembleia de voto por volta das 07:30, com a porta aberta, uma vez que ainda faltavam delegados, quando António Cunha, candidato do PS à Junta de Freguesia de Ermelo, chegou.
Acto eleitoral suspenso na freguesia
Em declarações à rádio TSF, um tenente da GNR informou que a assembleia de voto em causa se encontra encerrada. O homicida está em fuga e a GNR montou uma operação para tentar detê-lo.
Por favor...
Caro amigo e ministro Rui Pereira, o que se passa?
O que se passa?
sábado, 10 de outubro de 2009
Um dia destes, na Marmeleira, ninguém quer ouvir falar deste Marmelo...
Carlos Queiroz vai voltar ao sítio donde não devia ter saído...pode levar o Madail com ele!
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Marinho Pinto: "Fujam!"
Vídeo com imagens únicas de Anne Frank
Imagens únicas de Anne Frank, a menina judia alemã que se escondeu dos nazis em Amesterdão, Holanda, e morreu num campo de concentração aos 15 anos, podem ser vistas neste vídeo do YouTube.
Nas imagens, Anne Frank assoma à janela da sua casa, de onde observa uma das suas vizinhas no dia do seu casamento, a 22 de Julho de 1941.
Trata-se de 20 segundos com que a Fundação Anne Frank, impulsionadora da ideia, pretende que "as pessoas de todo o mundo conheçam o significado da vida" da menina judia.
Através do YouTube, os cibernautas podem ainda aceder a entrevistas com Otto Frank, pai de Anne, e a testemunhos de pessoas como Miep Gies, contemporânea da rapariga e que sabia que a sua família permanecia oculta.
A Fundação Anne Frank propõe-se inaugurar, em Abril, uma ala virtual do seu museu para que possa ser visitado através da Internet.
Anne Frank (1929-1945) viveu durante dois anos num anexo de um quarto de uma casa em Amesterdão com a sua família. Durante esse tempo escreveu um diário, que foi publicado pela primeira vez em 1947, dois anos depois do fim da II Guerra Mundial.
Uma ao acordar...
Pedro Santana Lopes, apelando à participação em massa nas eleições de domingo. TSF, 09/10/2009, reproduzido no Expresso online.
A selecção das vacas
O treinador Luiz Felipe Scolari considera que a selecção portuguesa tem as mesmas condições em termos de jogadores que tinha quando participou nos Euros 2004 e 2008 e no Mundial de 2006. in Público online, 09-10-2009.
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
O desespero da candidata fraudulenta
Elisa Ferreira, a candidata independente à Câmara do Porto, apoiada pelo PS, diz que Rui Rio só se tornou numa figura mediática nacional devido à sua agressividade contra o FC Porto. i, 08/10/2009, reproduzido no Expresso online.
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Mais uma aldrabice do Jerónimo de Sousa...
A expulsão de Carvalho da Silva: brevemente numa sala do nº 3 da Rua Soeiro Pereira Gomes, em Lisboa...
Apontando à mobilização da esquerda, Carvalho da Silva foi interrogado sobre se nestas autárquicas o seu voto iria para o candidato socialista ou para o candidato do PCP Ruben de Carvalho ao que respondeu “o voto é secreto”. »
Santana Lopes: mais sério, menos tusa
Domingos Amaral, director da "GQ", "Correio da Manhã", 07-10-2009, reproduzido no Público online.
terça-feira, 6 de outubro de 2009
Amália, 10 anos de saudade
Faz hoje 10 anos que Amália nos deixou. Nesse dia eu estava em Brasília, capital do Brasil que ela também amou e que tantas glórias lhe deu. Foi lá que chorei a sua partida...
Ora bolas! Obama fez-me lembrar o Anglia Fascinante
Almeida Santos: "Não precisamos de submarinos para nada"
...
"Espero que o engenheiro José Sócrates e o ministro da Defesa concordem comigo porque precisamos urgentemente de vender os submarinos para comprar armas que sejam úteis e necessárias para a defesa das nossas águas marítimas", considerou.»
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Políticos e Juízes são "farinha do mesmo saco"
A resposta parece-me óbvia: políticos (fazedores das leis e seus beneficiários) e Juízes (aplicadores das ditas) são "farinha do mesmo saco"!
domingo, 4 de outubro de 2009
Fernando Maurício, "Boa noite solidão", porque sim...
No regresso, quando contemplava o Tejo na ponte Vasco da Gama, lembrei-me do meu querido amigo Faísca, mais conhecido por Fernando Maurício.
Ai que saudades...
Notas:
No vídeo, onde se lê "o teu corpo de ternura", deverá ler-se "o teu corpo de negrura".
Este fado foi escrito por Jorge Fernando.
Foi dito pelo Tino de Rans
Vitorino Silva, conhecido como Tino de Rans, candidato independente à Câmara de Valongo, na sua "primeira grande aparição pública" na campanha às eleições autárquicas. "Lusa", 03/10/2009. Reproduzido no Expresso online.
Fernando Seara: "PSD tem de reflectir acerca do seu futuro"
sábado, 3 de outubro de 2009
Localizador, desde 2010:
Acerca de mim
- Alberto João
- "Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.