Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

domingo, 8 de dezembro de 2019

Scharnhorst - Descoberto um dos navios mais famosos da I Guerra Mundial


Navio alemão Scharnhorst


Um dos mais famosos navios da I Guerra Mundial, o alemão Scharnhorst, foi encontrado no fundo do Atlântico nas ilhas Malvinas, onde se afundou a 8 de dezembro de 1914 durante um ataque dos britânicos.  
A bordos seguiam mais de 800 tripulantes, recorda o La Vanguardia
Além deste navio, outros oito navios de guerra alemães afundaram nessa batalha em que a Marinha Real Btitânica saiu vencedora. 
Para encontrar o Scharnhorst, foi preciso socorrer a um submarino autónomo para chegar ao local. 
"O momento em que o descobrimos foi extraordinário", contou, em comunicado, o arqueólogo marinho que liderou a expedição,  Mensun Bound.
"Muitas vezes, andamos atrás de sombras no fundo do mar. Mas neste caso, não havia dúvidas de que se tratava do navio alemão". 
A expedição para encontrar este e outros navios de guerra arrancou em dezembro de 2014 por ocasião do centenário da batalha das Ilhas Malvinas
Apesar do insucesso inicial, a equipa não desistiu, recorrendo  a quatro submarinos autónomos [AUV Ocean Infinity] de última geração equipados com sondas capazes de 'vasculhar' uma área de 4.500 km quadrados. 



Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.