«Discussão entre blogues de apoio ao PS e ao PSD acaba em ofensas. Candidato a deputado envolvido na polémica.
Uma análise política, uma resposta irónica, um insulto. O debate entre os blogues de apoio ao PS e ao PSD para as eleições legislativas entrou este fim-de-semana no campo da ofensa pessoal. "O João Gonçalves é um filho da puta", escreveu o blogger do SIMplex e candidato a deputado independente pelo PS nas listas de Santarém, João Galamba, em reacção a um texto publicado no blogue Jamais. "Foi uma reacção a quente. Mas assumo o insulto, que não foi gratuito: o post do João Gonçalves foi inaceitável e não era debate político", explicou Galamba ao i.
Tudo começou com uma crítica a Manuela Ferreira Leite. Às 12h00 de domingo, o apoiante do PS e blogger do SIMplex, João Constâncio, publicou um texto sobre a reacção da presidente do PSD ao crescimento de 0,3% no PIB português. "Como MFL não disse nada na quinta-feira, concluí que tinha ficado mesmo sem discurso. Só lhe restava a ideia de que Sócrates é um aldrabão", escrevia Constâncio. Três horas depois, no blogue Jamais, de apoio ao PSD, o blogger João Gonçalves ripostava: "Este é filho do outro. Expele exactamente o mesmo estilo de flatulência política do papá", escreveu, numa alusão ao facto de João Constâncio ser filho do governador do Banco de Portugal e antigo secretário-geral do PS, Vítor Constâncio. A resposta no SIMplex surgiu ao final da tarde: "Um pode ser 'filho do outro'. Mas o João Gonçalves é um filho da puta", escreveu Galamba.
No dia seguinte à publicação do insulto, João Galamba assumiu ao i que "não deveria ter escrito aquilo num blogue de apoio ao PS". Mas resiste à ideia de arrependimento. "O post que motivou a minha reacção foi escrito sob a capa do debate político. Mas aquilo era, no fundo, um enxovalho e um insulto a uma pessoa de quem sou amigo", defende.
Embora lamente o incidente, João Galamba não aceita "que se tirem ilações precipitadas" do sucedido. Porque, diz, "o registo do debate entre o SIMplex e o Jamais não tem sido este". E também rejeita a ideia de o seu insulto assumir contornos mais graves devido à sua condição de candidato a deputado. "Quem me conhece sabe que não é um tipo de coisa que faça. Foi uma reacção a quente que não se repetirá", garante, relativizando o impacto do insulto que deixou no SIMplex. "Um blogue não é um jornal e muito menos o Parlamento."
Ideia diferente tem o alvo do insulto, o blogger João Gonçalves. "Parece-me desagradável que um candidato a deputado use este tipo de linguagem carroceira", aponta. Mas sobre as causas do incidente, diz que "não há comentários a fazer: as coisas falam por si". O apoiante do PSD limita-se, por isso, a recusar a ideia de ter sido insultuoso: "Se dissesse que ele era filho de pai incógnito é que era grave. Limitei-me a fazer uma crítica política sem intuito de ofensa, relacionada com uma figura pública como é o Sr. Vítor Constâncio", garante. »
in "i" online, 19-8-2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Localizador, desde 2010:
Acerca de mim
- Alberto João
- "Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.
1 comentário:
Caro Zorate
Tens um Blogue muito interessante e esta noticia revela a Politica no seu pior..
Enviar um comentário