Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Esta noite há chuva de estrelas...

Arme-se de paciência e prepare-se para passar uns largos minutos de olhos postos no céu se quiser observar a chuva de estrelas previstas para esta noite. A lua nova promete ajudar ao espetáculo. Confira os CONSELHOS PARA UMA MELHOR OBSERVAÇÃO do fenómeno



- Chuva de estrelas captada em Vancouver no dia 16 de Agosto de 1976 -



O nome correto para o fenómeno que esta noite deverá ser visível em todo o hemisfério norte é chuva de perseidas (por surgirem na constelação de Perseus, fruto do cruzamento da Terra com a cauda do cometa Swift-Tuttle.

As estrelas cadentes chegam a atingir velocidades de cerca de 60 quilómetros por segundo ao entrarem na atmosfera e podem ser observadas a olho nu, a partir da meia-noite.

CONSELHOS PARA UMA BOA OBSERVAÇÃO:

- Afaste-se de locais muito iluminados. Quanto mais escuro tiver, mais facilmente poderá observar as perseidas

- Se quiser observar o fenómeno sem sair de casa, apague todas as luzes e espere cerca de 15 minutos para que os seus olhos tenham tempo de se ambientar totalmente ao escuro

- Não tente focar a sua observação num objecto concreto. Tente observar em direcções diferentes
Texto in Visão online, 12-8-2010
Imagem in Google

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.