Dr. Passos, V. não terá uma terceira chance
Passaram dois meses, mas já começo a ficar farto deste governo. Ainda não vimos cortes de despesa a sério. Existe um desejo de cortar, mas só isso. Bem sei que não está fácil, que a casa parecia um bordel socialista, etc. Donde a aceitação resignada do imposto extraordinário em Julho . Mas há limites. Na semana passada, a par do novo aumento de impostos, o ministro das finanças devia ter apresentado cortes concretos e brutais na despesa. Como Gaspar não fez isso, ficámos apenas com mais um aumento de impostos e, ai que bom, com umas entrevistas e declarações (Gaspar, Moedas e Passos) a colocar em cima da mesa o desejo de cortar historicamente na despesa. Pois, muito bem, meus caros Gaspar, Moedas e Passos: esse corte histórico na despesa tem mesmo de aparecer, porque V. Exas. não terão uma terceira chance. Se apresentarem mais aumentos de impostos sem uma redução pantagruélica da despesa, o caldo entornar-se-á, meus caros.
O momento chave será a apresentação do Orçamento de 2012. Até esse momento, este governo estará, no fundo, a gerir o caos herdado. Mas após a apresentação do OE 2012, as desculpas acabarão. A herança socrática continuará a pesar , mas todos os instrumentos já estarão na posse deste governo. Será nesse momento que veremos uma coisa: este governo tem cojones babilónicos ou é só conversa? Há coragem para cortar ou não? Este governo quer fazer história ou quer ser só mais um? Há 14 mil instituições atreladas ao Orçamento. 14 mil. Querem um desenho? O país vai perceber os cortes e o encerramento de milhares dessas instituições. Aumento de impostos sem o sacrifício desta galáxia estatal é que não é aceitável.
E, já agora, uma palavrinha especial sobre uma despesa especial: Dr. Passos, não se atreva a pagar tudo ao dr. Jorge Coelho & afins. Aquelas PPP têm de ser renegociadas em nome do interesse nacional . Se não se importa, meu caro, eu não quero ser um escravo fiscal das PPP de Sócrates & Lino. Por uma vez na vida, a Mota-Engil & afins têm de sentir o peso do Leviatã. Se pagar tudo ao dr. Coelho, V. Exa. passará a ser igual ao indivíduo que ocupou o seu lugar até Junho passado. Sabe o que isso significa? Que a malta vai deixar de ser bem-educada.
Imagem, subtítulo e texto in Expresso online, 16-8-2011
Título do post retirado do texto com tradução de Zorate
Sem comentários:
Enviar um comentário