Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

SOLSTÍCIO DE INVERNO





Hoje, quarta-feira, 21 de dezembro de 2016, pelas 10h44m, ocorre o Solstício de Inverno.
O Solstício de inverno é um fenómeno astronómico que acontece todos os anos ao dia 21 ou 22 de dezembro, e que marca o início do inverno no hemisfério norte e do verão no hemisfério sul.
Este dia é o dia mais curto do ano e consequentemente a noite mais longa do ano. A partir deste dia a duração do dia começa a crescer. Na antiguidade, este dia simbolizava a vitória d
a luz sobre a escuridão.
Os solstícios ocorrem duas vezes ao ano. No dia 20 ou 21 de junho acontece o Solstício de Verão, e no dia 21 ou 22 de dezembro ocorre o Solstício de Inverno.
O Solstício de Inverno marca o princípio do inverno em Portugal e corresponde à data em que o Sol se encontra mais a sul.
A palavra solstício vem do latim "sol" e sistere "que não se move". O Solstício de Inverno ocorre quando o Sol atinge a maior distância angular em relação ao plano que passa pela linha do equador.
Faço votos para que este Solstício traga a Todos Vós momentos Felizes!
Bom dia!



Imagem do Google

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Bem-vindo sejas, Outono! :)



Bom dia! :)
Hoje, 22 de setembro, exatamente às 14h21m, verifica-se em Portugal e em todo o hemisfério norte, o equinócio de Outono.
O equinócio de Outono é a designação que a astronomia atribui ao fenómeno natural que assinala o final do Verão e a chegada da nova estação. É o instante preciso em que o Sol cruza o plano do equador celeste, o que decorre em setembro no hemisfério norte e em março no hemisfério sul.
Equinócio é o momento do ano em que a duração do dia é igual ao da noite.
Bem-vindo sejas, Outono! :)




(Imagem do Google)

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

O imposto "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades" defendido por Passos e Mortágua


Há dois anos Pedro Passos Coelho defendia exatamente o mesmo princípio fiscal a que agora o PSD chama de "imposto Mortágua", e que classifica de "tentativa de sovietização do país".
Mas também é preciso ter a honestidade intelectual de reconhecer que há dois anos, quando o líder do PSD defendia esta medida, a esquerda teve vigorosa oposição ao saque.
Ou seja, quando é que os partidos deixam de estar a favor ou contra, consoante estão no poder, ou com o poder, ou na oposição?
Bom dia! :)







terça-feira, 20 de setembro de 2016

Mariana Mortágua, o PS e o slogan "Os ricos que paguem a crise!"


Anda por aí, a meu ver, um excessivo alarido sobre o facto de Mariana Mortágua vir a público gritar contra o capitalismo e pretender pôr os mais ricos a pagar mais impostos.
Ora, esta bloquista limitou-se a ir buscar ao baú o velho slogan (foto em baixo) da UDP (força política integrante do Bloco de Esquerda) e, por conseguinte, está a cumprir ideais com mais de 40 anos.
Por isso, até aqui, tudo normal no quartel-general da Rua da Palma, 268, em Lisboa.
Coisa diferente, recon
heço, é a circunstância de o PS permitir que seja alguém fora do Governo a anunciar medidas governativas que podem afastar investidores e, consequentemente, deitar por terra o crescimento económico, tão necessário para uma melhor redistribuição de riqueza.
Mas isso é o preço que o PS tem que pagar pela manutenção da sobrevivência política do seu líder, uma vez que o PCP e o Bloco de Esquerda não irão deixar de impôr, compreensivelmente, as suas agendas políticas.
Negócios, são negócios, e não há almoços grátis.
E sobre isso, ainda a procissão vai no adro.
Bom dia! :)









domingo, 18 de setembro de 2016

Helder Esménio foi convidado pela Direção Nacional do PS para ser o candidato do partido à Câmara de Salvaterra de Magos



Estou em condições de informar os meus amigos e as minhas amigas, em especial os residentes no concelho de Salvaterra de Magos, que a Direcção Nacional do Partido Socialista convidou Helder Manuel Esménio para ser, mais uma vez, o candidato do PS a Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos nas próximas eleições autárquicas de 2017.

Bom dia! :)


Helder Esménio à conversa com António Costa na aldeia avieira do Escaroupim, Salvaterra de Magos



sábado, 17 de setembro de 2016

Pedro Passos Coelho e o livro de mexericos da vida sexual de políticos escrito por José António Saraiva




Pedro Passos Coelho, Presidente do PSD e ex-Primeiro Ministro de Portugal, que no passado já viu a sua vida pessoal escancarada nos tabloides da nossa praça, a propósito de alegados cenários de violência doméstica com a sua ex-mulher Fátima Padinha (ex-Doce), publicações que visaram retirar credibilidade à sua vida política, e que o próprio a seu tempo condenou, vai agora apresentar o livro do jornalista José António Saraiva (ex-diretor do Expresso e ex-diretor do Sol), cujo tema é sobre mexericos da vida sexual de políticos.
Ou seja, ele há coisas do...
Boa noite! :)

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Democracia Representativa VS Vontade Expressa Diretamente nas Urnas


Hoje no Brasil, como recentemente em Portugal, a democracia representativa venceu a vontade expressa diretamente pelos eleitores nas urnas.
Dilma Rousseff eleita Presidente da República há cerca de dois anos por mais de 54 milhões de brasileiros foi afastada definitivamentedo do cargo pela democracia representativa (Parlamento e Senado).
Pedro Passos Coelho foi o candidato a primeiro-ministro escolhido pelos
portugueses nas Legislativas de 2015, porém, a Democracia Representativa colocou António Costa no cargo.
Sendo certo que em Portugal as Legislativas servem para eleger Deputados da AR, ninguém pode ignorar o FACTO que desde Abril de 1974 os líderes do PS e PSD são, em boa verdade, candidatos ao cargo de primeiro-ministro.
Saliento dois factos que comprovam aquilo que escrevo:
1 - Na disputa interna pela liderança do PS, eu votei expressamente em António Costa como "Candidato do PS a primeiro-ministro".
2 - António Costa foi candidato a Deputado pelo círculo de Lisboa, no entanto fez espalhar por todo o país cartazes com a sua foto.
Ou seja, se houve Golpe no Brasil, houve Golpe em Portugal.
Boa tarde! :)



sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Francisco Seixas da Costa e a imunidade diplomática dos agressores de Ponte de Sor




O Senhor embaixador Francisco Seixas da Costa, que conheço pessoalmente e pelo qual tenho grande estima e consideração, veio a terreiro explicar, detalhadamente, do ponto de vista diplomático, o caso dos gémeos iraquianos, de 17 anos de idade, que espancaram quase até à morte um jovem português de 15 anos, em Ponte de Sor, e que segundo parece também utilizaram na tareia um carro da embaixada onde o pai é o representante diplomático do Iraque em Portugal.
Escreveu o Senhor embaixador:
«Esta situação tem laivos de injustiça objetiva e é natural que seja sentida como tal pela opinião pública. Mas ela é o "preço" a pagar pela salvaguarda da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, um acordo internacional datado de 1961 e que regula a vida diplomática à escala do planeta, sendo considerado quase unanimemente como uma excelente Convenção.
...
Se considerar que se confirmam os indícios de que aqueles cidadãos praticaram atos que configuram abusos da imunidade diplomática que lhes havia sido concedida, o governo português tem a possibilidade de considerar esses titulares de imunidade "personae non grata" e obrigar à sua saída do país num dado prazo.»
Ou seja, os agressores não podem ser julgados em Portugal.
Mas os três - pai e os dois filhos delinquentes - podem ser recambiados.
A meu ver, devem sê-lo quanto antes.
A não ser que o governo português queira que seja um familiar ou amigo do agredido a resolver o assunto.
Bom dia! :)

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Congresso do MPLA e o meu OBRIGADO ao Bloco de Esquerda





Pensei em escrever neste meu blogue pessoal um artigo sobre aquilo que penso dos partidos políticos portugueses que estão desde ontem em Luanda a apoiar um partido político angolano que sustenta um Governo de corruptos que enriquecem desalmadamente, enquanto o povo angolano morre à fome e devido a doenças que seriam curadas com vacinas cujo preço ronda €1 (um euro).
Mas como teria que usar palavras duras e, consequentemente, correr o risco de ferir a sensibilidade de amigos meus e amigas minhas apoiantes desses partidos, deixo aqui, APENAS, o meu reconhecimento e OBRIGADO ao Bloco de Esquerda.
Bom dia! :)



terça-feira, 9 de agosto de 2016

Incêndios, fatalidade ou indústria de interesses obscuros?




Os incêndios são uma fatalidade ou uma indústria de interesses obscuros?
Há muitos anos que oiço dizer que os incêndios se combatem no inverno, através da prevenção.
Porém, os anos passam e os Governos, todos eles, não realizam a devida prevenção na época baixa.
O Estado não limpa convinientemente as suas matas e, consequentemente, não tem autoridade moral para impor a limpeza de propriedades privadas.
Com milhares de militares em tempo de paz; milhares de reclusos; e milhare
s de desempregados, porque razão não são estes homens e mulheres mobilizados para a prevenção de incêndios?
Só encontro uma explicação: os incêndios foram transformados numa poderosa indústria cujos interesses são protegidos pela classe política que tem exercido o poder em Portugal.
Esta obscura indústria pode estar a alimentar grandes interesses económicos como Madeireiros e empresas fornecedoras de meios aéreos de combate a incêndios, entre outros.
Bom dia!

sábado, 6 de agosto de 2016

«Presidente (Marcelo) quer explicações quando voltar do Brasil»







IRONIAS DA POLÍTICA PORTUGUESA


O Presidente da República, representante máximo do Estado português, tido como um homem de Direita, viajou para o Euro2016 e quis pagar do seu bolso as despesas de deslocação.
Três Secretários de Estado de um Governo Socialista, supostamente homens de Esquerda, viajaram para o mesmo Euro2016 à custa de uma empresa que deve ao Estado português 130 milhões de euros.
Quem é que acredita em almoços grátis? :)
Bom dia! :)

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

FAZ HOJE 7 ANOS!



Foi no dia 4 de Agosto de 2009 que tomei a decisão de deixar de fumar, sem ter sido pressionado por qualquer problema de saúde.
Foi talvez a decisão mais inteligente da minha vida.
Confesso que degustar um charuto após cada refeição foi para mim, durante muitos anos, um "prazer dos deuses".

Acontece que esse prazer deu lugar a Adição e quando deixei de fumar passavam pela minha boca diariamente cerca de 10 charutos.
Ora, seguindo a sabedoria popular "Para grandes males, grandes remédios" decidi, em boa hora, pôr fim aquela estúpida Adição.
Entretanto, o facto de sempre ter tido em casa os melhores charutos do mundo (Cohiba, Montecristo e Romeo y Julieta) devidamente instalados em humidificadores (que mantêm os charutos com a temperatura entre os 18°C e os 21ºC e humidade a cerca de 70%) para oferecer aos amigos que me visitam, e não sentir nenhum apelo para os fumar, é para mim um prazer incomensuravelmente superior àquele que tinha quando os fumava.
 
Votos de um dia Feliz para Todos Vós! :)







Imagem do Google

Afinal, os políticos são Todos iguais. Apenas mudam de posição no Poder ou na Oposição


Se um Secretário de Estado do Governo anterior (da Direita que NUNCA teve os meus votos) tivesse viajado durante o Euro2016, a convite de uma empresa que tem um conflito fiscal de mais de 100 milhões de euros com o Estado português, o que diriam PS, PCP e Bloco de Esquerda?
Como quem viajou nestas condições foi um Secretário de Estado do atual Governo, assistimos a um silêncio assustador por parte dos Partidos que apoiam o Governo de António Costa.
Afinal, quer-me parecer que os políticos são Todos iguais e que apenas mudam a sua posição consoante estão na Oposição ou no Poder ou ainda quando opoiam quem está.
Bom dia! :)


- Secretário de Estado Fernando Rocha Andrade em foto do Google -


segunda-feira, 1 de agosto de 2016

NÃO HÁ VIDAS PERFEITAS, CADA UM DE NÓS CARREGA UMA CRUZ



Quando nos surge uma contrariedade, temos tendência a desabafar que não temos sorte e que tudo o que é mau nos acontece.
Por vezes, não resistimos à tentação de fazer comparações com a vida dos outros e dizemos mesmo: “Aquele fulano tem uma sorte do caraças. Nada de mau lhe acontece”.
Ora, é um erro esta nossa apressada apreciação.
A meu ver, que em 58 anos já tive múltiplas atividades profissionais, já conheci pessoas
de todos os estratos sociais e viajei pelo mundo fora, cada um de nós tem uma Cruz para carregar.
A saber:
Ou temos um casamento falhado e consequentemente somos privados da felicidade de acompanhar os nossos filhos diariamente e, em contraponto, somos “obrigados” a criar filhos alheios; ou temos um filho ou filha cujo casamento deu para o torto e consequentemente vemos os nossos netos entregues a padrastos e madrastas que nem sempre podem tratá-los bem; ou temos problemas sérios de falta de dinheiro que nos impedem de ter uma vida condigna; ou temos uma doença grave que nos pode retirar a esperança do futuro; ou temos um filho ou filha toxicodependente; ou temos um filho ou filha deficiente; ou vivemos e/ou temos um filho ou filha que vive à custa de Adições impeditivas de uma vida feliz; ou Deus não nos deu a possibilidade de ter filhos e/ou netos; ou temos filhos desempregados; ou amamos alguém que não nos ama; etc.
A minha Cruz está devidamente identificada e procuro levá-la ao Calvário, o melhor que sei e posso.
Votos de uma segunda-feira Feliz para Todos Nós! :)





Imagem do Google

terça-feira, 19 de julho de 2016

Há "pokémons" em Muge?



Por volta das 3 horas da madrugada, fiquei com a impressão de ter avistado uma concentração de "pokémons" no adro da igreja de Muge. :)
A espreitar lá de cima, numa das torres, pareceu-me ter visto o "Pikachu". :)
Estariam ali à espera da hora da missa ou da abertura do Silas para degustarem uma bifana? :)
Bom dia! :)




Imagem do Google

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Nunca fiz num elevador. Mas já experimentei no WC de um avião





Nunca fiz num elevador.
Mas já experimentei no WC de um avião.
Alguns minutos depois de ter começado, e quando ofegante e literalmente entrava nas nuvens... sobre o oceano Atlântico, uma hospedeira bateu à porta e... acordei.
Pedi desculpa pelo acontecido, e a aeromoça simpaticamente sorriu.
Esta minha capacidade de adormecer em qualquer lado já vem de longe.
Boa noite! :)




domingo, 5 de junho de 2016

QUARENTA ANOS


Faz hoje quarenta anos,
que por amor nos encontrámos,
numa noite na praia de Mira,

com a Isabel, o Chélinho e a Alzira.
Foi num baile no dia 5 de Junho de setenta e seis,
que dançámos juntos pela primeira vez,
esta música com poucos decibéis,
que Gal Costa famosa fez:
“Índia da pele morena,
sua boca pequena
eu quero beijar.”
Enquanto contigo dancei,
ao teu ouvido o pedido de namoro balbuciei.
Acho que até gaguejei.
Pouco tempo depois respondeste "sim".
Obrigado, Donzília, por há 40 anos fazeres parte de mim!


Alberto João Catujaleno, Salvaterra de Magos, 5 de Junho de 2016.
 
 




Pode ver/ouvir este vídeo em 'Horta do Zorate TV' no canal 23 84 18 do MEO



quarta-feira, 25 de maio de 2016

Opinião contra a corrente da minha Esquerda






Faz hoje dois anos que o meu Amigo António Costa decidiu disputar a liderança do PS ao então Secretário-Geral, também meu Amigo, António José Seguro.
O pretexto apresentado foi que Seguro tinha vencido as Autárquicas de 2013 e Europeias de 2014 por "poucochinho".
O desígnio apontado por Costa foi este: "A minha ambição é que a derrota histórica da direi
ta corresponda a uma vitória histórica do PS".
Eu alinhei neste pretexto e desígnio, e no dia 28 de setembro de 2014, votei em António Costa para ser o candidato do PS a primeiro-ministro.
Ora, nas Legislativas de 2015, realizadas no dia 4 de Outubro, António Costa, candidato do PS a primeiro-ministro, foi derrotado - e não foi por “poucochinho” - nas urnas pelo povo português.
Quando o país esperava por uma atitude de Humildade Democrática e conforme à Ética Republicana, e tendo em conta também o pretexto que utilizou para afastar o seu antecessor na liderança do PS e o grande falhanço no objetivo traçado (mencionados em cima), eis que Costa numa habilidade nunca antes vista em Portugal conseguiu que os partidos à sua esquerda garantissem a sua sobrevivência política.
Se o PS tivesse ganho as Legislativas de 2014 sem maioria absoluta, eu seria o primeiro a apoiar a solução encontrada, que defendo há mais de 40 anos.
Ora, acontece que António Costa e o PS foram os grandes derrotados pelos portugueses nas urnas.
Para mim, os meios não justificam os fins. Mal desde país e da humanidade, se fossemos por aí.
Até ver, há festança e foguetes no ar, veremos como esta festa vai acabar.
Boa noite! :)





 Alberto João (Catujaleno), Ribatejo, 25 de Maio de 2016
Imagem do Google

Faz hoje 36 anos que fui Pai pela segunda e última vez







Parabéns, Sofia!
Obrigado, Donzília!








domingo, 22 de maio de 2016

Obrigado, Sporting de Braga!






Depois da sesta acordar
eu nem queria acreditar
na notícia que a TSF estava a dar.
O meu Braga acabara de ganhar
enquanto eu estive a sonhar

a Taça, após o Porto derrotar.
Por isso vou festejar
e um litro de água vou saborear.

(Alberto João Catujaleno)






Alberto com o cachecol do Sporting de Braga, Ribatejo, 19 de Dezembro de 2014.
Auto-retrato by Alberto João Catujaleno

sábado, 21 de maio de 2016

CAVACO, JESUS E BRUNO DE CARVALHO




Já com algum distanciamento temporal dos factos, vieram-me hoje à memória estes três ilustres personagens que, a meu ver, fizeram comunicações desastrosas que tiveram o efeito contrário daquilo que pretendiam.
A saber:
Cavaco Silva - Após as Eleições Legislativas de 2015, o então Presidente da República procurou, num discurso a roçar um certo estilo raivoso, condicionar a solução governativa apenas a um entendimento entre PSD/CDS e PS, coloc
ando o PCP e o Bloco de Esquerda à margem da solução, ignorando com isso a Constituição da República Portuguesa, que jurou cumprir e fazer cumprir. O resultado desta comunicação desastrosa foi aquilo que sabemos: O PS que ainda estava dividido entre Costistas e Seguristas, colocou as divergências de lado e uniu-se em torno de António Costa, e este, de candidato a primeiro-ministro fortemente derrotado nas urnas, foi levado em ombros e foi consagrado como o grande vencedor do ano. O PCP e o Bloco de Esquerda furiosos por terem sido excluídos por Cavaco, fizeram aquilo que NUNCA tinham feito em mais de 40 anos: de inimigos figadais do PS, passaram a amigos e grandes defensores de um Governo Socialista. Até quando não sabemos. Mas, depois de o PCP e o Bloco de Esquerda se terem aliado à Direita para derrubar o segundo Governo de Sócrates, quem diria que este "casamento" era possível? :)
Jorge Jesus e Bruno de Carvalho - A época passada começou bem para o meu Sporting. Eu diria, mesmo muito bem. O Sporting liderava a I Liga com alguns pontos de avanço sobre os dois clubes rivais Benfica e FC Porto, e tudo fazia acreditar que o clube de Alvalade seria Campeão na época 2015/2016. Ora quando, Jorge Jesus e Bruno de Carvalho começaram a "cantar de galo" e a "comprar" guerras desnecessárias com a Arbitragem; com a Comunicação Social; com os Clubes Rivais, deixando para trás o mais importante e essencial: O Sporting Clube de Portugal. O resultado foi aquele que se viu. Terão, Jesus e Bruno de Carvalho, aprendido a lição? :)
Boa noite! :)








Imagens in Google

sábado, 14 de maio de 2016

Golpe Político VS Democracia Representativa e Constitucional; no Brasil e em Portugal



Na generalidade, as pessoas que em Portugal consideram que o Governo de António Costa é Constitucionalmente legítimo, uma vez que é suportado pela maioria dos Representantes do Povo (Deputados da Assembleia da República) são as mesmas que dizem ter acontecido um Golpe Político no Brasil, em relação a uma decisão tomada pela mesma Democracia Representativa, ou seja, Câmara de Deputados e Senado.
A saber:
Em Portugal, nas Legislativas de 2015, o meu amigo António Costa, candidato a primeiro-ministro (sim, nas eleições internas do PS, eu votei em António Costa, como candidato do PS a primeiro-ministro), foi inquestionavelmente derrotado pelo povo português nas urnas. Ainda assim, conseguiu garantir uma maioria de deputados na Assembleia da República que constitucionalmente lhe tem garantido apoio parlamentar.
Ou seja, António Costa, através de um Golpe, conseguiu que PS, PCP e Bloco de Esquerda garantissem a sua sobrevivência politica através da legitimidade da Democracia Representativa e Constitucional.
No Brasil, no dia 5 de outubro de 2014, Dilma Rousseff foi eleita Presidenta da República com o apoio de cerca de 55 milhões de brasileiros. Porém, decorrido cerca de um ano e meio, a maioria dos representantes que constituem a Democracia Representativa e Constitucional deliberou, na Câmara de Deputados e no Senado, suspender o seu mandato, com o argumenro de que a Presidenta cometeu falhas graves, que constitucionalmente poderão levar à perda de mandato.
Chegado aqui, parece-me que, para alguns portugueses, a Democracia Representativa e Constitucional que funcionou em Portugal, no Brasil é um Golpe Político contra a Democracia e Constituição.
Ora, "Não bate a bota com a perdigota".
Sábado Feliz para Todos Nós! :)


sábado, 7 de maio de 2016

Olhos de Água - Nascente do Rio Alviela






Vídeo feito por Alberto João (Catujaleno), no dia 5 de Maio de 2016, Quinta-feira da Ascensão/Dia da Espiga, dia da inauguração das obras de requalificação da praia fluvial dos Olhos de Água.

Pode ver este vídeo em 'Horta do Zorate TV' no canal 23 84 18 do MEO


domingo, 1 de maio de 2016

Dia 1 de Maio de 1974, um dia inesquecível para mim



Faz hoje 42 anos que eu estava no meio desta multidão (foto em baixo), no Estádio 1º de Maio (da FNAT - Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho, agora INATEL - Instituto Nacional de Apoio aos Tempos Livres, actualmente dirigido pelo meu amigo Francisco Madelino, também Presidente da Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos), na maior manifestação realizada em Portugal.
Dia 1 de Maio de 1974, um dia inesquecível para mim.
Viva o 1º de Maio!
Viva o Dia do Trabalhador!





Foto do arquivo do Diário de Notícias.

Obrigado, Mãe!






Pode ver e/ou ouvir este vídeo em 'Horta do Zorate TV' no canal 23 84 18 do MEO


quinta-feira, 28 de abril de 2016

Feliz Aniversário, Avó da minha Neta!


«Ai, como são lindos
sedosos
maravilhosos
deslumbrantes
mais que dantes
os cabelos brancos
da avó da minha neta.»

Alberto João (Catujaleno), Ribatejo, 9 de Abril de 2016.
in blogue 'poeta e louco um pouco'.






Pode ver e ouvir este vídeo em 'Horta do Zorate TV' no canal 23 84 18 do MEO


quarta-feira, 20 de abril de 2016

Dúvidas que me passam pela cabeça



As pessoas que no Facebook ou Twitter avisam os amigos e as amigas que a PSP e a GNR estão a fazer uma Operação STOP em determinado local, e que na estrada fazem sinais de luzes a alertar para a existência de patrulhas fiscalizadoras, fazem parte do grupo de Automobilistas empenhados na redução da alta taxa de mortalidade nas estradas portuguesas, ou fazem parte do grupo cujo comportamento é factor contributivo para essa sinistra realidade?
 
Boa tarde! :)

“Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.”





Imagem in Google

segunda-feira, 18 de abril de 2016

A "linguagem sexista" do manifesto eleitoral do Bloco de Esquerda


O manifesto eleitoral que o Bloco de Esquerda apresentou para as Legislativas de 2015 tem 68 páginas.
Para não maçar demasiado os meus amigos e as minhas amigas, fui só até à página 7, e encontrei seis trechos de “linguagem sexista”, que aqui transcrevo, aos quais acrescentei, em cada um, um pequeno comentário meu:

- «A pobreza e a malnutrição atingem entre um quarto e um terço das crianças e dos idosos». Idosos? E as idosas, Catarina?  :)

- «Neste âmbito a convocação de um referendo sobre o Tratado Orçamental é uma passo essencial, permitindo, desta forma, que os cidadãos se pronunciem nas urnas sobre a camisa de forças austeritária imposta ao país». Cidadãos? E as cidadãs, Catarina? :)

- «Esta opção pelo combate à exclusão dos desempregados responde à emergência social, combate a pobreza e traduz-se num impacto imediato em termos de procura, porque os desempregados em situação de carência canalizam este rendimento para o consumo imediato». Desempregados? E as desempregadas, Catarina? :)

- «Devolução dos salários cortados aos trabalhadores da função pública». Trabalhadores? E as trabalhadoras, Catarina? :)

- «Mesmo sem controlo público da banca, estas propostas imediatas enfrentam abusos grosseiros, como os cometidos pelos banqueiros portugueses na última década». Banqueiros? E as banqueiras, Catarina? :)

- “Criação de um registo público dos beneficiários últimos de todos os veículos». Beneficiários? E as beneficiárias, Catarina? :)

Ou seja, bem pregou freira Catarina há sete meses atrás… faz o que ela diz e não o que ela faz.


Bom dia! :)

sábado, 16 de abril de 2016

O Dia D de Dilma





Bom dia! :)
Amanhã será o Dia D de Dilma.
É já neste domingo, 17 de abril de 2016, que na Câmara dos Deputados acontece a votação que definirá se o processo de "impeachment" (impedimento; destituição de cargo) contra a presidente Dilma Rousseff terá continuação.
Já aqui escrevi que, a meu ver, Dilma cometeu um grave erro político quando tentou levar Lula da Silva para o Governo, com o propósito de dificultar a ação da Justiça brasileira.
Ora, num Estado de Direito
o Chefe de Estado deve ser o garante do regular funcionamento das instituições democráticas, e não uma força de bloqueio a esse funcionamento.
Ainda assim, não deixa de ser relevante o facto de não haver nenhuma prova criminal contra Dilma e, em contraponto, a maioria dos deputados que estão disponíveis para votar a favor da sua destituição terem casos pendentes com a Justiça.
Que Deus Abençoe o Brasil e os nossos Irmãos brasileiros, assim como os portugueses que vivem naquele Paraíso!
Sábado Feliz para Todos Nós! :)


Imagem in Google




domingo, 10 de abril de 2016

O seu a seu dono: A Grande Falácia da Associação 25 de Abril





Tenho a maior Admiração e Gratidão pelos Capitães de Abril.
Jamais me esquecerei da Liberdade e Democracia que me deram e, sobretudo, do facto de terem feito uma Revolução que acabou com a Guerra do Ultramar, para onde certamente eu seria mobilizado 5 anos mais tarde, caso não tivesse acontecido a Revolução de Abril de 1974.
É pois com a Liberdade que me foi dada por estes Heróis de Abril, que tenho o dever moral de mais uma vez (na ocasião escrevi aqui sobr
e o assunto) denunciar a grande falácia da Associação 25 de Abril quando há dois anos "gritou ao mundo" que os militares de Abril não iriam participar nos 40 anos do 25 de Abril na Assembleia da Repúlica porque a presidente da mesma, Assunção Esteves, não autorizava que os "capitães" falassem durante as cerimónias oficiais na Assembleia.
Ora, como aqui escrevi, na altura, há dois anos, NUNCA um Militar de Abril falou nas comemorações oficiais, na qualidade de Capitão de Abril. Falou Marques Júnior, por sinal uma intervenção inesquecível, mas na condição de deputado do PS. Penso que Mário Tomé também o terá feito como deputado da UDP.
Tal como este ano, os 'Capitães de Abril' vão estar presentes (e bem!), mas sem usarem da palavra. Como sempre aconteceu.
Viva o 25 de Abril!
Boa noite! :)

Imagem in Google

sábado, 9 de abril de 2016

OS CABELOS BRANCOS DA AVÓ DA MINHA NETA



São belos
os brancos cabelos
da avó da minha neta.



Adoro olhar
sou feliz a tocar
apaixonado a beijar
os cabelos brancos
da avó da minha neta.



Aqueles cabelos que vi
de modo febricitante
com olhos de ver
e atenção bastante
pela primeira vez
na minha mocidade
quando a avó da minha neta
tinha 15 anos de idade.



Ai, como são lindos
sedosos
maravilhosos
deslumbrantes
mais que dantes
os cabelos brancos
da avó da minha neta.



Tendo medo de viver
ou morrer
sem tocar
sem beijar
e sem amar
os cabelos brancos
da avó da minha neta.



Será que no além
vou ter a sorte também
de contemplar
tocar e beijar
os cabelos brancos
da avó da minha neta?




Alberto João Catujaleno, Ribatejo, 9 de Abril de 2016
Também no blogue 'poeta e louco um pouco'

O caso João Soares, 48 horas depois





O meu amigo António Costa, para além da sua inegável habilidade política, é um homem cheio de sorte e como escreveu ontem o meu amigo Paulo Baldaia (ex-director da TSF) "António Costa nasceu mesmo com o c... (cu) virado para lua".
Senão, vejamos:
1 - António Costa tirou (também com a ajuda do meu voto) a liderança do PS a António José Seguro com o argumento que este tinha vencido duas eleições (Autárquicas 2013 e Europeias 2014) por "poucochinho", e para melhor justificar esta disputa interna no PS, Costa disse mesmo: "A minha ambição é que a derrota histórica da direita corresponda a uma vitória histórica do PS".
2 - Ora, nas Legislativas de 2015, António Costa, candidato a primeiro-ministro pelo PS (que desta vez não contou com o meu voto), não só não ganhou por "poucochinho", como sofreu uma pesada derrota eleitoral. Quando o país esperava de António Costa uma posição de Humildade Democrática e Republicana, eis que surgem o Bloco de Esquerda e o PCP, por razões compreensíveis, a garantir a sobrevivência política do grande derrotado nas urnas (leia-se António Costa).
3 - Desde muito cedo que Mário Soares, mais uma vez, pois já o tinha feito em 2006 e em 2011, procurou condicionar o Partido Socialista nas Eleições Presidenciais de 2016, deixando António Costa numa situação extremamente difícil de gerir o apoio a dois candidatos: Sampaio da Nóvoa e Maria de Belém. Ora, o resultado desta ação paternalista de Mário Soares foi, pela terceira vez consecutiva, a derrota dos candidados de Esquerda. Mas, acontece que os portugueses elegeram (também com o meu voto) o Presidente da República que, a meu ver, melhor garantia de estabilidade dará ao Governo de António Costa.
4 - Voltando a João Soares. Na minha modesta opinião, a chamada de João Soares para o Governo, deveu-se mais ao facto de António Costa pretender calar algumas vozes críticas da corrente "Segurista" do que às qualidades pessoais do ex-Ministro da Cultura, que aquando da disputa pela liderança do PS chegou a pôr em causa, na sua página do Facebook, o carácter de António Costa. Ora, Costa viu (e bem) nesta inadmissível ameaça de "bofetadas" de João Soares aos cronistas do jornal 'Público', uma "oportunidade de ouro" para se livrar de alguém que não resistiu à tentação de querer ser Ministro para ter Poder e, simultaneamente, querer ser Cidadão para dizer os maiores disparates que lhe vão na alma.
5 - Termino este meu escrito com mais uma frase escrita ontem por
Paulo Baldaia: "Assim, (António Costa) já pode resolver o erro de casting e passar a ter um verdadeiro ministro da Cultura"
 
Feliz Sábado para Todos Nós! :)

Imagem in Google

sábado, 26 de março de 2016

Hora de Verão 2016 em Portugal Continental, Madeira e Açores


Na próxima madrugada, noite de Sábado 26 de Março de 2016 para Domingo 27 de Março de 2016, não se esqueçam de adiantar os relógios UMA HORA!


Em Portugal Continental e na Região da Madeira:






Nos Açores:




Imagens in Google

Estradas perigosas VS Condutores perigosos




Boa tarde! :)
De quando em vez, procura-se justificar determinado acidente rodoviário com o argumento que "aquela estrada é perigosa".
Não alinho nesta justificação.
Bem sei que há estradas em melhores condições de circulação que outras.
Mas, a meu ver, cabe a cada um de nós observar essas condições, e fazer uma condução em conformidade com as condições de segurança existentes.

Ora, quando os automibilistas são "perigosos" esta tarefa fica mais difícil de realizar, isto porque, "junta-se a fome com a vontade de comer".
Páscoa Feliz para Todos os meus Leitores e Todas as minhas Leitoras! :)

sexta-feira, 25 de março de 2016

Origem da expressão "amigos do alheio"








Milhões do Sócrates também são de um amigo. Bens luxuosos de Lula são de amigos. Daí a expressão "amigos do alheio".
Boa noite! :)


Imagem in Twitter de Fatima Rolo Duarte

Porque hoje é sex-feira...







Pode ver e ouvir este vídeo em 'Horta do Zorate TV' no canal 23 84 18 do MEO


quinta-feira, 24 de março de 2016

Morreu Johan Cruijff


Johan Cruijff foi, na minha modesta opinião, um dos Melhores Jogadores de Futebol do Mundo.
Curvo-me humildemente perante a sua memória.
Paz à sua alma.










Imagem in Google

"De Espanha, nem bons ventos, nem bons casamentos"




Mas vêm turistas na Páscoa que gastam dinheiro que depois é depositado em bancos espanhóis.
Boa tarde! :)


Em nome do Pai, do Filho e do Banco Espírito Santo. Ámen.




Capa do Correio da Manhã de 24 de Março de 2016

quarta-feira, 23 de março de 2016

Refugiados, Bombistas, perfume DKNY e chichi de coelho



Os bombistas suicidas de Bruxelas eram irmãos de nacionalidade Belga e estavam ligados aos ataques de Paris.
Ou seja, quem pretende misturar, para confundir, os carrascos da guerra (Daesh ou Estado Islâmico) com os refugiados que fogem dessa mesma guerra e, consequentemente, desses mesmos carrascos, são as mesmas pessoas que confundem o perfume especial DKNY (o mais caro do mundo) com chichi de coelho.
Bom dia! :)

terça-feira, 22 de março de 2016

Hoje, 22 de março de 2016, celebra-se o Dia Mundial da Água






Faço votos para que Todos Nós celebremos Todos os Dias este Bem Precioso.
Noite Feliz para Todos Nós! :)








Imagens in Google

Europa SEM política de Segurança e Informações comum



Depois de ler e ouvir vários responsáveis políticos, militares e civis especialistas em Segurança, devo concluir que a Europa, apesar de vários ataques terroristas, continua a Não ter uma política de Segurança e Informações comum.
Por isso, a meu ver, das duas, uma: ou a Europa altera rapidamente este conformismo de cada país se safar como puder, ou o Estado Islâmico continuará a matar Europeus Inocentes.
Infelizmente, tendo em conta o egoísmo de cada Estado membro, acredito mais na segunda hipótese.
Curvo-me humildemente perante a memória de Todas as Vítimas do terrorismo.

Tweet do Zorate no programa '25ª Hora' (TVI24) de 22 de março de 2016


Bom dia! :)
O programa '25ª Hora' da TVI24 voltou a transmitir um Tweet da minha autoria, hoje, 22 de Março de 2016.
Aproveito para Vos deixar o meu endereço no Twitter:
Alberto João Zorate - @AJoaoZorate.
Dia Feliz para Todos Nós!:)









Como se sentirão hoje Durão Barroso, Tony Blair, George W. Bush e José Maria Aznar?


Como se sentirá cada um destes quatro homens, cada vez que há atentados terroristas contra Vítimas Inocentes, na Europa e no resto do Mundo?






Durão Barroso, Tony Blair, George W. Bush e José Maria Aznar, na Cimeira da Guerra, Base das Lajes, Açores, 16 de Março de 2003.







Imagens in Google

segunda-feira, 21 de março de 2016

Porque o teu dia, Poesia, é sempre que eu quiser! :)


Chuva e muito frio na rua
Cá dentro, a lareira está acesa
Histórias da vida, minha e tua
Olhares, sorrisos e amor, sobre a mesa.


(Alberto João Catujaleno, Ribatejo, 17 de fevereiro de 2016)






Pode ver e ouvir este vídeo em 'Horta do Zorate TV' no canal 23 84 18 do MEO




Lula da Silva, um foragido que tenta escapar à Justiça


É absolutamente abominável que um cidadão queira ocupar um cargo, seja ele qual for, o cidadão e o cargo, com o propósito de fugir à Justiça.
Sim, foi isso que, a meu ver, Lula da Silva quis fazer.
Boa tarde! :)




Imagem in Google

Hoje, segunda-feira, 21 de Março de 2016, celebra-se o Dia Mundial da Árvore ou da Floresta


Boa tarde! :)
Hoje, segunda-feira, 21 de Março de 2016, celebra-se o Dia Mundial da Árvore ou da Floresta.
Porque não basta comemorar, e é urgente agir, assumo, solenemente, diante dos meus Amigos e minhas Amigas que hoje vou plantar três árvores.
Feliz Dia da Árvore para Todos Nós! :)






Imagem in Google

Gaivota, de Alexandre O'Neill, nas vozes de Amália, Carlos do Carmo e Sónia Tavares (Amália Hoje)



Se uma gaivota viesse
trazer-me o céu de Lisboa
no desenho que fizesse,
nesse céu onde o olhar
é uma asa que não voa,
esmorece e cai no mar.

Que perfeito coração
no meu peito bateria,
meu amor na tua mão,
nessa mão onde cabia
perfeito o meu coração.

Se um português marinheiro,
dos sete mares andarilho,
fosse quem sabe o primeiro
a contar-me o que inventasse,
se um olhar de novo brilho
no meu olhar se enlaçasse.

Que perfeito coração
no meu peito bateria,
meu amor na tua mão,
nessa mão onde cabia
perfeito o meu coração.

Se ao dizer adeus à vida
as aves todas do céu,
me dessem na despedida
o teu olhar derradeiro,
esse olhar que era só teu,
amor que foste o primeiro.

Que perfeito coração
morreria no meu peito,
meu amor na tua mão,
nessa mão onde perfeito
bateu o meu coração.

Alexandre O'Neill


















Pode ver e ouvir estes vídeos em 'Horta do Zorate TV' no canal 23 84 18 do MEO



Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.