Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

QUINTA DAS MIL FONTES (Camarate, Loures)





A Quinta das Mil Fontes está localizada em Camarate, na Estrada Militar, no troço que liga o Bairro de Santiago à Estrada Nacional 250 no Catujal.
Esta Quinta do século XIV foi propriedade de Vasco Martins da Cunha, Cavaleiro da Ordem de Cristo, conhecido como fundador dos Jerónimos Portugueses, e passou posteriormente para a família Mendonça Castro de Carvalho.
Trata-se de uma joia rara da Arte Manuelina, decorando inteiramente as fachadas das portas e janelas dos edifícios da Quinta.
O topónimo de "Mil Fontes" resulta da abundância de nascentes na propriedade, que por sua vez alimentam a Ribeira da Apelação, com curso paralelo à EN 250, entre a Apelação e Sacavém (ver Wikipédia).
No mimoso jardim das "Mil Fontes" há uma entrada de mina, que conduz a um poço no centro da Quinta; dois tanques com decoros lavrados manuelinos, um deles ostentando um Janus Tricéfalo (emblema Hermes Trismegistos, a cuja ciência andou ligado D. Manuel e a sua Corte); e dois painéis de azulejos, do início do século XX: "O Santo Contestável" e "O Milagre de Santo António junto à Fonte".
Quem nos quer falar desta magnífica Quinta?








(Fontes: Arquivo Municipal de Loures, Geneall, página ‘Ecos do Catujal’ e blogue ‘Jornal de Camarate’)

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.