Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

PÓVOA DE SANTO ADRIÃO



 

História de um Lugar que integrou a freguesia e concelho de Loures, e que desde 19 de novembro de 1998 faz parte do concelho de Odivelas.
A actual Póvoa de Santo Adrião foi criada, como Freguesia, em meados do século XVII, com o nome de Póvoa de Loures. Antes disso integrava a Freguesia de Loures. Já desde o século XV que aparece referenciada com o nome de Póvoa. Era um conjunto de casarios de camponeses que se dedicavam à agricultura e à exploração piscatória, no Rio Trancão e na Ribeira da Póvoa, que na altura era navegável.
O núcleo de habitação da Póvoa desenvolveu-se ao longo da Estrada Real (hoje EN8), e da Ribeira, com a construção no século XVI da Igreja Matriz e de várias casas onde se desenvolviam diversas actividades relacionadas com a prestação de serviços: sapateiros, barbeiros, lavadeiras, etc. Assim se manteve esta pequena aldeia, durante quase três séculos. Já no século XX, nos anos 60, mas principalmente a partir de meados dos anos 70, o crescimento e expansão de Lisboa, a pouca distância da Póvoa e os acessos por estrada então melhorados, provocaram um aumento exponencial da procura de habitação com uma verdadeira explosão populacional: em dez anos a população duplicou. Na década de 80, com a criação da Freguesia do Olival Basto, a Póvoa viu a sua área territorial reduzida a 0,78 Km2, e cedeu parte da população, tendo-se fixado em cerca de 14500 habitantes.
Estes dados apontam para uma densidade habitacional de cerca de 18.800 habitantes por Km2. A Póvoa vê o seu limite geográfico confinar com a Ribeira e altera-se toda a sua “centralidade”. A expansão ocorria agora para Norte, subindo a encosta e transformando as antigas quintas em bairros habitacionais.
Hoje a maior parte da população reside na parte superior da agora Vila (desde 23 de Agosto de 1986) em urbanizações designadas de Quintinha, Palmeira, S. José e outras. Também a Norte se vieram instalar os serviços básicos da Freguesia, nomeadamente o Mercado, a Junta de Freguesia, as Escolas Básicas e Secundárias, o Conservatório de Música D. Dinis, a Esquadra da PSP, entre outros. Está prevista a construção de um novo Centro de Saúde em terrenos junto à Escola Secundária Pedro Alexandrino.
Esta é hoje a nova centralidade da Póvoa de Santo Adrião, a que também a Paróquia se veio associar com a construção do Centro Paroquial e da nova Igreja de Nossa Senhora da Anunciação: um novo espaço, mais amplo, acolhedor e capaz de melhor servir a comunidade católica desta terra.
Em termos pastorais a Paróquia da Póvoa de Santo Adrião está entregue aos Missionários Monfortinos desde 1970, tendo-se estabelecido a sua sede na Igreja Matriz, sendo actualmente sede desta paróquia a Igreja de Nossa Senhora da Anunciação, também conhecida como Igreja Paroquial.
(Fonte: página da Paróquia da Póvoa de Santo Adrião)

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.