Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

domingo, 5 de novembro de 2023

COROA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA



 

"A coroa de Nossa Senhora de Fátima foi oferecida pelas mulheres de Portugal, a 13 de Outubro de 1942, para agradecer o facto de Portugal não ter entrado na Segunda Guerra Mundial.
A bala que atingiu São João Paulo II tinha precisamente o mesmo diâmetro da anilha que une as hastes do diadema em que o projéctil foi colocado, quase meio século depois.
O director da joalharia Leitão e Irmão, em Lisboa, não tem dúvida de que a coroa de Nossa Senhora de Fátima é "a jóia mais importante feita em Portugal".
A coroa de ouro, que pesa 1200 gramas e tem 2650 pedras e 313 pérolas, foi feita a partir de jóias oferecidas por centenas de portuguesas. Na jóia encontram-se 950 brilhantes, 1400 diamantes, 313 pérolas, uma esmeralda grande, 13 esmeraldas pequenas, 33 safiras, 17 rubis, 260 turquesas, uma ametista e quatro águas-marinhas.
Hoje em dia, só em grandes peregrinações é que esta coroa - a "preciosa", como lhe chama o joalheiro - é colocada na imagem de Nossa Senhora."

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.