A 11 de novembro de 1963 são iniciadas as ligações telefónicas automáticas entre Lisboa e Porto. Na década de 40, altura em que a APT (The Anglo-Portuguese Telephone Company), empresa a quem foi adjudicado o contrato de fornecimento e montagem das primeiras instalações automáticas, iniciou a automatização das redes telefónicas, Lisboa e Porto, vistas como focos de investimento de maior importância, beneficiavam de um desenvolvimento mais acelerado em comparação com o resto do país.
Porém, o desenvolvimento e a modernização das linhas era mais acentuado na cidade de Lisboa. Dificuldades de natureza económica fizeram com que a APT repensasse várias vezes a automatização da rede telefónica no Porto.
Por isso, foi apenas em 1952 que a Picaria, principal central da companhia telefónica na região norte, se automatizou. Seis anos depois, o serviço automático já havia sido instalado em todas as redes do perímetro urbano da cidade do Porto. A 11 de novembro de 1963, iniciou-se, então, o serviço interurbano entre Lisboa e Porto totalmente automático.
Entre algumas das vantagens do novo sistema, contavam-se o serviço permanente, a rapidez nas comunicações e as melhores condições de transmissão. As telefonistas deixaram de interferir nas ligações telefónicas. Os assinantes marcavam os números e as chamadas passaram a ser diretas.
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