Foi há 268 anos...
No dia 1 de novembro de 1755, entre as 9:30 h e 9:40 h, dia que coincidiu com o feriado do dia de Todos os Santos, um sismo de grande magnitude destruiu quase completamente parte da cidade de Lisboa, em especial a zona da Baixa da cidade, para além de ter atingido também outras zonas do país, como Setúbal e todo o litoral do Algarve, onde a destruição aqui foi generalizada.
Para além da destruição causada pelo sismo, o maremoto que se seguiu destruiu fortalezas costeiras e habitações, chegando a registarem-se ondas até 30 metros de altura.
As ondas de choque deste sismo foram sentidas por toda a Europa e norte de África, nomeadamente nas cidades marroquinas de Fez e Meknés, tendo havido registo de danos e perdas de vidas avultados.
Foram igualmente registados efeitos deste sismo no outro lado do Oceano Atlântico, nomeadamente no Brasil, América do norte e Caraíbas.
Ficou também conhecido por o "Terramoto de 1755".
Na cidade de Lisboa especialmente, este sismo de grande magnitude foi igualmente seguido de um maremoto que se crê ter atingido a altura de 20 metros assim como de vários incêndios na cidade, tendo feito certamente mais de 10 mil mortos (há quem aponte para um número superior).
Foi um dos sismos mais mortíferos da história, marcando o que alguns historiadores chamam a pré-história da Europa Moderna.
Na atualidade os sismólogos estimam que o sismo de 1755 terá atingido magnitudes entre 8,7 a 9 na escala de Richter.
O terramoto de 1755 teve também um enorme impacto político e socioeconómico na sociedade portuguesa do século XVIII, dando por consequência origem aos primeiros estudos científicos do efeito de um sismo numa área alargada, marcando assim o nascimento da sismologia moderna.
O epicentro deste sismo não é conhecido com precisão, havendo diversos sismólogos que propõem locais distanciados de centenas de quilómetros.
No entanto, todos convergem para um epicentro, no mar, entre 150 a 500 quilómetros a sudoeste de Lisboa.
Isto devido a um forte sismo, ocorrido em 1969 no Banco de Gorringe, este local tem sido apontado como tendo forte probabilidade de aí se ter situado o epicentro em 1755.
Sem comentários:
Enviar um comentário