Há 46 anos, as famílias portuguesas não perdiam esta série.
Em Portugal a série foi intitulada “Uma Casa na Pradaria” e legendada em português.
Obteve um enorme sucesso devido à mensagem de união familiar e da importância de valores como a honra, a amizade e a honestidade.
O núcleo familiar principal da história é composto por cinco elementos: o pai Charles; a mãe Caroline; Mary, a filha mais velha; Laura, a filha do meio; e Carrie, a mais nova.
O elenco, encabeçado pelo ator Michael Landon, já bem conhecido do público português através da série Bonanza, também contribuiu para o sucesso da série.
A personagem da jovem Laura, inesquecível, foi interpretada pela talentosa atriz Melissa Gilbert.
Emitida nos EUA pela NBC, de 1974 a 1983, “Little House on the Prairie” foi inspirada nos livros de ficção histórica da escritora norte-americana Laura Elizabeth Ingalls Wilder, que conta a saga da sua família e do seu nascimento, numa pequena cabana de troncos, na América rural do final do século XIX.
Os livros de Ingalls Wilder procuraram reproduzir o verdadeiro espírito pioneiro americano, mas sabe-se hoje que a história da família foi romanceada e recheada de ficção.
A vida na ensolarada pradaria era bem mais cruel do que a descrita na série, em termos de clima e dificuldades económicas, perigos vários e doenças, como a que cegou a personagem Mary.
A filha da escritora quis que a sua mãe eliminasse totalmente a cegueira de Mary, mas Wilder foi inflexível, insistindo que “um toque de tragédia torna a história mais fiel à vida”.
São também muitas, e justificadas, as críticas em relação às representações negativas dos nativos americanos, e ao esquecimento propositado de que as terras ocupadas eram terras dos indígenas.
És deste tempo?
Podes rever "Uma Casa na Pradaria" na RTP Memória.
Este canal está a transmitir a série, de segunda a sexta-feira, pelas 21h30.
Recordar é viver!
Sem comentários:
Enviar um comentário