Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sábado, 31 de agosto de 2024

Fim do jogo em Alvalade ⚽️ Sporting 2 - FC Porto 0



 

Com esta vitória, o meu Sporting ficou isolado no comando da I Liga, com 12 pontos.

O Famalicão pode juntar-se ao Sporting, caso vença amanhã em Guimarães.

Com Viktor Gyökeres, acredito que o Sporting será campeão outra vez. 

Arraial d'Ajuda, Bahia, Brasil



 

Arraial d'Ajuda fica no município brasileiro de Porto Seguro, no litoral do estado da Bahia.

Homenagem aos 5 militares da GNR que perderam a vida ontem no Rio Douro



 

Sentidas condolências aos familiares e amigos do Cabo António Pinto, do Guarda-Principal Pedro Santos, do Guarda-Principal Daniel Pereira, do Guarda Tiago Pereira e do Guarda Fábio Pereira, que faleceram em virtude da queda da aeronave no Rio Douro, em missão ao serviço do país! 🙏


Rei D. Manuel II com a sua esposa D. Augusta Vitória de Hohenzollern-Sigmaringen, em 1913




Casa do Pixa Negra, Estremoz, Alentejo



Restaurante típico de boa cozinha caseira alentejana.
 



#ecosdeportugal


Amanhã, o 'Domingão' da SIC vai estar na região da Sopa da Pedra e das Caralhotas! 😉




Diana deixou-nos há 27 anos



Princesa de Gales (nascida Diana Frances Spencer; 1 de julho de 1961 – 31 de agosto de 1997) foi membro da família real britânica, tendo sido a primeira esposa de Carlos III (então Príncipe de Gales) e mãe dos príncipes William e Harry. O seu ativismo e glamour, que a tornaram um ícone internacional, renderam-lhe popularidade duradoura.



 

Foi dito por Virginia Woolf



"Há um tipo de tristeza que vem de saber de mais, de ver o mundo como ele realmente é. É a tristeza de entender que a vida não é uma grande aventura, mas uma série de pequenos momentos insignificantes, que o amor não é um conto de fadas, mas uma emoção frágil e passageira, que a felicidade não é um estado permanente, mas um vislumbre raro e fugaz de algo que nunca poderemos segurar. E nesse entendimento, há uma profunda solidão, um sentimento de ser separado do mundo, das outras pessoas, de si mesmo."
Adeline Virginia Woolf (Stephen, 25 de janeiro de 1882 – 28 de março de 1941) foi uma escritora inglesa. É considerada uma das mais importantes autoras modernistas do século XX. Foi pioneira no uso do fluxo de consciência como um dispositivo narrativo.

 

Azenhas do Mar, Sintra



Azenhas do Mar é uma aldeia no litoral do município de Sintra, freguesia de Colares. O lugar desenvolveu-se ao longo da ribeira do Cameijo, que corre para o Atlântico e quebra as arribas da costa, e na qual existiam azenhas (daí o nome), tem na base uma praia na qual existe uma piscina oceânica.

Para além do pitoresco da paisagem natural, existem nas Azenhas várias edificações de interesse, particularmente no Estilo Português Suave, nomeadamente com azulejaria nas fachadas, como é o caso da escola e a residência para o professor.

Presença em todos os roteiros turísticos de Portugal, é actualmente local de segunda habitação de muitos, sendo que a sua população residente se situa nos 800 habitantes.

Tradicionalmente, para além da actividade de moagem, as principais actividades eram a agricultura, com especial relevo para o vinho e alguma pesca e recolha de mariscos (percebes e lapas).

Da memória das gentes do mar ficou devoção a Nossa Senhora do Mar, mas sobretudo celebra-se São Lourenço, santo padroeiro da terra e protector da vinha, cuja procissão se realiza todos os anos em Agosto, fazendo fé nos santos o povo carrega-os até à beira mar para a espectacular "bênção".

O desenvolvimento das Azenhas como estância balnear ocorreu em meados dos 30, quando a 31 de Janeiro de 1930, foi inaugurada a linha do Eléctrico do Banzão até às Azenhas do Mar. Segundo a tradição local, inauguração esteve envolvida em grande festa, com um dos homens amantes da terra, o "Tota", a colocar o chafariz do Arcão a deitar o famoso "Vinho de Colares".

Para a produção do Vinho de Colares, cultivam-se nas Azenhas as uvas "Ramisco", que eram plantadas em covas no solo de areia (para fazer os buracos, os agricultores protegiam-se com cestas de vime em torno do buraco, não fosse uma derrocada tirar a vida a alguém), para chegar ao barro húmido, covas que chegavam a ter 10 e mais metros de profundidade, e era ai que colocavam os bacelos para que dentro de anos começassem a brotar à superfície, chegando esta fase teríamos que esperar mais uns bons 6 a 7 anos, guiando com carinho a vinha rente à areia para que o calor da mesma acelerasse a maturação das uvas, em vinhas viradas ao mar, em pequenas parcelas de muros de pedra solta.





Eterno descanso para os 5 heróis da GNR que morreram ontem num acidente de helicóptero 🙏




Caminhada à portuguesa 😉




Linha do Tua, em 1977



 

A Linha do Tua foi uma ligação ferroviária de via estreita que ligou Foz Tua, na Linha do Douro, até à cidade de Bragança, na região portuguesa de Trás-os-Montes.
A linha teve 134 quilómetros de extensão e acompanhava o percurso sinuoso do vale do rio Tua desde a sua foz no rio Douro até Mirandela.
A partir daí, atravessa o planalto transmontano a uma altitude cada vez maior, passando pela estação a maior altitude do país, Rossas (Santa Comba de Rossas) até à descida em Bragança.
A linha está encerrada, estando prevista a reabertura do troço Mirandela–Brunheda.


César Peixoto: "Não nos deixaram ganhar"




MULHER




Até os Bichinhos Gostam




Capas dos Jornais de Hoje







 







O Distraído, o Incrédulo, o Envergonhado e o Salvador



 








Um dia sem rir, é um dia desperdiçado (Charlie Chaplin)






sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Triopetra, a praia das pedras coloridas



Sim, esta praia existe!
Fica na ilha de Creta, na Grécia.





Além das águas cristalinas, a praia de Triopetra tem um encanto único: pedras coloridas encontradas no meio do caminho.
Uma atração para os admiradores de rochas e cristais





 

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.