Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

PRINCIPE REAL DE PORTUGAL



 

Desde o reinado de D. Duarte (1433-1438), o herdeiro presuntivo da coroa de Portugal, normalmente o filho varão mais velho do rei, passou a ter o título de Príncipe, distinguindo-se assim dos seus irmãos, que tinham o título de Infante.
Até essa altura, o herdeiro do trono tinha igualmente o título de Infante.
Esta alteração foi introduzida por influência inglesa (muito sentida na corte portuguesa através da rainha D. Filipa de Lencastre, graças à qual já se havia introduzido em Portugal o uso do título de Duque para os membros da família real não herdeiros do trono), ainda que o uso fosse consagrado por imitação das coroas de Castela e Aragão - reinos onde os herdeiros das coroas se passaram a chamar, respectivamente, Príncipe das Astúrias (desde 1388) e Príncipe de Girona (desde 1416).
Também em Navarra o herdeiro passaria a ser chamado Príncipe de Viana desde 1440.
Dessa forma, para não ficar menosprezado em termos de prestígio, decidiu el-rei de Portugal adoptar também o título de príncipe para o herdeiro da coroa portuguesa.
A partir do reinado de D. João IV (1645) o herdeiro da coroa passou a intitular-se Príncipe do Brasil caso fosse varão, ou Princesa da Beira caso fosse do sexo feminino.
Em 1734, todos os herdeiros presuntivos do trono passaram a ter o título de Príncipe do Brasil, independentemente do seu sexo.
Já o título de Príncipe da Beira passa a ser o do herdeiro do Príncipe do Brasil (portanto o do segundo na linha de sucessão), também independentemente do seu sexo.
Em 1815, com a elevação do Brasil à condição de Reino dentro do chamado Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, o herdeiro presuntivo da coroa passa a ser chamado Príncipe Real do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves e, finalmente, após a independência do Brasil, Príncipe Real de Portugal, título que se manteve até à extinção do regime monárquico em 1910.

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.