O chamado torneio de Arcos de Valdevez foi um episódio da História de Portugal ligado aos primeiros tempos da nacionalidade.
O episódio teve lugar possivelmente no início de 1140, na chamada "Veiga da Matança", às margens do rio Vez (tributário do rio Lima), próximo a Arcos de Valdevez, quando D. Afonso Henriques, após a vitória na batalha de Ourique (1139), rompeu a paz de Tui (1137) e invadiu a Galiza. Em resposta, as forças de Afonso VII de Leão e Castela entraram em terras portuguesas, arrasando os castelos à sua passagem, descendo as montanhas do Soajo em direção a Valdevez.
Para evitar a batalha campal, foram selecionados os melhores cavaleiros de ambos os lados para lutarem entre si num torneio ou justa, conforme o uso na Idade Média. A sorte das armas pendeu para o lado português, tendo os cavaleiros leoneses ficado detidos, conforme o código da cavalaria medieval.
De acordo com o professor Torquato Sousa Soares, da Universidade de Coimbra, a escaramuça ou "bafordo" da Portela de Vez teve lugar em 1137 e contribuiu para a celebração da paz de Tui, em julho daquele ano.
Outros autores consideram o episódio como antecedente da celebração do Tratado de Zamora, em 1143.
Sem comentários:
Enviar um comentário