As cataratas de Kaieteur são uma grande e famosa queda de água do rio Potaro, na região central da Guiana. Localiza-se no Parque nacional Kaieteur, uma região do escudo das Guianas que é também reivindicada pela Venezuela, que a denomina “Guiana Essequiba”.
Kaieteur é cinco vezes mais alta que as cataratas do Niágara, localizada na fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos, e duas vezes mais alta que as cataratas Vitória, situadas na fronteira entre Zâmbia e Zimbábue, em África. Tem 226 metros quando medida desde a sua queda até à primeira arrebentação num penhasco de arenito, a partir do qual flui numa série de cascatas que, se incluídas na medição, dão o total de 251 metros.
Uma das lendas contadas sobre a origem da palavra Kaieteur relata que o nome foi dado em homenagem a Kaie, um líder da tribo Patamona, que vivia acima do rio Potaro. Ele, para salvar o seu povo sob ataque de uma tribo caraíba inimiga, sacrificou-se ao grande espírito Makonaima ao atirar-se das quedas de água (teur, na língua indígena local).
O World Waterfalls Database, o mais conhecido site sobre o assunto, classificou Kaieteur como a décima-sexta queda de água mais impressionante do mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário