Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sábado, 21 de setembro de 2024

Dia Internacional da Paz



 

O Dia Internacional da Paz é celebrado a 21 de setembro, por declaração da ONU, de 30 de novembro de 1981.
Dedicado à paz mundial e, especificamente, à ausência de guerra e violência, como poderia ser ocasionado por um cessar-fogo temporário numa zona de combate para acesso à ajuda humanitária.
O dia foi estabelecido pela primeira vez em 1981 e observado pela primeira vez em setembro de 1982 e é mantido por muitas nações, grupos políticos, grupos militares e pessoas.
Para inaugurar o dia, o Sino da Paz das Nações Unidas é tocado na sede da ONU (em Nova York). O sino é lançado a partir de moedas doadas por crianças de todos os continentes, exceto da África, e foi um presente da Associação das Nações Unidas do Japão, como "um lembrete do custo humano da guerra"; a inscrição em seu lado diz: "Viva a paz mundial absoluta".

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.