Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Conímbriga, Condeixa-a-Nova



 

Conímbriga foi uma importante cidade romana da Hispānia, na província imperial da Lusitania, e dada a sua ilustre reputação foi classificada como Monumento Nacional em 1910, sendo atualmente o sítio arqueológico mais visitado em Portugal e o quarto museu em número de entradas vendidas nacionalmente (2023).
Pertencente ao Conventus Scallabitanus, era servida pela via romana XVI que também conectava as cidades lusitanas de Olisippo, Scallabis e Sellium a Bracara Augusta, na Gallaecia.
A ocupação do lugar remonta aos séculos XII-IX AEC, no assentamento provável de um castro, tornando-se cidade nos finais do séc. I AEC, após a ascensão do imperador Augusto.
Continuou habitada, pelo menos, até ao século IX EC.
Sito no município de Condeixa, o Museu Nacional de Conímbriga dista cerca de 2 km da sede do concelho e 16 km de Coimbra, expondo uma ímpar coleção de artefactos provenientes das escavações realizadas desde o século XIX EC.
Atualmente Conímbriga é candidata a Património Mundial da UNESCO em Portugal.

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.