Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Torre das Cabaças, Santarém





A Torre das Cabaças, também conhecida simplesmente como Torre do Relógio, é uma torre que fez parte do Castelo de Santarém localizada na antiga freguesia de Marvila, cidade de Santarém, município e distrito de Santarém, em Portugal.
A atual torre-relógio remonta ao reinado de D. Manuel I (1495-1521), sendo datada de meados do século XV. Foi erguida a partir de uma estrutura defensiva envolvente da Porta do Alporão, que se rasgava nas muralhas do Castelo de Santarém.
O nome "das Cabaças" fixou-se popularmente a partir de fins do século XVIII, devido à colocação de oito cabaças de barro em uma estrutura de ferro que suporta um sino de bronze de grandes dimensões, fundido em 1604. O povo identificou, jocosamente, essas cabaças às cabeças "ocas" dos seus vereadores municipais.
Encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Público por Decreto de 14 de Março de 1917.
Atualmente encontra-se requalificada como "Núcleo Museológico do Tempo", integrante do Museu Municipal de Santarém, exibindo exposição documental.





Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.