Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sábado, 3 de agosto de 2024

Santuário de Nossa Senhora da Graça




O Santuário de Nossa Senhora da Graça é um santuário mariano católico, localizado no topo do Monte Farinha em Mondim de Basto, no norte de Portugal.

A primeira capela no alto do Monte Farinha, conhecida com o título de Senhora da Graça, parece ter sido construída no século XVI.

Deve ser desse tempo a antiga imagem de Nossa Senhora da Graça, actualmente guardada e substituída por aquela que se encontra ao culto público no santuário.





Em 1747, os mordomos e a confraria requereram a D. José de Bragança, arcebispo de Braga (a Diocese de Vila Real só foi criada em 1922), a reedificação da capela “desde os Fundamentos”, tendo escrito o Pároco de Vilar de Ferreiros e de Atei que tal obra era necessária por “ter sofrido ruínas e ser antiquíssima”.

Dez anos depois, em 1758, a obra estava concluída.

Alguns melhoramentos complementares terão sido feitos mais tarde, como parece indicar a data de 1775 gravada na porta do púlpito.

Antes do edifício religioso atual existiram outros mais modestos que foram destruídos.





Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.