Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Estudo: Escrever SMS ao volante aumenta risco 23 vezes...


«Estudo publicado nos Estados Unidos defende que escrever mensagens quando se está a conduzir é mais perigoso do que atender o telemóvel.

O principal problema vem do facto do condutor ser obrigado a desviar os olhos da estrada para poder dactilografar a sua mensagem, sublinha o inquérito, realizado pelo Virginia Tech Transportation Institute (VTTI).

Geralmente, as tarefas que obrigam o condutor a baixar os olhos são as que apresentam o maior risco de acidente, sublinha o VITI.
No caso dos textos de SMS (mensagens curtas), o estudo mostrou que o condutor pode desviar o seu olhar durante um período que pode ir até a seis segundos.

"Isso equivale a percorrer o comprimento de um terreno de futebol (uma centena de metros) a cerca de 90 km/h sem olhar para a estrada", sublinha o estudo.

"Discutir ao telefone permite aos condutores manter os olhos na estrada e não representa um risco tão grande para a segurança", prossegue o estudo.

O VTTI indica igualmente que o simples facto de escrever um número de telefone, uma acção que também implica baixar os olhos, aumenta o risco de acidente 2,8 vezes, para os veículos ligeiros.

Este risco reduz-se ligeiramente, para 1,3 vezes, durante a conversação.

Procurar um objecto no seu automóvel coloca igualmente em perigo o condutor, num risco 1,4 vezes maior.

Estes resultados são diferentes para os veículos pesados: o risco enquanto se escreve um número é 5,9 vezes maior e 6,7 vezes para procurar um objecto. Mas é sensivelmente idêntico para escrever SMS (23,2).

Consequentemente, o VITI apela à proibição de escrever SMS ao volante.

De acordo com o diário "New York Times", esta proibição já existe em 14 dos 50 Estados norte-americanos.

Para o seu inquérito, o VTTI utilizou aparelhos que permitem observar o comportamento de condutores no equivalente a 10 milhões de quilómetros de estrada.»
in JN online, 29-7-2009

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"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.