Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Documentos do Wikileaks: Telegrama revela pedido dos EUA a Portugal para passagem de voos da CIA

«Um telegrama da embaixada dos Estados Unidos em Lisboa, revelado hoje, quarta-feira, pelo 'site' Wikileaks, admite que o Governo norte-americano pediu a Portugal que voos da CIA com suspeitos de terrorismo passassem por território nacional.


- Ameaça de demissão de Luís Amado foi atentamente seguida pelos EUA -


O pedido viu-se "complicado" pela pressão da Oposição e do Parlamento Europeu sobre o Governo português, lê-se no telegrama, que recorda a ameaça do ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, se demitir se as suspeitas relacionadas com a passagem de voos ilegais da CIA por Portugal viessem a ser provadas.

"Apesar da investigação do Governo ter refutado estas alegações, a saga continua devido à pressão continuada da oposição e do Parlamento Europeu. Esta pressão complica o pedido dos Estados Unidos para repatriar detidos de Guantanamo através de Portugal", lê-se no telegrama.

O telegrama, o primeiro revelado pela Wikileaks de um lote de 722 com origem na embaixada em Lisboa, e que faz parte dos 250 mil telegramas diplomáticos norte-americanos que o site começou esta semana a revelar, é datado de 20 de Outubro de 2006 e classificado como "secreto".

O texto analisa a polémica em Portugal em torno aos voos da CIA e a ameaça de demissão de Luís Amado se as suspeitas sobre os voos fossem provadas.

Classificado pelo responsável da área política da embaixada, Troy Fitrell, o documento analisa a promessa de Amado se demitir "se a oposição conseguir demonstrar qualquer cumplicidade da parte do Governo relativamente aos alegados voos ilegais da CIA por território português".»


in JN online, 01-12-2010




Nota do Zorate:
Entretanto, a minha duplamente ex-camarada (MRPP e PS) Ana Gomes, a tal  "descabelada que só arranja problemas" (segundo Edite Estrela), remeteu-se ao silêncio.
Terá sido o preço pago para voltar a ser incluída na lista do PS para o Parlamento Europeu?

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.