«Em protesto no Parlamento contra os cortes nas pensões para pessoas com deficiência, um técnico da televisão estatal romena lançou-se, hoje, quinta-feira, de uma altura de sete metros para cima dos deputados. Veja o vídeo em baixo.
O homem, Adrian Sobaru, de 41 anos, subiu a uma das galerias do Parlamento, em Bucareste, e, desesperado, gritou antes de se atirar: "Vocês estão a roubar o pão dos meus filhos". Na camisola que vestia, lia-se: "Vocês mataram o futuro dos nossos filhos, vocês venderam-nos".
O protesto referia-se ao fim das pensões para os portadores de deficiência. O técnico de televisão tem um filho autista e, por isso, vai perder as subvenções a que tinha direito.
Apesar do salto, o homem sobreviveu e está livre de perigo, apesar de ter ficado em estado grave, com politraumatismos.
O desespero de Adrian Sobaru é o reflexo das medidas de contenção que o Governo romeno adoptou, em resultado de um crédito internacional que obteve de 20 mil milhões de euros.
Entre as medidas acordadas com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para conter o défice abaixo dos 6,8%, está a redução dos salários públicos em 25% e o aumento do IVA de 19% para 24%.
Após o incidente, os deputados da oposição retiraram-se do Parlamento.
O primeiro-ministro lamentou o "acontecimento trágico" e assegurou compreender "as dificuldades com que se deparam muitos romenos durante este período de crise".»
in JN online, 23-12-2010
Sem comentários:
Enviar um comentário