Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sábado, 22 de junho de 2024

MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS




O Mosteiro dos Jerónimos é um dos motivos pelos quais milhares de turistas se deslocam para a região de Belém, distante cerca de 20 minutos do centro de Lisboa.
A bela construção é uma das melhores representações da arquitetura manuelina, também conhecida como gótico português.
A extensa fachada, com mais de 300 metros, chama atenção pela imponência.
Mas dentro são os detalhes e o peso da história que ganham força.
Num passeio de cerca de duas horas, o visitante passará pela Igreja de Santa Maria de Belém (cuja entrada é gratuita), onde estão os túmulos de célebres nomes portugueses, como Vasco da Gama, Luís de Camões, além dos reis D. Henrique e D. Sebastião.




Já no interior do mosteiro (acesso somente com ingresso), ao circular pelo claustro, tem-se acesso à capela onde estão enterrados D. Manuel I e sua esposa, D. Maria, e também D. João III e D. Catarina.
O roteiro inclui ainda a sacristia, coro-alto, refeitório, o próprio claustro, confessionários e outras salas igualmente interessantes.
É também no Mosteiro de São Jerónimo que está o túmulo de Fernando Pessoa.





 

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.