(Foto colorida por JHM)
Em 1876 o Eng.º Miguel Pais sugeriu a construção da Ponte sobre o Tejo numa ligação entre Lisboa e o Montijo.
Após isso foram pedidos estudos a vários engenheiros estrangeiros, sendo que cada um tinha opiniões diferentes.
Um ano depois, os engenheiros franceses Seyrig e Bartissol propuseram que esta fosse construída entre a zona da Rocha do Conde de Óbidos e Almada.
Já em 1890, uma empresa alemã propôs que a ligação se fizesse entre a zona do Beato, em Lisboa e o Montijo, sendo que a opinião pública na época favorecia esta mesma ideia.
No entanto, a decisão do governo português não tomou essa direcção.
Em 1913, o governo recebeu uma proposta semelhante à feita pelos franceses em 1889.
E foi esta mesma proposta que foi levada ao Parlamento para ser discutida no ano de 1921, mas a decisão da construção foi novamente adiada.
Em 1929, foi feita uma solicitação ao então Ministro das Obras Públicas, Duarte Pacheco, por parte do Eng.º António Belo, para a construção de uma ligação ferroviária entre a zona do Beato, em Lisboa, e o Montijo.
Perante esta situação, Duarte Pacheco decidiu, em 1933, nomear uma Comissão para que analisasse a proposta em causa e, com base nas conclusões desta Comissão, em 1934, ele próprio apresentou ao Parlamento uma proposta para a construção de uma ponte rodo-ferroviária sobre o Tejo.
No entanto, novamente, o Parlamento não aprovou a proposta pois ficou decidido dar-se primazia à construção da Ponte Marechal Carmona, em Vila Franca de Xira, que viria a ser inaugurado em 1951.
Mas, a questão do trânsito rodoviário e ferroviário entre Lisboa e a margem sul do Tejo continuava por solucionar e por isso, em 1953, o Governo português decidiu criar uma comissão que iria estudar e apresentar soluções para esse problema.
Assim, em 1958, mais de oitenta anos após a primeira ideia de construção de uma ponte que ligasse Lisboa à margem Sul, os governantes portugueses decidiram oficialmente iniciar a construção da Ponte, sendo que apenas a 5 de Novembro de 1962 se iniciaram os trabalhos.
A construção da ponte durou 45 meses, sendo que a cerimónia de inauguração se realizou no dia 6 de Agosto de 1966, em Almada.
O seu custo foi de dois milhões e duzentos mil contos.
À data da sua construção, a Ponte Sobre o Tejo era a 5.ª maior ponte do mundo, sendo a maior ponte suspensa existente fora dos Estados Unidos da América.
Apesar de o nome legal do projeto ser Ponte Sobre o Tejo, na inauguração foi designada por Ponte Salazar, sendo que muitos desconheciam mesmo o seu nome oficial.
Após 25 de abril de 1974, deixou de ser Ponte Salazar e passou a ser Ponte 25 de Abril.
Sem comentários:
Enviar um comentário