Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sábado, 29 de junho de 2024

IGREJA DE SANTIAGO MAIOR (CAMARATE)



A Igreja de Santiago Maior, Igreja Paroquial de Camarate, Igreja de São Tiago ou Igreja Matriz Paroquial de Santiago Maior de Camarate localiza-se na confluência da Praça 1.º de Maio com as Ruas Avelino Salgado de Oliveira e Guilherme Gomes Fernandes, no centro da vila de Camarate, Município de Loures, sendo em torno desta edificação que se procedeu ao crescimento urbano da povoação ao longo dos séculos.



A Igreja de Santiago, incluindo todo o seu revestimento de azulejo, talha e pinturas, foi classificada como Imóvel de Interesse Público em 1996.



A primitiva igreja camaratense foi mandada edificar na década de 1370 pelo bispo de Lisboa D. Agapito Colona (que governou a diocese de 1371 a 1378).



A igreja foi-se degradando com o tempo, dando lugar à reconstrução de uma nova por volta de 1511, na mesma altura em que a freguesia civil e eclesiástica de Camarate foi separada da vizinha Sacavém (por foral de D. Manuel I de 1 de maio desse ano).
Contudo, o actual edifício data do início do século XVII, altura em que foi uma vez mais reconstruído.




Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.