Constância é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Santarém, na província do Ribatejo, com cerca de 900 habitantes.
É sede do pequeno município de Constância com 80,37 km² de área e 4 056 habitantes (2011), subdividido em 3 freguesias. O município é limitado a norte, leste e sul pelo município de Abrantes e a oeste por Vila Nova da Barquinha e pela Chamusca. O município de Constância faz parte da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.
O nome de Constância só foi adquirido oficialmente em 1836, por intermédio da rainha D. Maria II, que lhe mudou o nome devido ao apoio que a população lhe tinha dado e à sua insistência para mudar o seu antigo nome de Punhete, que provavelmente se referia a designação dos romanos, Pugna Tagi, luta do Tejo . Além disso, o topónimo sugeria obscenidade, pois é muito semelhante a uma palavra da gíria sexual, o que levava a escárnio por parte dos habitantes de localidades vizinhas.
Constância (então, designada pelo nome de Punhete) é conhecida por ter sido local de residência do poeta Luís de Camões, que aqui escreveu alguns dos seus poemas líricos, por ocasião do seu desterro no Ribatejo (possivelmente entre 1546 ou 1547).
Praia fluvial de Constância
Situada junto à confluência do rio Zêzere com o Tejo, é o local preferido durante os calores abrasadores do verão. Tem um pequeno areal, zona de piqueniques e um bar.
Sem comentários:
Enviar um comentário