Ivo Pogorelich
Piano
Ivo Pogorelich nasceu em Belgrado em 1958 e começou a tocar piano aos sete anos de idade. Aos doze ingressou na Escola Central de Música de Moscovo e posteriormente no Conservatório Tchaikovsky. Em 1976 iniciou estudos intensivos com a pianista e professora Aliza Kezeradze, com quem se casou em 1980. Em 1978 ganhou o Concurso Casagrande, em Terni (Itália), e em 1980 o Concurso Internacional de Música de Montreal, mas seria o prémio que não conseguiu ganhar aquele que o tornaria mundialmente famoso. Em 1980 participou no Concurso Internacional Chopin de Varsóvia, onde a sua eliminação prematura provocou grande controvérsia, atraindo a atenção do mundo musical para o pianista.
Desde a sua estreia em recital no Carnegie Hall de Nova Iorque, em 1981, as actuações de Ivo Pogoreclich deixaram a sua marca em todas nas salas de concerto onde se apresentou, incluindo América do Norte, Europa, Japão, América do Sul e Israel. Foi convidado a actuar com as grandes orquestras, como a Filarmónica de Berlim, a Filarmónica de Viena, todas as orquestras londrinas, a Sinfónica de Chicago, a Sinfónica de Boston, a Filarmónica de Nova Iorque e a Orquestra de Paris. Sempre que se apresenta em concerto ou em recital, as suas surpreendentes interpretações confirmam a originalidade do seu talento e do seu intelecto.
Ivo Pogorelich dá muito de seu à comunidade, nomeadamente através do apoio a jovens músicos. Em 1986 criou um fundação na Croácia dedicada à angariação de fundos para bolsas de estudo para aperfeiçoamento artístico dos jovens músicos no estrangeiro.
Desde 1989 realiza-se em Bad Wörishofen o Festival Ivo Pogorelich, com periodicidade anual: o objectivo do festival é o de promover os jovens artistas de talento no início das suas carreiras, dando-lhes a oportunidade de tocarem juntos com artistas de renome internacional. Em 1993 o Concurso de Piano Ivo Pogorelich realizou-se pela primeira vez na Califórnia.
Em 1994 o pianista criou uma fundação em Saraievo com o objectivo de angariar fundos para a construção de um hospital e para dar apoio médico à população da cidade.
Numerosos concertos foram planeados e programados ao longos dos anos seguintes, sob os auspícios da UNESCO. Ivo Pogorelich dá também muitos concertos de beneficência no apoio a causas e organizações como, por exemplo, a Cruz Vermelha, a reconstrução de Saraievo, ou a luta contra doenças como o cancro ou a esclerose múltipla. Em 1988 foi nomeado «Embaixador de Boa-Vontade» pela UNESCO.
Ivo Pogorelich tornou-se artista exclusivo da Deutsche Grammophon em 1982. Realizou mais de quinze gravações para a DG, incluindo as Sonatas para Piano de Mozart, Liszt e Scriabin, Suites de J. S. Bach, o Concerto para Piano N.º 1 de Tchaikovsky, a Sonata Para Piano N.º 2 de Chopin, Gaspard de la nuit de Ravel e a Sonata para Piano N.º 6 de Prokofiev.
Biografia in http://www.musica.gulbenkian.pt/
Vídeo in YouTube
Sem comentários:
Enviar um comentário