O deputado federal eleito Tiririca, o mais votado do país com 1,3 milhões de votos, passou esta quinta-feira no teste e provou perante a justiça eleitoral brasileira que sabe ler e escrever, anunciou fonte do tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo.
Segundo as edições electrónicas de ‘O Globo' e ‘Folha de São Paulo,' o resultado, positivo, do teste foi anunciado pelo presidente do TRE, Walter de Almeida Guilherme.
Francisco Everardo Oliveira Silva, conhecido como palhaço Tiririca, "leu e escreveu" durante a prova realizada numa sessão do TRE, convocada para apurar a veracidade da sua declaração de escolaridade. Todavia, o magistrado escusou-se a comentar o desempenho do deputado.
O palhaço Tiririca foi acusado pelo Ministério Público (MP) de entregar à Justiça Eleitoral declarações falsas sobre a sua alfabetização e também sobre os seus bens, prejudicando assim o seu programa eleitoral, uma vez que na legislação eleitoral brasileira está explícito que os analfabetos podem votar, mas são impedidos de disputar qualquer cargo público.
Apesar da polémica à volta quer do seu programa eleitoral quer das dúvidas sobre a sua capacidade de saber ler e escrever, Tiririca obteve 1,3 milhões de votos, concorrendo sob a bandeira do Partido da República, nas eleições realizadas no passado dia 03 de Outubro.
Durante o teste, Tiririca foi submetido à leitura do título e subtítulo de duas páginas da edição desta quinta-feira de um jornal de São Paulo, e respectiva interpretação, de uma reportagem sobre o filme que homenageia o antigo piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna e outra sobre uma acção de fiscalização de um estabelecimento comercial que vendia produtos fora do prazo.
in CM online, 11-11-2010
Sem comentários:
Enviar um comentário