Em português Cavaleira, em francês (chevalière), em latim (Equitissa), (Militissa), na história da cavalaria medieval a figura masculina do cavaleiro, um homem nobre virtuoso que se coloca à disposição dos senhores feudais, monarcas e da igreja para defender aqueles que precisavam da sua ajuda é a principal, pois a maioria desses guerreiros eram homens; contudo, na idade média, ao contrário do que se imagina, também houve mulheres que em tempos de crise ou de paz, pelos mais diversos motivos, se tornaram cavaleiras, a figura de Joana D'arc é a primeira imagem que nos vem à memória quando se pensa numa cavaleira, embora não haja consenso entre os historiadores se Joana realmente tenha pegado em armas e combatido com o seu cavalo ou se ela era apenas um símbolo de fé para os cavaleiros franceses na batalha.
CAVALEIRAS NOTÁVEIS:
Além de Joana D'arc, houve outras mulheres que se tornaram cavaleiras durante a idade média, exemplos notáveis temos.
Joana de Flandres:
Lutou na guerra pela sucessão da Bretanha, durante a guerra ela organizou soldados e trincheiras, resistiu ao cerco imposto por Carlos de Blois até que este desistisse de conquistar o seu castelo, durante esse meio tempo ela incendiou tendas e os suprimentos de Carlos, o que lhe deu o apelido de Joana a Chama.
Inês Randolfo:
Condessa de Dunbar e Moray, era a filha mais velha de Tomás Randolfo, conde de Moray, sobrinho do rei Roberto I Bruce, e da sua mulher Isabel, filha de Sir João Stuart, de Bonkill. Casou-se em 1320 com Patrício, conde de Dunbar (1282 - 1369), como sua segunda esposa.
Sua pele branca, os olhos e cabelos negros lhe valeram o apelido de (black Agnes). Quando o conde se ausentou numa campanha militar, em 1337, as forças inglesas conduzidas por Salisbúria e Arundel sitiaram o castelo de Dunbar.
Inês comandou a defesa durante o cerco e após aproximadamente 6 meses de ataques e provocações, Salisbúria foi obrigado a levantar o cerco e partir com seu exército.
Ida da Austria:
Liderou o seu próprio exército na cruzada em 1101.
Florine da Borgonha:
(1083 — 1097) foi uma cruzada francesa.
Sem comentários:
Enviar um comentário