O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, visitou Portugal pela primeira vez, durante 6 horas, a 28 de Maio de 2024, viajando de Bruxelas, de onde partiu pelas 11:30 (UTC) a bordo do Airbus A319-115(CJ), UR-ABA (ICAO 50815F), ao serviço da Presidência da Ucrânia.
Ao entrar no espaço aéreo Português foi escoltado por dois F-16 da Força Aérea Portuguesa (FAP), vindo a aterrar no Aeródromo de Trânsito N.º 1, coloquialmente "Figo Maduro", pelas 13:53 (UTC), em Lisboa (hora local 14:53), com perímetro de segurança militar assegurado por dois helicópteros AW-119 "Koala" (29701 e 29702), com atiradores em posição de porta aberta, e com equipas de terra da Polícia Aérea (PA) e do Núcleo de Operações Tácticas de Projecção (NOTP) da FAP no perímetro imediato da placa.
A protecção de segurança no exterior do AT1 esteve a cargo das equipas da Unidade Especial de Polícia (UEP) da Polícia de Segurança Pública (PSP), com atiradores a bordo dos meios aéreos, operação de "drones" e de inibidores de sinal.
Após reuniões oficiais com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o Primeiro Ministro, Luis Montenegro, partiria de Lisboa, pelas 20:03 (UTC) de 28 de Maio de 2024 com destino ao Aeroporto de Lublin (ICAO: EPLB), no Leste da Polónia, onde aterraria pelas 23:44 (UTC) do mesmo dia.
Foi assinado em Lisboa um acordo de cooperação e segurança bilateral entre Portugal e a Ucrânia, para 10 anos, com compromissos multifacetados, tendo por base a Declaração Conjunta de Apoio à Ucrânia adoptada em Vilnius, em 12 de Julho de 2023, pelos Líderes do G7 e parceiros europeus e internacionais. Compreende, entre outras, áreas de intervenção de meios de defesa, treinos e exercícios, indústrias de defesa, desminagem e segurança marítima e apoio humanitário.
A aeronave Airbus A319-115, variante "Corporate Jet" (CJ), bimotor, com matrícula UR-ABA, s/n 3260, foi construída em 2007 e está afecta ao serviço do governo da Ucrânia desde 2008, operando actualmente a partir de Cracóvia, na Polónia. Foi preparada e modificada em 2023 pela lituana J&C Aero e pela estoniana Magnetic MRO, com a inclusão entre outros, de novos sistemas de gestão de cabina, novos interiores e nova plataforma de comunicações por satélite (ViaSat Ka-Band). Os trabalhos decorreram em Tallinn, na Estónia.
O A319-115 (CJ) pode acomodar, em diferentes configurações interiores, de 19 a 48 passageiros, podendo compreender espaço reservado de escritório e acomodação VIP com cama e duche. Tem uma velocidade de cruzeiro de 820 km/h e um alcance operacional de 11 000 km.
Sem comentários:
Enviar um comentário