Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sexta-feira, 31 de maio de 2024

Presidente da Ucrânia em visita a Portugal, Lisboa, 28 de Maio de 2024



 

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, visitou Portugal pela primeira vez, durante 6 horas, a 28 de Maio de 2024, viajando de Bruxelas, de onde partiu pelas 11:30 (UTC) a bordo do Airbus A319-115(CJ), UR-ABA (ICAO 50815F), ao serviço da Presidência da Ucrânia.
Ao entrar no espaço aéreo Português foi escoltado por dois F-16 da Força Aérea Portuguesa (FAP), vindo a aterrar no Aeródromo de Trânsito N.º 1, coloquialmente "Figo Maduro", pelas 13:53 (UTC), em Lisboa (hora local 14:53), com perímetro de segurança militar assegurado por dois helicópteros AW-119 "Koala" (29701 e 29702), com atiradores em posição de porta aberta, e com equipas de terra da Polícia Aérea (PA) e do Núcleo de Operações Tácticas de Projecção (NOTP) da FAP no perímetro imediato da placa.
A protecção de segurança no exterior do AT1 esteve a cargo das equipas da Unidade Especial de Polícia (UEP) da Polícia de Segurança Pública (PSP), com atiradores a bordo dos meios aéreos, operação de "drones" e de inibidores de sinal.
Após reuniões oficiais com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o Primeiro Ministro, Luis Montenegro, partiria de Lisboa, pelas 20:03 (UTC) de 28 de Maio de 2024 com destino ao Aeroporto de Lublin (ICAO: EPLB), no Leste da Polónia, onde aterraria pelas 23:44 (UTC) do mesmo dia.
Foi assinado em Lisboa um acordo de cooperação e segurança bilateral entre Portugal e a Ucrânia, para 10 anos, com compromissos multifacetados, tendo por base a Declaração Conjunta de Apoio à Ucrânia adoptada em Vilnius, em 12 de Julho de 2023, pelos Líderes do G7 e parceiros europeus e internacionais. Compreende, entre outras, áreas de intervenção de meios de defesa, treinos e exercícios, indústrias de defesa, desminagem e segurança marítima e apoio humanitário.
A aeronave Airbus A319-115, variante "Corporate Jet" (CJ), bimotor, com matrícula UR-ABA, s/n 3260, foi construída em 2007 e está afecta ao serviço do governo da Ucrânia desde 2008, operando actualmente a partir de Cracóvia, na Polónia. Foi preparada e modificada em 2023 pela lituana J&C Aero e pela estoniana Magnetic MRO, com a inclusão entre outros, de novos sistemas de gestão de cabina, novos interiores e nova plataforma de comunicações por satélite (ViaSat Ka-Band). Os trabalhos decorreram em Tallinn, na Estónia.
O A319-115 (CJ) pode acomodar, em diferentes configurações interiores, de 19 a 48 passageiros, podendo compreender espaço reservado de escritório e acomodação VIP com cama e duche. Tem uma velocidade de cruzeiro de 820 km/h e um alcance operacional de 11 000 km.
(Foto de Tiago Petinga, Agência LUSA)


Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.