VIANA DO CASTELO:
É uma cidade portuguesa, capital do distrito com o mesmo nome, na região do Norte, e integrada na sub-região NUT III do Alto Minho, com cerca de 26 000 habitantes (2021).
É sede do município de Viana do Castelo que tem 319,02 km² de área e 85 784 habitantes (2021) estando subdividido em 27 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Caminha, a leste por Ponte de Lima, a sul por Barcelos e Esposende, e a oeste pelo Oceano Atlântico. O ponto mais alto do município encontra-se na Serra de Arga, mais precisamente no Alto do Espinheiro, a 825 m de altitude.
Pertence à rede das Cidades Cittaslow.
Até à sua elevação a cidade em 20 de janeiro de 1848, a atual Viana do Castelo chamava-se simplesmente "Viana" (também referida como "Viana da Foz do Lima" e "Viana do Minho", para diferenciá-la de Viana do Alentejo). Em 1977, fora elevada a sede de diocese católica.
Pertence à Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis.
👇
FAFE:
É uma cidade portuguesa localizada na sub-região do Ave, pertencendo à região do Norte e ao distrito de Braga.
É sede do Município de Fafe que tem uma área total de 219,08 km2, 48.497 habitantes em 2021 e uma densidade populacional de 221 habitantes por km2, subdividido em 25 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho, a leste por Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto, a sul por Felgueiras e a oeste por Guimarães.
O nome Fafe deve-se ao facto de, desde o início da formação de Portugal, D. Henrique de Borgonha, conde do Condado Portucalense, já senhor deste território, ter doado as atuais terras a um nobre de nome "D. Fafes". Mais tarde a terra foi chamada de Montelongo, porém, foi alterada para Fafe.
O ponto mais elevado do município encontra-se na Serra do Maroiço, no Alto de Morgair, a 894 metros de altitude.
Este concelho possui ainda uma Escola Superior privada de Ensino politécnico, o IEES - Instituto Europeu de Estudos Superiores.
👇
Sem comentários:
Enviar um comentário